Blog do Sarico

Chocolate


ÍndiceO América/GF/Marasca/Signor foi a Venâncio Aires nesta quarta-feira enfrentar a líder Assoeva pela 6ª rodada da Série Ouro. Pois, o time jogando mal uma barbaridade, conseguiu ser goelado por 5 a 1. O América até que criou chances de gol, mas foi incompetente na frente dos paus e deu moral aos bons goleiros adversários. A Assoeva usou os dois e, praticamente, todo o quadro disponível no banco dada a fragilidade do adversário.

O América foi uma sucessão de erros e uma correria sem rumo. Não marcou, perdeu bola e sofreu contra-ataques. Além disso, o segundo quarteto não funcionou, novamente. Tinha jogador que parecia estar fora do jogo, talvez sentindo os 3 a 0 do primeiro tempo.

Gostei do Marcel, do Maico e do Ban, que se sobressaíram numa noite terrível, daquelas que poderia ter todo o tempo disponível e que nada mudaria.

Escutei o Zé Luiz e o Marcelo pela Rádio Cultura de Tapera e os comentários de jogadores, dirigentes e de quem viajou junto. Não se falava a mesma linguagem, mas a maioria achou que o time jogou mal, enquanto outros acharam que ele foi bem, tomando 5.

A Assoeva, que joga a Liga Nacional mostrou que um time grande erra pouco em quadra e aproveita os presentes recebidos. E não tem constrangimento algum em dar balão ou bicudão para onde aponta o nariz quando necessário.

O Nuno fez falta no jogo como previ e o time precisa dele, sim. Com o capitão em quadra o América não estaria levando 3 gols na primeira etapa sem uma cobrança forte dele. O América é um grupo e teve a oportunidade de mostrar ontem à noite que pode sobreviver sem o Nuno. Será que pode?

O América tem duas paradas agora. Joga no sábado (12/04) com a AGLS (São Luiz Gonzaga) em Tapera e no meio da semana – 19/04 – vai a Erechim enfrentar o outro grande gaúcho da Liga, o Atlântico. Sem Nuno.

Vamos ver no sábado como se comportará o time de Ronaldão em casa, no calor de sua torcida.

Agora, levar 5 gols num jogo é para terminar com a paciência de qualquer um. O time me dá um sufocão numa ABCF e tropeça nas próprias pernas contra a Assoeva. E a tal regularidade que está presente em todos os esportes?

América e Assoeva é hoje


imagesLogo mais à noite, o América/GF/Marasca/Signor (6º) enfrenta a Assoeva, em Venâncio Aires, em jogo válido pela 6ª rodada. Será um jogão, afinal o adversário, além de líder da competição, é um dos três gaúchos que disputa a Liga Nacional. Parada dura para o time de Ronaldão.

O América, que vem de vitória, a primeira na Série Ouro, jogará sem o seu líder Nuno. Na partida de sábado, quando ele saiu, lesionado, o time entrou em parafuso e demorou para se encontrar e vencer. Venceu, mas com certo esforço.

Hoje, vamos ver se o América sentirá a falta de Nuno, que é quem dita o ritmo de jogo ao time. O América terá que jogar sem ele e jogar bem. Se vencer, muito melhor. Nunca esquecendo que o time é um grupo e como tal tem várias peças que poderão fazer a coisa acontecer, afinal não existe time de um só jogador.

Às 20h, estarei com o ouvido colado na Rádio Cultura de Tapera 1380 para ver o desempenho dos comandados de Ronaldão contra a Assoeva, o time a ser batido.

Ginásios e a segurança


Ginásios e a segurança 1Quando trabalhei na então Rádio Cultura de Tapera. como repórter, ajudei a fazer a cobertura de muitos jogos de futsal pelo Rio Grande do Sul e conheci muitos ginásios de esportes. Vi pavilhões grandes, médios e pequenos e também bonitos e nem tão bonitos assim. Os times que estão disputando as séries Ouro e Bronze e os que disputarão a Prata vão ver alguns deles. E vão se surpreender com o que verão a cada sábado numa parte do Estado.

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul , quando fala em segurança e liberação de ginásios, não fala a mesma linguagem nos municípios. Em cada um deles as regras de segurança são próprias, da cabeça do comando local. O que é regra em Tapera, não será em Passo Fundo, Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas… Isto está confirmado nas conversas que se tem com dirigentes de clubes e integrantes de prefeituras.

