Blog do Sarico

Ensino


TAPERA-–-Secretário-da-Educação-esteve-ontem-no-Instituto-Imaculada-04Recentemente estive no Instituto Imaculada de Tapera, cobrindo a visita do secretário da Educação do RS, José Clóvis de Azevedo, que veio inaugurar as reformas no prédio daquele educandário.

O secretário, em sua manifestação, falou sobre a evolução do ensino no Brasil, no que concordei com ele em muitas coisas. O ensino evoluiu mesmo nos últimos 20 anos. Mas, poderia evoluir bem mais, tendo em vista a velocidade que anda o mundo atual.

José Clóvis Azevedo me pareceu aqueles professores boa praça de antigamente que, antes de ser um educador, eram amigos e quando em sala de aula, antes de passar o conteúdo, conversavam com a turma querendo saber sobre tudo. Que saudades desses mestres que hoje a maioria dos alunos não consegue ter, nem ver. E nem os professores de ser.

Mas, o secretário, na sua tranquila interação, lembrou que antigamente os estudantes não se manifestavam na frente das pessoas como hoje e hoje, qualquer criança fala com quem quiser, aonde quiser. E ainda faz teatro, com total desinibição. Sem falar na intimidade que tem com a tecnologia, com coisas que nossa geração nem sonhou que um dia pudesse existir. Se o ensino evoluísse no mesmo passo da tecnologia, não sei onde o Brasil estaria. Nem a gente.

Nos anos 60, 70 e 80 não se pensava que um dia existiria telefone celular, que seria possível carregar um e ligar para quem quiser, onde quiser e quando quiser. Antigamente, quem não tinha telefone em casa, tinha de ir até um posto da CRT (Companhia Riograndense de Telecomunicações) para fazer a ligação. E até às 20h, porque depois disso, somente no outro dia. Também não se pensava que um dia existiria computador e fosse possível fazer tudo nele, mas tudo mesmo. E toda esta tecnologia, colocada ao lado do ensino, mudou-o por demais nestas últimas décadas. O mundo de hoje está uma loucura. Agora, imagine ensinar neste mesmo mundo o conteúdo escolar da mesma forma como há 20 anos. Não dá! É também nisso que o ensino precisa avançar, junto com investimentos em pessoal.

Uma coisa que o secretário falou e que achei muito interessante. Ele disse que é preciso trocar a escola da repetição pela escola da criação. Verdade, mas para isso é importante que os governos olhem a Educação como ela deve ser olhada em função do que representa. E do que prepara.

A Educação precisa mudar rapidamente porque o Brasil que tem pressa também precisa muito dela.



Comentários

Comente


*