Blog do Sarico

Papelão


Papelão 1Mas, e o IBGE, hein? Que moral terá a partir de agora? E em suas pesquisas eleitorais quem confiará nele?

Grenal 401


thumbDeu a lógica no Grenal 401: Inter, só que o placar elástico não estava previsto. O melhor time brasileiro da Libertadores tomou 4 a 1, sendo que o único gol seu foi contra. Fico imaginando que placar daria o Grenal se tivesse sido realizado no Beira-Rio.

O Grêmio dominou o jogo nos primeiros 15 minutos do primeiro tempo e depois só deu D’alessandro & Cia. O Abelão deu mais uma aula de como deve jogar um time em um clássico. E o treinador gremista foi novamente batido de forma fácil. Ele foi previsível.

O Inter fez 4 a 0 e tirou o pé. Se continuasse no mesmo ritmo o placar poderia ter sido maior. O Colorado jogou tanta bola que, para mim, Paulão foi um dos melhores em campo, mesmo dando bicudo para tudo quanto é lado. Já escrevi aqui que se na Série Ouro time grande dá bicudo, porque o Inter não poderia dar também.

O Inter, pelo que fez no campeonato, mereceu o titulo, afinal, foi o melhor time do Gauchão 2014, indiscutivelmente.

O Colorado tem um esboço para a Copa do Brasil em disputa e também para o Brasileirão que começa em breve. Com alguns ajustes, dá para pensar em algo que não se pensa há 22 anos e 35 anos.

Parabéns, colorados, Tetra campeões gaúcho.

América vence a segunda


América vence a segunda 1E o América alcançou sua segunda vitória na competição ao bater a AGSL ontem, no Poliesportivo, por 2 a 1. Com a vitória a equipe salta da 8ª para a 5ª colocação. Foi uma bela vitória em cima de uma bela equipe. O melhor de tudo é que o time jogou bem e venceu de virada. Mais uma coisa. Venceu sem Nuno e mostrou que pode jogar sem ele, que estava fardado no banco.

Não assisti o primeiro tempo, quando o placar foi construído. Estava em Selbach, acompanhando a estreia da SASE em casa. Assisti o segundo tempo e vi um jogo chuleado, de grande estilo, com a bola indo e vindo dos dois lados. E pelo que ouvi dos colegas da Rádio Cultura, o Buxa, o Marcelo e o Mami, o América esteve bem postado em quadra, marcou bem e mostrou que é um grande time e que pode fazer grandes apresentações quando quer. E isso é alentador. Foi um baita jogo e uma baita vitória.

O América agora pega o Atlântico, na quarta, em Erechim. Bem que o time poderia dar um presente de Páscoa à sua torcida e vencer o terceiro grande gaúcho que disputa a Liga Nacional. Time para isso tem e já mostrou isso em nesta temporada.

Ao final do jogo, houve um pequeno estresse entre torcedores e o treinador Becon, que precisou da intervenção da direção americana, mas tudo sem nenhuma agressão. Só no bate boca. Becon utilizou a mesma artimanha quando ganhou a Prata em 2010, aqui mesmo no Ginásio Poliesportivo, quando o América entrou na sua encenação. E sem falar da arbitragem que fez uma confusão dos diabos na partida.

SASE – O time, jogando sem dois titulares, os irmãos Chimango, que estão impossibilitados de atuar por problemas burocráticos, tem bom time que se impõe em quadra. A equipe só precisa jogar de cabeça erguida e servir o companheiro mais bem colocado. E se conseguir dar o toque e receber a bola, fará muito gols no Estadual. O Javali é desgraçado. Ele sabe tudo e tem o time nas mãos. Gosto do seu jeito de não cobrar acintosamente seus jogadores quando erram. O gordo é um paizão e fará bonito junto com a equipe neste ano.