Mas, falando em ginásio de esportes, Tapera é destaque no Estado com o seu Poliesportivo, um dos maiores e mais belos ginásios esportivos do Sul do País.

Para se ter uma ideia dos ginásios que temos no RS, veja matéria no JEAcontece sobre as estreias de Guarany (http://jeacontece.com.br/?p=111128) e SASE (http://jeacontece.com.br/?p=111137) na Série Bronze 2014.

Ana Amélia na frente


Ana Amélia na frente 1O Ibope, a pedido da RBS, realizou pesquisa de intenção de votos para o governo do Rio Grande do Sul. Faltando menos de seis meses para as eleições de 05 de outubro, Ana Amélia Lemos (PP) lidera com 38%, seguida pelo atual governador Tarso Genro (PT), com 31%. José Ivo Sartori (PMDB) vem em terceiro, com 5%, seguido de Vieira da Cunha (PDT), com 3%.

Em um eventual segundo turno, Ana Amélia lidera nos seis cenários realizados pelo Ibope.

Ana Amélia, sem dúvida alguma, é uma das grandes estrelas da política gaúcha atual. O outro é Lasier Martins que concorre ao senador pelo PDT e está na frente, disparado.

De fora


De fora 1Muita gente questionou que, na grande festa que o Inter fez para reinaugurar o Beira-Rio, alguns personagens importantes da história do clube ficaram de fora da festa. O jornalista Diogo Olivier, em seu blog, esclareceu tudo.

Segundo ele, os ex-presidentes Fernando Carvalho, o maior de todos, e Vitório Píffero, que estavam nos camarotes, ficaram de fora por que acharam que a festa era de quem fez a história do Inter no campo. Certíssimos.

Quanto aos jogadores que não compareceram: Dunga – foi contatado, mas não compareceu. Está brabo com a atual direção. Taffarel, preparador de goleiros do Galatasaray, agradeceu o convite, mas avisou: se deixasse Istambul na reta final do Campeonato Turco (ele é ídolo lá) seria melhor nem voltar. Fabiano, filho de Paulo Cézar Carpegiani, revelou que o pai foi convidado, mas um compromisso familiar nos Estados Unidos o tirou da festa. E Batista não foi convidado, pela sua conturbada saída do Inter diretamente para o Grêmio, em 1981.

Clear?

Agora, que festona o Inter fez, hein? Demais! E o estádio então…

Sumiço


images (1)Onde foi parar o avião da Malaysia Airlines que sumiu da face da Terra no último dia 08, há um mês, com 239 pessoas a bordo? Impossível não aparecer destroços, mesmo em uma explosão ou queda. Isso ai está muito estranho. O que aconteceu com o voo MH370? Será que alguém sabe e não quer revelar.

O velho grande pinheiro do Matadouro


O velho grande pinheiro do Matadouro 1Se falarem sobre as árvores mais bonitas de Tapera, com toda certeza o pinheiro do antigo Matador dos Seibel, que ficava na hoje Rua Júlio Henrich, entre o Bairro Seminário e a Avenida Dionísio Lothário Chassot, será lembrado. Aquela árvore encantava as pessoas pelo seu porte e altura e pela quantidade de pinhão que dava todos os anos. Duas pessoas não conseguiam abraçar o seu tronco.

Lembro que, depois do almoço íamos até o matadouro para ver o pessoal carnear para o Açougue Seibel. Aquela preparação de buscar o gado, levá-lo até a mangueira, escolher os que seriam abatidos e levá-los até o abatedouro e o golpe fatal atrás da cabeça, dava uma adrenalina daquelas na gente. Depois de ver o abate de um ou dois animais, íamos para o mato, para caçar, comer frutas e jogar bola. Antes da noite, no verão, íamos até o “Monte”, um açude natural no Arroio Matadouro, que vinha do Seminário, e que corria em direção à cidade, para tomarmos banho. O Monte é da mesma época da Rua Azul. E sempre passávamos pelo pinheiro que ficava acima da fonte, que deve continuar de frente para a Júlio Henrich e que, segundo os mais antigos, foi o primeiro ponto de captação de água de Tapera. Aliás, tenho a história da água em Tapera e vou contá-la em outra oportunidade.

