Blog do Sarico

Pensamento do Dia


“Não eduque seu filho para ser rico. Eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço”.

Ética no trabalho


images (1)1 – Seja honesto em qualquer situação.

2 – Nunca faça algo que você não possa assumir em público.

3 – Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições.

4 – Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios.

5 – Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter.

6 – Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio.

7 – Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara.

8 – Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete.

9 – Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com atenção.

10 – Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável.

11 – Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria.

12 – O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra.

Ao telefone

13 – Dê toda a atenção à pessoa que ligou. Nada de mascar chicletes, comer ou fazer qualquer tipo de barulho. “A pessoa do outro lado linha pode achar que você não está lhe dando a devida atenção”.

14 – Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho

15 – Ao falar ao telefone, você é julgado pela dicção, capacidade de articular pensamentos e por tratar os outros com cortesia ou não. A voz deve ser alegre, clara, calorosa e em bom-tom – nem alta nem baixa demais.

16 – Ao atender telefonemas alheios, anote o recado. Escreva o nome da pessoa que ligou, o número do telefone, o assunto e a hora. Com letra legível, é claro.

17 – Evite, ao máximo, atender o telefone durante uma reunião – a não ser que a ligação seja extremamente importante. Isso também vale para celulares, que devem ser desligados antes do encontro começar.

18 – Não faça ligações pessoais demoradas, principalmente se for namorar.

19 – Nem pense em brigar com filhos ou outros parentes pelo telefone.

20 – Retorne as ligações, mesmo que você não conheça quem deixou recado.

21 – Se estiver ocupado, não tenha medo de interromper a conversa. Diga que não pode falar e que ligará em seguida. Não se esqueça de retornar a ligação.

22 – Todos estão sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazer com discrição. Nada de gestos, caretas ou comentários tapando o bocal. Pega mal. Quem ouve a conversa deve, literalmente, ficar surdo e, depois, mudo.

23 – Jamais deixe alguém esperando na linha. Melhor dizer que está ocupado e que retornará a ligação depois.

24 – Se a linha cair, a responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.

25 – Ao deixar recado na secretária eletrônica, faça isso de modo claro e objetivo, dizendo o seu nome, o assunto, o seu número de telefone.

(desconheço a autoria)

Devedor crônico


imagesO brasileiro nunca deveu tanto aos bancos. Segundo o Banco Central sua dívida é de R$ 1,2 trilhão. O cheque especial responde por 20,9% e o cartão de crédito por 6,2%.

E como essa conta será paga? Quem bancará este consumo? Afinal, houve uma onda consumista dos diabos neste País nos últimos anos.

Brasileiro ganha 2 e gasta 3, 4… E adora comprar o que não precisa. Economia deveria ser ensinada cedo na Escola.

Brasil tem os estádios mais caros do mundo


downloadUm estudo da consultoria KPMG constatou que, dos 20 estádios mais caros do mundo, 10 – a metade – estão no Brasil. Para fazer o cálculo, a empresa levou em conta o gasto de construção e o número de assentos. O Mané Garrincha, em Brasília (na foto), aparece na 3ª posição, com um custo de R$ 20 mil por lugar, atrás apenas de Wembley e Emirates Stadium, ambos em Londres – Inglaterra.

O momento que o Brasil atravessa, de crescimento total, pode se dar a este luxo.

Devemos ser muito ruins em matemática e também para montar um projeto.

IPTU: vem polêmica ai


downloadNa próxima segunda-feira (23/12), o projeto de aumento do IPTU em Tapera entrará na pauta de votação na Câmara de Vereadores. E, pelo que soube, vem nova polêmica ai. Na última sessão, o presidente Claudio Schultz disse que o Executivo enviaria à casa proposta de aumento com menos de 12%, mas o Executivo deverá vir com 16,5%. Schultz já teria antecipado que, se isso de fato acontecer, votará contra. A matéria, portanto, não passará. Na segunda ainda, os dois poderes constituídos deverão voltar a conversar para chegar a um acordo, pois do contrário poderá não haver nenhum aumento em 2014, o que seria terrível para a Administração Municipal. E para o município que está com a cinta apertando.

