Mas, que Natal será este? Andando por ai e conversando com as pessoas nem parece que dentro de alguns dias será Natal e logo um ano novo começará. Aqui em Tapera, se tirarmos a Praça Central que está ornamentada, nem parece o tempo que vivemos. Nem as casas. Algumas delas trazem uma pequena ornamentação, para não deixar a coisa passar em branco. Mas, cadê o espírito natalino? E que Natal será este?
No caso da nossa família, esse Natal e ano novo serão muito, mas muito diferentes. Mas, eles não serão esquecidos. E nem deixaremos de comemorá-los em grande estilo. O grupo, antes animado, unido e feliz, diminuiu, mas ele terá sequencia agora com a nova geração. É da vida… E viva ela.
A Portuguesa caiu e o Fluminense “subiu”, pela terceira vez via tapetão. O STJD deve ser tricolor e residir no Rio. Agora, tem que surrar o advogado da Portuguesa. Na verdade o que houve foi uma falha de comunicação entre a CBF e a Lusa, via advogado, e também negligência dos diretores do clube. Mas, o que afinal o advogado foi fazer na audiência? E o que ele anotou?
E o Brasileirão passa por mais um vexame. Isso me faz lembrar 2005, quando garfearam o Inter para beneficiar o “Corintia”. No Brasil nada mais me surpreende.
A Portuguesa caiu, mas o Fluminense poderá viver um inferno muito em breve. E a Lusa poderá surpreender.
Vi num blog o cara sugerindo à Portuguesa mudar a sua camisa para disputar a Segundona em 2014 e sugere que ela use a camisa com as cores do Fluminense. Seria ótimo. Uma homenagem e tanto.
Durante o julgamento do mensalão, na hora do Supremo decidir sobre as prisões, falou-se muito em embargos infringentes. Quem não é do mundo do direito não sabe o que é isso. Pois, recebi um e-mail, mostrando a conversa entre um pai e seu filho, que mostra bem o que são eles.
– Pai, o que são embargos infringentes?
– É o seguinte, filho. Imagine que nossa casa seja um tribunal e que quando alguém erra, é julgado e todos podem votar. Um dia, por exemplo, o papai comete um deslize: é pego traindo a sua mãe com três prostitutas. Eu irei a julgamento. Sua mãe, a mãe dela, o pai dela, sua irmã mais velha, você e seu irmão mais velho, votam pela minha condenação. Meu pai, minha mãe, o Totó e a Mimi, nossa gatinha, votam pela minha absolvição.
– Tá pai, mas aí você é condenado, não?
– Sim, fui, mas aí é que entram os tais dos embargos infringentes, filho. Como eu ganhei quatro votos a favor da minha absolvição, tenho direito a um novo julgamento.
– Mas pai, no novo julgamento todos votarão do mesmo jeito e manterão sua condenação.
– Não se eu tiver trocado a sua mãe, o pai dela e a mãe dela pelas três prostitutas.
Entendeu o que são os embargos infringentes?
Nesta semana chegou às minhas mãos um documento do Tapera City Hotel Ltda, datado de 20 de dezembro de 1970. Na verdade, é um recibo onde a direção do empreendimento da época admite que além dos 12 associados, existem outros tantos. Ele traz o número de associados que adquiriram as cotas, alguns mais de uma vez; os nomes dos proprietários das mesmas, o número de cotas e a quantia que cada um deles possui.
Conforme o documento existe 17.993 cotas no TCHL, para 569 associados. As cotas vão de 1 a 5.560, do maior acionista. O documento é assinado pelos associados chamados “bastardos” (sócios não registrados na Junta Comercial do Estado do RS, mas tratados como proprietários na época, conforme o documento). Mas, olhando nomes, quantidade e numeração das cotas, existem dúvidas na questão. A “coisa” não fecha.
A questão envolvendo o Tapera City Hotel Ltda continua inalterada, com os associados tentando vender o imóvel, que já possui inclusive placa indicando a venda, e os “bastardos”, que tentam participar da divisão do bolo, mas que ainda não deram um passo oficial neste sentido.
O final da questão envolvendo o City é uma incógnita, pois ninguém dos dois lados fala a respeito. A questão continua um tabu em Tapera.
Mas, se quem achar que tem direito sobre o prédio localizado na esquina da Avenida XV de Novembro com a Rua Coronel Gervásio, deverá se mexer ou ao menos mostrar que de fato possui direito e busca-lo. Esta na hora desse pessoal se reunir em assembleia e ver o que deseja para si, pois daqui a pouco o prédio será vendido e ai será tarde para fazer alguma coisa.
A mulher saltou de 37% para 43% na preferência de voto. Alguém ainda pensa que ela perderá a eleição no ano que vem? Se bobear, mata ainda no primeiro turno.
Existem em Tapera vários postes com a lâmpada acesa durante o dia e a noite. Um destes postes fica na Rua Rui Barbosa, próximo ao JEAcontece. Não existe gasto com o consumo, mas a vida útil da lâmpada diminui a cada dia. E outros lugares estão sem luz.
As empresas que recolhem leite na região fazem ideia da velocidade que seus caminhões trafegam pelas rodovias da região? E os locais onde eles realizam as ultrapassagens? Não me admira que, volta e meia, se encontre algum caminhão “leiteiro” acidentado. E a causa não é sono, não.
O Uruguai liberou o uso da maconha e ela será vendida – 40 gramas por mês – nas farmácias. Haverá peregrinação ao Uruguai toda semana. Daqui a pouco vão bater Rivera e Ciudade Del Este (Paraguai) no comércio.
Será que o presidente José Mujica não dá uns tapinhas de vez em quando?
E como o Brasil pretende controlar esta questão ao longo da fronteira?
Na última segunda-feira (09/12), Selbach ficou sem energia elétrica, das 14h às 23h. E como não havia luz, a cidade ficou sem água. Os canos ficaram secos das 21h até a meia noite. O fato indignou a população que pede um melhor serviço por parte da empresa responsável pelo fornecimento de energia no município. Colorado também ficou sem luz neste período.
Não bastasse a falta de luz e de água, Selbach também ficou sem telefone, da Claro. Sem luz, sem água e sem telefone. Que tal? Quando é que esses abusos cessarão do outro lado do rio Colorado?
No funeral de Nelson Mandela, na manhã desta terça-feira, quando foi chamada para seu discurso, a presidente do Brasil foi bastante aplaudida pelos 70 mil presentes no estádio da final da Copa do Mundo de 2010. A mulher e o País vivem um novo (e grande) momento. E o mundo todo sabe disso.
Por outro lado, Dilma deveria parar de fazer discursos burocráticos e começar a falar com emoção e coração. Por ela. E por nós.