Blog do Sarico

Fim do mundo


Fim do mundo 1Em Caxias do Sul (RS), em uma sala de aula, uma professora, que é a autoridade maior no local, ou pelo menos deveria sê-lo, advertiu uma aluna por ela não ter feito um trabalho pedido que, certamente, valia nota. Pois, a mãe da menina foi até a Delegacia de Polícia e registrou ocorrência. Que tal?

O mundo está mesmo indo para o fim. Com essas leis, daqui a pouco as crianças dominarão o mundo. Se era isso que esse pessoal “entendido” queria, sob o pretexto de proteger crianças e adolescentes, eles estão conseguindo. E o pior de tudo é que os menores, sabendo da lei, aproveitam ao máximo essa “proteção” e passam da conta. Eu vejo isso quase todo dia.

Daqui um tempo terá pai e mãe respondendo a processo por que não deixaram seu filho ou filha sair de casa, por não ter lhes dado dinheiro para sair ou ainda por ter pedido a eles para se cuidar na rua.

Que saudades do tempo antigo quando um pai e uma mãe olhavam para um filho ou filha, sem bater, e estes sabiam exatamente o que fazer, falar ou se portar. Hoje, essas crianças são pais que devem pensar todo santo dia nos seu tempo de infância, quando foram moldados na severidade e segurança de seus pais que os transformaram em homens e mulheres de bem, cumpridores da lei, tolerantes, honestos, alegres e pessoas bem sucedidas.

Eu levei muita palmada dos meus pais quando pequeno e não precisei dar uma única em minha filha na sua criação. Pena que nem todo mundo age ou pensa assim. E torço (muito) para que ela só tenha contato com a Justiça, Ministério Público, Delegacia de Polícia, Conselho Tutelar… quando estiver formada e em serviço. E tomara que ela, assim como a sua geração, tenha consciência para fazer leis justas e direitas que transformem crianças em pessoas de bem e de verdade.

Curtume


Curtume 1Pessoal, por favor. Vamos parar com as críticas pesadas ao Curtume Mombelli e à família fundadora, pelo seu passado e pelo que representaram ao município e ao Estado. O Curtume foi, sim, muito importante para Tapera. O tempo passa e a vida, as leis e a consciência das pessoas mudam. Se a empresa é passado, sua memória e feitos precisam ser preservados, porque não se deve esquecer o passado que serve de exemplo para a construção do presente e do futuro.

Excessos, pelo bem da empresa, de seus fundadores, da família Mombelli e de nosso município, continuarão sendo deletados, em respeito a um passado marcante. De acordo?

Petrobras


Petrobras 1A empresa, que já esteve entre as 10 maiores do mundo, hoje amarga a 120ª posição. Não bastasse isso, nos últimos 4 anos, teve sua dívida quadruplicada. Sem falar nos escândalos. Mas, afinal, o que fizeram com a maior empresa brasileira? E a culpa desta barbeiragem toda é do mercado ou da má gestão?

Não estaria na hora de o governo federal fazer uma auditoria na Petrobras para ele e os brasileiros saberem como está sua saúde? Deixando assim, a deriva, onde ela irá parar?

Errado


Errado 1Na tarde da última sexta-feira, por volta de 13h, quando me dirigia ao jornal (jeacontece.com.br), em frente a Presentes & Cia, vi um Palio, com placas de Bagé (RS), estacionado sobre a faixa de segurança. O motorista deve ter almoçado no centro e deixou o carro lá. O que me intriga é que, um motorista que reside em uma cidade de porte médio como Bagé tenha estacionado sobre uma faixa de segurança. Será que ele faz o mesmo lá?

Estacionar sobre a faixa de segurança é infração grave. O motorista recebe 5 pontos na CNH, é multado em R$ 127,69 e ainda tem o veículo guinchado.