Um passarinho me contou que poderia haver uma manobra para que a matéria seja aprovada na Câmara, mas soube de outro passarinho que poderá haver uma reação contrária para tornar sem efeito tal ação.

Aumentar imposto é preciso e necessário, porque é ele quem mantem as cidades, mas o valor não precisa ser exorbitante. Em São Paulo, a Câmara de Vereadores aprovou aumento de 10,7% para 2014, e em Venâncio Aires (RS) o aumento foi de 300%. A Prefeitura não vai levar, conforme o presidente do Legislativo daquele município.

Todos os vereadores votam aumento de imposto, mas não números absurdos, afinal o povo não pode ser penalizado, quando é justamente ele quem mantem a estrutura do seu município.

Tomara que na segunda o percentual de aumento seja bom para todos, e que caiba no bolso de todos.

Ensino


TAPERA-–-Secretário-da-Educação-esteve-ontem-no-Instituto-Imaculada-04Recentemente estive no Instituto Imaculada de Tapera, cobrindo a visita do secretário da Educação do RS, José Clóvis de Azevedo, que veio inaugurar as reformas no prédio daquele educandário.

O secretário, em sua manifestação, falou sobre a evolução do ensino no Brasil, no que concordei com ele em muitas coisas. O ensino evoluiu mesmo nos últimos 20 anos. Mas, poderia evoluir bem mais, tendo em vista a velocidade que anda o mundo atual.

José Clóvis Azevedo me pareceu aqueles professores boa praça de antigamente que, antes de ser um educador, eram amigos e quando em sala de aula, antes de passar o conteúdo, conversavam com a turma querendo saber sobre tudo. Que saudades desses mestres que hoje a maioria dos alunos não consegue ter, nem ver. E nem os professores de ser.

Mas, o secretário, na sua tranquila interação, lembrou que antigamente os estudantes não se manifestavam na frente das pessoas como hoje e hoje, qualquer criança fala com quem quiser, aonde quiser. E ainda faz teatro, com total desinibição. Sem falar na intimidade que tem com a tecnologia, com coisas que nossa geração nem sonhou que um dia pudesse existir. Se o ensino evoluísse no mesmo passo da tecnologia, não sei onde o Brasil estaria. Nem a gente.

Nos anos 60, 70 e 80 não se pensava que um dia existiria telefone celular, que seria possível carregar um e ligar para quem quiser, onde quiser e quando quiser. Antigamente, quem não tinha telefone em casa, tinha de ir até um posto da CRT (Companhia Riograndense de Telecomunicações) para fazer a ligação. E até às 20h, porque depois disso, somente no outro dia. Também não se pensava que um dia existiria computador e fosse possível fazer tudo nele, mas tudo mesmo. E toda esta tecnologia, colocada ao lado do ensino, mudou-o por demais nestas últimas décadas. O mundo de hoje está uma loucura. Agora, imagine ensinar neste mesmo mundo o conteúdo escolar da mesma forma como há 20 anos. Não dá! É também nisso que o ensino precisa avançar, junto com investimentos em pessoal.

Uma coisa que o secretário falou e que achei muito interessante. Ele disse que é preciso trocar a escola da repetição pela escola da criação. Verdade, mas para isso é importante que os governos olhem a Educação como ela deve ser olhada em função do que representa. E do que prepara.

A Educação precisa mudar rapidamente porque o Brasil que tem pressa também precisa muito dela.

Filantropia


images (1)Depois que uma entidade filantrópica fecha o que acontece com o seu patrimônio? Falarei sobre o assunto em seguida.

Cachorro grande


Cachorros grandes 1Recentemente, o ex-presidente Fernando Collor de Mello, que foi apeado do poder acusado de corrupção, postou em seu Facebook uma foto em que aparecem ele, a presidente Dilma e os ex-presidentes Lula, Sarney e FHC, em um avião da FAB, indo para o funeral de Nelson Mandela, na África do Sul. Renato Mosca, chefe do cerimonial da presidente Dilma também está no retrato.