Nesta foto de nossa família, tirada em 1946, aparecem os meus tios Lourdes, que faleceu recentemente, e Nadir, e no fundo, sozinho, o pinheiro do Matadouro Seibel. O grande pé não existe mais. Caiu pelo vento. No lugar ficou o pinheiro menor. Aquele grande, junto com o chorão que ficava no cruzamento da Avenida José Baggio e Rua Pedro Binni, quase na esquina do escritório da Corsan, e que foi derrubado para que a José Baggio fosse ampliada e calçada, eram duas das mais bonitas árvores de Tapera, de toda a sua história.

Ainda sobre a foto. Ela foi tirada do lado da casa que era de meus avôs – Vitório e Zelinda Crestani, na Rua Almirante Barroso. Atrás dos meus tios aparece a Avenida Dionísio Lothário Chassot, que ainda nem se chamava Dom Pedro II. Eles estão em diagonal à casa de minha mãe. E no fundo aparece a antiga residência de Élio Crestani, então recém construída, e onde terminava a cidade. Daquele ponto em diante existia uma grande invernada que ia até a Vila Brasília, que ficava longe da cidade e que tinha poucas casas na época. A construção que aparece ao lado da casa do Élio Crestani, é a antiga residência de Adolfo Webber.

Sobre a fonte da Rua Júlio Henrich, me disseram que o local mudou de dono e que, com o tempo, será transformada em uma área verde, haja visto que no lugar, além da fonte existe um banhado e o Arroio Matadouro que passa ali. Aquela área sempre foi bonita e deve mesmo ser preservada. Mas, aquele pinheiro e a fonte embelezavam ainda mais o lugar.

Estes são fragmentos da história de Tapera que se prepara para o seu 60º aniversario, ano que vem.

O velho grande pinheiro do Matadouro 2

América vence a primeira


TAPERA-–-América-venceu-a-primeira-na-Série-Ouro-2O América/GF/Marasca/Signor venceu ontem à noite, no Poliesportivo, em Tapera, a Afusca de Cachoeirinha de goelada: 4 a 0. O jogo foi bom, com o time taperense melhor em quadra, mas errando muitos gols. Ao final, os 4 a 0 foram baratos para o jovem time visitante.

Neste jogo ficou evidente que o beque Nuno faz falta à equipe. O capitão é o cara que coordena o time e dita o ritmo de jogo. A sua saída, após sofrer lesão na coxa direita, foi como um balde de água fria em cima do time, que demorou para se encontrar na partida. Nem a mudança de quarteto devolveu a tranquilidade a ele. Felizmente, aos poucos, o América foi descobrindo que jogava em casa e que tinha melhor time e muito mais atitude.

No jogo de ontem, diferente de outros, a equipe não rifou bola lá na frente, proporcionando contra-ataque. Mas, a falta do passe, de servir o companheiro melhor colocado, continua na equipe e isso precisa ser corrigido para o bem do time e do projeto. Outra coisa. O América necessita de jogadas ensaiadas, aquelas que tiram o time em momentos de aperto. E o América precisa ser mais eficiente quando na frente do gol adversário. Chuta bastante a gol, o que é ótimo, mas a maioria sem direção. E quando na frente do goleiro, carece de frieza e eficiência. Ronaldão, cancheiro velho, sabe bem disso.

O segundo quarteto entrou nervoso no jogo ontem, sentido a falta do Nuno. Só que, haverá jogos que o Nuno não estará em quadra, como ontem, e o América precisará somar pontos, sem ele. Assim, deve continuar fazendo bonito sem o seu capitão.

O time do Ronaldão é bom, com bons nomes, e deverá fazer boa temporada. Se acertar esses detalhes negativos e continuar jogando como esta, não haverá erro.

Dilma continua na pole


Dilma continua na pole 1Apesar da queda de 6 pontos, a presidente ainda seria reeleita no primeiro turno. Segundo o Datafolha, Dilma obteve 38% da intenção de votos. Ela está 12 pontos a frente da soma dos dois concorrentes diretos: o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE).

A única possibilidade de realização de segundo turno, segundo o Datafolha, seria com a entrada de Marina Silva (PSB) no lugar de Campos. A ex-ministra obteve 27%, 4 pontos a mais do que o índice de fevereiro.

Só um tsunami para tirar os próximos quatro anos de Dilma no Planalto.

LULA – E o Datafolha também pesquisou cenários com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa e nas duas simulações, em que ele enfrentaria Aécio e Campos ou Aécio e Marina, Lula tem desempenho superior ao de Dilma e venceria no primeiro turno. É mole?