Lotado


Lotado 1Segundo estudo da Universidade de Washington (EUA) e da ONU, até o final do século, a população mundial chegará a 12,3 bilhões de pessoas. Que tal? Sabemos que em muitos lugares do mundo é impossível plantar, então como dar de comer para tanta gente? Com a palavra os líderes mundiais.

Não bastasse a falta de comida, o pessoal deverá se preocupar também com a falta de matas e de água e também com o lixo.

Racismo


Justiça 1Humilhar um jogador em um estádio é uma coisa e vaiá-lo é bem outra coisa. Ou é tudo a mesma coisa? Então, a partir de agora, é proibido vaiar o time adversário. E a torcida deverá ficar calada na arquibancada. Nem levantar pode. Estou me referindo a este caso de racismo envolvendo o Grêmio. Será que não valorizaram demais o caso? Sou contra o racismo e os racistas, mas nunca me importei de ser chamado de macaco pelos gremistas. Quem já viu um jogo do Inter viu que, quando o time entra em campo, o faz com seus mascotes: o Saci e o… macaco. Chega disso. Encheu o saco.

Caindo na real


Caindo na real 1Com as últimas pesquisas de intenções de voto e, faltando menos de duas semanas para a eleição, acho que ela está definida no País e aqui no Rio Grande do Sul.

Após ter enfrentado o ciclone Marina (Silva), o barco da presidente Dilma volta a navegar em águas tranquilas, no primeiro e no segundo turno. Pelo menos na eleição, porque no campo econômico e político (corrupção)…

Desde que Eduardo Campos se foi e que o fenômeno Marina Silva surgiu, venho escrevendo e questionando se ela teria combustível para ir até o fim. Ao que parece ela tem, sim, mas não para vencer, mesmo no segundo turno. Mas, a segunda parte da eleição pode mudar, apesar de ser difícil.

Marina e o PSB bem que tentaram virar o jogo para si, mas, eles e sua estrutura, não tem condições de enfrentar a máquina chamada PT, grande, rica e forte. A subida na intenção de voto de Marina já superou a comoção da perda de Campos, que jamais chegaria a 30%, como chegou Marina. A ascensão da acreana, segundo os analistas, é pela insatisfação dos brasileiros com a condução do País pelo atual governo. E o PT sabe bem disso e não vai querer perder a teta, em nome do seu projeto político-social.

Agora, o tiroteio a que Marina está sendo submetida por Dilma e Aécio é desumano, cruel, pois ela entrou em uma briga munida apenas de uma faca de mesa, sem fio. Imagine…

Por outro lado, aqui no Rio Grande do Sul, ao que parece será muito difícil tirar o Piratini de Ana Amélia, do PP, que deverá voltar ao palácio depois de 30 anos. As pesquisas estão colocando ela na frente, e com folga, nos dois turnos. A minha dúvida é saber, no segundo turno, com quem o PDT irá, se com Ana Amélia ou com Tarso ou com um terceiro nome que continua sendo visto pelo retrovisor pelos dois.

Parte do PDT quer o PP e parte quer o PT. Como irá o partido de Leonel Brizola no segundo turno?

Ao que parece, o Brasil e o RS serão comandados por mulher a partir de 01 de janeiro. Pelo menos é isso que dizem as pesquisas, mas muito cuidado por que elas também erram e não são garantia de 100%.

E você, já escolheu os seus candidatos? Eu já e meu voto será bem espalhado.

Lá no alto


América vence a ADS fora e mantem-se na liderança 1 (2)O América/GF/Marasca/Signor está endiabrado na Copa Lupicínio Rodrigues e não para de empilhar vitória sobre vitória, seja em Tapera ou fora. A última vítima foi a ADS, em Sananduva, nesta quarta-feira (24/09). E o time era o mesmo que tirou a poderosa ACBF da Série Ouro, jogando em Carlos Barbosa.

Com mais esta vitória, a sexta em sete jogos, o América está isolado na liderança da Copa LR, com 19 pontos, e um aproveitamento de mais de 90%, sem falar que está invicto nela.