A foto é uma foto normal onde aparecem presidente e ex-presidentes juntos, mesmo sendo opositor, companheiros e aliados. Mas, chamou minha atenção outra coisa. Na política, assim como nos negócios ou em qualquer outro setor, “cachorros” grandes não brigam entre si. Eles se relacionam e até se falam com frequência. Eles têm muito em comum e a ganhar sendo amigos. Quem briga e faz a parte suja são os cachorros pequenos, que só tem a perder brigando entre seus pares. Enquanto os pequenos brigam pelos grandes, estes ficam olhando, felizes e orgulhosos. E rindo (muito).

Fiasco 3


Fiasco 3 1O Atlético caiu melancolicamente diante do Raja Casablanca do Marrocos, por 3 a 1, e disputará amanhã (21/12) o 3º lugar com o Guangzhou Evergrande da China. Olha, nos dias que antecederam a estreia do Galo, desde a chegada do time mineiro ao Marrocos, notou-se que o grupo não estava ligado no jogo. E de cara Ronaldinho Gaúcho pediu para ser poupado, mesmo sabendo que disputar um Mundial de clubes não acontece todo dia. O time não estava focado. E era muita marra nas aparições que a Globo mostrava. Aliás, a Globo deveria apenas transmitir jogos. Só isso, pois onde coloca as mãos a coisa desanda.

Depois do Mazambe Day, com o Inter, em 2010, surge o Raja Day. E teve também o Barcelona Day, com o Santos no ano passado. Deus me livre. Que fase!

IPTU freado


imagesNesta segunda-feira fui à Câmara de Vereadores para acompanhar a votação do projeto de aumento do IPTU de Tapera para 2014 e também para ver a posição dos vereadores na votação. Pois, para minha surpresa, o Executivo, sabiamente, retirou-o antes de iniciar a sessão temendo uma derrota em plenário, mesmo tendo maioria na casa. O recuo, estratégico, garantiu o aumento. Não o que o Executivo queria, onde em alguns casos este ultrapassaria os 100%. Recuando, garantiu bom acréscimo no orçamento do próximo ano, afinal 12% é melhor do que nada.

O povo não estava sabendo de quanto seria o aumento, após a formatação do mapa da cidade pela Prefeitura. Sabia que haveria aumento, mas não tinha ideia de quanto ele seria. O baque se daria no momento em que receberia o carnê para pagamento. Só que, depois de aprovado na Câmara, não teria mais volta. Era pagar e berrar. Em vão.

Para o aumento, a Prefeitura alega que os municípios estão sendo orientados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre renuncia de receita com a defasagem do imposto, tendo em vista que muitos estavam com seus números defasados há décadas. Só que o TCE não dava um número, nem em valor para cobrar, nem em percentual.

Na verdade o Executivo sabia de antemão que a votação do aumento empataria em plenário em 4 a 4, tendo que o presidente da casa, Claudio Schultz, desempatar a votação optando pela rejeição do projeto. Schultz, que é um dos vereadores mais atuantes e interessados da atual legislatura, foi atrás de números e a ouvir a comunidade, de todos os setores da cidade. Ele viu que o aumento seria um tremendo tiro no pé e se posicionou contrário a ele, com seu expressivo aumento.

Pelo que ele falou na Câmara, na segunda, o Executivo enviará à casa um novo projeto desta feita aumentando o IPTU entre 11% e 12%, ou seja, a inflação mais 100% em cima. É um aumento acima do normal, mas muito melhor do que 100%. Ou mais que isso.

Não existe ação mais antipática do que aumento de imposto. Muitos governos se utilizam deste artifício para fazer caixa e assim governar. Quer castigar alguém basta mexer na carteira dele. E o povo, calejado de tanto pagar imposto, não suportaria o aumento proposto.

Agora é esperar para a última sessão do ano, que se realizará na segunda-feira (23/12), o projeto que será votado entre os 11% e 12%. No final tudo ficará bem e bom para todo mundo.

Parabéns ao Executivo taperense pelo recuo e pela consciência e ao Legislativo que entendeu que não se pode penalizar uma população por erros cometidos pelos seus governantes no passado. Se houve erro, que ele se corrigido, mas com tempo e prudência.