Na sexta-feira (20/12) que antecedeu o Natal, dei um pulo até a Vila Brasília para falar com o senhor Adão Brum. O seu Adão, há sete anos, arrecada brinquedos para doar às crianças carentes da sua vila, e que não são poucas. Ele consegue ainda ajuda de pessoas e empresas do bem que lhe repassam dinheiro para que, junto com os brinquedos, possa dar um lanche com refrigerante para a criançada e alegrar um pouco a vida desses pequenos que não tem tanta sorte no Natal como alguns tem. A entrega dos presentes aconteceu no sábado (21/12) à tarde, em frente à sua casa.
Falando com uma professora que dá aula na Vila Brasília, esta me contou que a maioria das crianças de lá nunca recebeu a visita de Papai Noel e nunca ganhou um presente de Natal. Tem criança de 15 anos ou mais que jamais ganhou um presente e, consequentemente, não viu Papai Noel na sua casa. É triste isso…
“Tu não tem noção da dor ao ver uma criança que não ganhou nada no Natal ao ver outra criança brincando com um presentinho bem simples ganho na data. Isso sufoca a gente e eu já vi muito disso lá em cima”, me disse ela.
Uma funcionária de uma loja do centro confirmou a triste história. “Tem pai e mãe que poderiam dar um brinquedinho ao seu filho ou filhos, o mais simples que existe, mas que não dão em razão do vício do álcool ou das drogas. Isso também tem muito por lá”, contou.
Histórias alegres e tristes têm muitas no Natal, no mundo todo, mas felizmente Papai Noel existe e mora em Tapera. Pode ser que outros municípios tenham um, mas Tapera é abençoada por ter o seu. Ele não vai às casas, mas se apresenta às crianças para purificar seus corações e pensamentos e também manter o sonho que transforma o cidadão que ajuda a transformar o mundo e dar uma vida melhor para todos. O mínimo que se dá, o mais barato que seja, é muito para quem não tem nada. E poucos sabem que a alegria do Natal está justamente em fazer alguém feliz, oferecendo-lhe algo. Uma única pessoa que seja. Fazendo isso lá no alto alguém irá se orgulhar da gente e se comover com tal gesto.
E você, neste Natal, fez alguém feliz? E qual é o sentido do Natal na sua vida?
Parabéns, seu Adão Brum, que Deus lhe de em dobro esta generosidade repassada às nossas crianças. Quantas pessoas, com mais posses, poderiam ajudar e dar algo a alguém e não o fazem. Tomara que no próximo ano os taperenses abram sua cabeça e o seu coração e lhe ajudem nesta bela campanha de colocar sorrisos aonde menos se espera: no rosto de uma criança triste. E você já viu um sorriso largo estampado no rosto de uma? Certamente você já viu no do seu filho, mas e no de quem nunca ganhou nada na vida?
Em nome da inclusão, o governo quer acabar com as APAEs ou ao menos diminuir a sua atuação. Na verdade, ele quer que todas as crianças estudem juntas em uma escola regular. A ideia é boa e o assunto é bem complicado. Mas, será que as escolas regulares estão preparadas para atender crianças e jovens portadores de necessidades especiais? As APAEs estão ai e o seu bom trabalho é comprovado em todo o Brasil.
Outra coisa. Haveria produção e progresso na sala de aula, sabendo que uma criança ou jovem com necessidade especial não pode acompanhar e nem render como uma criança considerada normal? E o que pensam sobre isso os pais dessas crianças, das normais e das especiais? O assunto é delicado e rende extenso debate. Deve ser revisto, sim.
Em uma reunião recente da APAE Tapera, ouvi uma mãe, preocupada com sua filha, conversando com uma professora sobre a educação especial. Pela conversa das duas, senti que a questão na APAE gira em torno da repetição, para que haja a devida compreensão. E que isso é normal em uma Escola APAE, e que não existe tempo para o aprendizado. Mas, será que essa repetição e demora no aprendizado funcionariam em uma escola regular? Haveria essa tolerância em classe e também nas casas?
Uma voz pode ser maior do que uma canção? Nunca! As vozes vêm e vão. As canções ficam. A obra sempre é maior que seu criador.
E qual será o futuro destas belas vozes reveladas neste ano? Elas vingarão? A ver.
O The Voice Brasil me parece ser apenas um jogo da Globo e das operadoras de telefonia para faturar. E bota faturar nisso.
Se a Portuguesa tinha alguém pendurado por cartão, porque ela não foi comunicada disso? E como pode um clube não controlar os seus cartões? A Lusa não tem alguém para controlar isso ai? Agora, a CBF também aprontou, né? Novamente.
Regulamento se cumpre e sempre no mesmo campeonato, se possível, claro. E jamais na reta final.
Aprontaram para cima da Portuguesa, sim. É bem coisa do Brasil.
E o Flu é só sorriso. Pela terceira vez.