Não vi e não pude assistir a partida, mas segundo o repórter Marcelo Haag, da Rádio Cultura de Tapera, que trabalhou no jogo, o América foi muito bem, especialmente na segunda etapa. E elogiou bastante o Alisson por sua atuação.

Com mais três pontos o América de credencia ao título e é o inimigo a ser batido na Copa Lupicínio Rodrigues. O time tem mais um jogo a cumprir, contra a ALAF, no dia 11 de outubro, em Tapera. Com um empate a equipe de Nuno fica isolada na primeira colocação e decide tudo em casa.

Mas, afinal, o que aconteceu com a equipe que é a mesma da Série Ouro e que ficou de fora dela? O América tinha problemas internos e isso se refletia na quadra. Com a chegada do Nuno, o time se redimensionou e focou a competição com vontade e o resultado é isso que estamos vendo ai. Jamais um time taperense teve um aproveitamento como este em um campeonato estadual.

A classificação está garantidíssima, resta saber como será o final de tudo isso. Será que caberia ai mais um caneco? Bala na agulha para isso o time tem e de sobra. Então, para cima deles, gurizada.

Outra coisa. Acho que a desconfiança que alguns taperenses tem com o time precisa acabar, afinal caminhar para frente é preciso. Para trás apenas as recordações e o aprendizado.

De parabéns os jogadores pela doação e pelo que estão fazendo em quadra, em casa e fora; e ao Nuno que deu outro norte a uma equipe que estava sufocando. O América é show.

Clube Aliança


Clube Aliança 1Na semana passada conversei com o vice-presidente do Clube Aliança de Tapera, Clóvis Grotto, sobre o CA, que neste mês completou 65 anos, querendo saber dele como está nossa maior entidade social. Ele me disse que o Clube passa por momento delicado, como a maioria dos clubes brasileiros, mas que o nosso não possui dívida a médio e longo prazo e que está rigorosamente sob controle. “O pior já passou”, disse.

Grotto revelou que a entidade está com uma inadimplência em torno de 50%, o que é muito para uma entidade social, mas que vai levando bravamente. “O Clube sobrevive de alguns corajosos que se doam a ele e dos associados que prestigiam os eventos seus”, disse.

O Clube Aliança instalou a saída de emergência do seu salão de festas, colocando uma escada que dá acesso ao terreno lateral, ao custo de R$ 40 mil.

De parabéns quem ajuda a fazer e a manter o Clube Aliança e aos que pagam a sua mensalidade em dia e ainda participam de suas promoções.

E sábado tem o jantar-baile-show. Imperdível!

Humilhação


Humilhação 1A prisão do advogado Maurício Dal Agnol foi uma humilhação só. Na verdade duplamente humilhante. A primeira foi a forma como foi revistado: no solo, como um bandido da mais alta periculosidade; e a segunda, foi sua longa exposição no meio da rua e em frente às câmeras de televisão, como um troféu conquistado pela polícia. Se tivesse um buraco sem fundo ali o advogado teria se jogado nele.

Por outro lado não é de se ter pena do homem que lesou mais de 30 mil pessoas e levou deles mais de 100 R$ milhões, pelo que se está sabendo. Conversando com um amigo policial ele me contou que a abordagem foi normal, claro que, feita em frente às câmeras da RBS, é diferente para mostrar trabalho e como forma de dar uma resposta aos lesados e a comunidade gaúcha.

Nesta questão a Justiça e a Polícia Federal fizeram grande trabalho e tiraram de circulação mais um mau gaúcho, um mau brasileiro. Mas, morando no Brasil e com as leis que temos, meu medo é que o advogado fique pouco tempo preso, não devolva o que amealhou e ainda receba dinheiro da União por conta de danos morais sofrido. Isso não me surpreenderia. Estamos no Brasil. Não esqueçamos isso.