O show


O show 1Ontem fui a Selbach ver a estreia da SASE, jogando em casa pela Série Bronze e vi um chocolate do time do Javali sobre Ciríaco: 5 a 0. Assisti o primeiro tempo, que acabou em 2 a 0, e retornei a Tapera para ver o segundo tempo de América e AGSL (São Luiz Gonzaga) e a vitória taperense por 2 a 1. Terminado o jogo, rumei ao Tenarião onde está acontecendo a Toca do Coelho. No placo principal, peguei o final da apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. O grupo, que toca bem uma barbaridade, realizou grande show que contagiou o bom e seleto público presente. Depois, subiu ao palco um tal de Charles Busker, que jamais tinha ouvido falar. Quando o vi, de longe, achei que seria mais um show sertanejo, mas me enganei. O cara, tocando violão e uma gaitinha de boca, tocou um monte de clássicos do rock dos anos 60 a 80. Uma música melhor do que a outra. E o que o pessoal pedia ele tocava. Se não sabia a música pedida tocava a mais conhecida do cantor ou banda. Um baita show.

Quem não foi ao Tenarião e gosta de rock perdeu um grande show e se quiserem trazer o carinha de volta ano que vem, podem trazer, mas façam bastante publicidade do rapaz que toca e canta muito bem. Sentei na primeira fila e assisti a apresentação do bom e velho rock and roll. E quase esqueci de bater fotos.

Parabéns a quem colocou Charles Busker na programação da Toca 2014.

Videomonitoramento: nada mudou


Videomonitoramento nada mudou 1Os prefeitos do Comaja (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí) ainda não obtiveram resposta do governo do Estado sobre a continuidade ou não da parceria criada com o Consórcio para a instalação de câmeras de monitoramento em 29 dos seus 30 municípios.

A reunião com o governador Tarso Genro, solicitada a um delegado de Polícia que o representou em recente reunião em Soledade, não foi agendada. Assim, a direção do Comaja, capitaneada pelo presidente e prefeito de Tapera, Ireneu Orth, foi a Porto Alegre, na Secretaria de Estado da Segurança, para ver se o Estado teria uma posição a respeito.

Neste encontro, o representante do Estado não deu nenhuma novidade aos prefeitos da Amaja e Amasbi, nem quanto ao valor que seria repassado ao Consórcio. O valor inicial prometido era R$ 4,6 milhões e depois baixou para R$ 1,5 milhão. Segundo um prefeito, que participou do encontro, o governo terá de aumentar a sua proposta que não poderá ser inferior a R$ 3 milhões para que o projeto se viabilize”, disse o mandatário, pedindo anonimato.

Em síntese, nada mudou e, apesar de o governo ter solicitado a parceria, determinado as suas diretrizes e dado a sua palavra em documento assinado pelo governador Tarso Genro de que bancaria o projeto com 35% do valor total, os prefeitos permanecem desconfiados, pois não possuem nenhuma garantia de que ele vá cumprir sua promessa. “Agora, só quando o dinheiro entrar na conta do Comaja é que acreditaremos no governo do Estado. Antes disso, não. Ele – o governo – não cumpre com a sua palavra. Pelo menos com nós do Comaja, não”, disse um prefeito que também pediu o anonimato.

O começo do fim


O fim do mundo está próximo 1Um professor de Taguatinga, Distrito Federal, em uma prova, chamou a cantora Valesca Popozuda de “pensadora contemporânea”. Imagina…

Não sei se é de rir ou de chorar. O nosso País continua mesmo uma coisa. Por favor!

Aeroportos


imagesSegundo o Jornal Nacional (Globo) da última terça-feira (08/04), a Infraero revelou que seis aeroportos – metade – não ficarão prontos a tempo para a Copa do Mundo e que o governo fala em “tapear” as obras. Mas, não tinham 7 anos para trabalhar nisso?

Quero ver que Copa será essa. Ai lembro do “Imagina na Copa…”, da Brahma.

Também quero ver a Copa do Mundo, em pleno inverno gaúcho, e o Salgado Filho fechado devido ao forte nevoeiro.

Inflação


Inflação 1Vem cá, a inflação está subindo ou não? Tem gente que acha que não, mas quem está ligado e faz mercado vê outra coisa. E ai?

Investigação


Investigação 1Afinal, o Congresso Nacional vai investigar a Petrobras ou não? Está mais do que na hora, pois o caso é sério. Se não o fizer ficará desmoralizado, se bem que o Congresso Nacional brasileiro não tem nada a perder. Agora e depois. E antes, também.

E para que tanto segredo na Petrobras, se ela é uma empresa pública, do povo brasileiro? E como tal, deveria ser melhor administrada e amplamente transparente.