A Série Ouro 2014 já tem data marcada para começar: 08 de março. A próxima competição terá a participação do América (Tapera) e da ASTF (Teutônia), campeão e vice-campeão da Série Prata 2013, respectivamente.
Estou curioso para ver que time o América formará na próxima temporada, cujo campeonato é muito superior ao que foi disputado neste ano.
De certo, sabe-se que a direção acertou com o treinador Ronaldão, que permanece em Tapera; e com Nuno e Márcio, duas das principais figuras responsáveis pelo titulo deste ano. E só. Não se tem mais notícias de nada. Fabinho, outra figura importante no ano, não deverá ficar. Enquanto as outras equipes estão montando seus plantéis, ou pelo menos deixando tudo alinhavada para o início da próxima temporada, o América segue sem muita pressa o que já era esperado, tendo em vista que seu maior patrocinador é o município, cuja verba somente será aprovada e liberada lá por janeiro ou fevereiro devido aos trâmites legais – leia-se burocracia. E sem a Prefeitura… Por outro lado, ela – a direção – deve estar mantendo contatos com atletas de fora, afinal esse pessoal não é marinheiro de primeira viagem e têm milhas e milhas acumuladas no esporte.
No próximo ano teremos jogos aos sábados e também nas quartas feiras. Teremos grandes jogos em Tapera em 2014. Já o fantasma do rebaixamento, que bem conhecemos, ficará para o segundo semestre do novo ano.
Quero ver o time que o América montará para 2014. Quem será que fica em Tapera? Quem não ficará? E quem virá? Se o time fizer uma boa campanha ninguém cobrará nada, mas se fizer uma má, as críticas aparecerão, o que é normal no futebol. Com toda certeza vou cansar de ouvir (e ler) o pessoal dizendo que não tem dinheiro para contratar. E não faltará quem, ligado ao time, cobrará de quem critica a sua efetiva participação na ajuda financeira ao clube. E torcedor sabemos como é…
O América quando esteve na Série Ouro ano passado, cometeu uma série de erros. No próximo ano vou enumerar os erros cometidos para que não se cometa mais, afinal não queremos repetir 2012.
Mas, é cedo para prever o pior. Vamos aguardar para ver o que será montado em Tapera e o que se fará em quadra no próximo ano. E já adianto de antemão que vão fazer de tudo para se manter na Série Ouro de 2015. Este é o objetivo traçado.
No jantar de encerramento do ano, realizado no Clube Aliança, gostei do que ouvi dos empresários Vitor Marasca (Marasca Cereais) e Gerson Frighetto (GF Pneus) e também do prefeito Ireneu Orth. Senti firmeza nas colocações a vontade de que o time faça bonito ano que vem. E, esse fazer bonito, deverá ser com bom aporte financeiro.
PARTICIPANTES – Além de América e ASTF, estarão na competição de 2014: ACBF (Carlos Barbosa), ADS (Sananduva), Afusca (Cachoeirinha), AGSL (São Luiz Gonzaga), Alaf (Lajeado), Assaf (Santa Cruz do Sul), Assoeva (Venâncio Aires), Atlântico (Erechim), BGF (Bento Gonçalves) e Cachoeira Futsal (Cachoeira do Sul).
Bem que o prefeito Serginho Kuhn poderia dar um presente à população de Selbach no próximo ano: asfaltar o máximo que puder de ruas e avenidas da cidade, pois andar por elas não está sendo uma tarefa fácil. Fica ai a dica. Selbach ficaria ainda mais bela. Grande abraço, prefeito. E um maravilhoso 2014 ao amigo e a Leca, sua esposa.
“O homem sempre procura desculpar suas faltas ou erros atribuindo a tudo, menos à sua conduta, as consequências lamentáveis de suas ações”.
Carlos Bernardo González
Na verdade, ele transfere para outros a sua culpa. Nunca assume nada e não erra jamais.
O comércio de Tapera já percebeu que boa parte da população está acima do peso, seja homem ou mulher? E que essas pessoas precisam se vestir e tem bom gosto e que, se não encontram o que querem aqui, comprarão fora, como estão fazendo? A maioria delas procura roupas extra grande fora de Tapera. Pensem nisso para 2014.
A antiga direção e alguns membros do diretório do PT taperense ameaçaram sair do partido caso Adelar Gatto, que foi eleito presidente em outubro, assumisse o partido. Pois, o cara foi empossado e não houve nenhuma desistência na sigla em Tapera. O pessoal que recuou deve ter entendido a manobra do novo presidente que se mostrou muito interessado no partido, que se importa com ele e que vai em busca de informações.
A todos os meus amigos, meus conhecidos e até quem eu não conheço, desejo um Feliz e Maravilhoso Natal.
Em tempo. Ao final dos presentes, dê um olhada no fundo do saco de Papai Noel se o melhor deles não está lá.