Blog do Sarico

Não tem preço


Não tem preço 1Tem coisa melhor do que chegar em casa e, ao abrir a porta, encontrar um monte de propaganda eleitoral de todos os candidatos e cargos, todos os dias, debaixo dela? E carro de som na rua, para cima e para baixo, a todo volume? Ninguém merece. Essa eleição poderia ser amanhã. Por favor…

Se passando


Lei dá ao governo argentino poder de intervir em empresa 1O Congresso argentino aprovou projeto que permite ao governo Cristina Kirchner interferir em decisões das empresas. O governo poderá fixar piso e teto de preços e ordenar a fabricação de produtos. Para a oposição, a lei é inconstitucional. Que tal?

A Argentina agoniza. Seu governo está perdidasso. Um argentino me disse outro dia que a presidente deveria sair e deixar outro fazer as mudanças que o País tanto necessita.

Os argentinos não querem o País que os Kirchner desejam.

Sons da infância


Sons da minha infância 1Dias atrás fui acordado com o apito do antigo Curtume. Sentei na cama e comecei a pensar, tentando me localizar. Passou um tempo até lembrar que não temos mais o curtume em Tapera e muito menos seu apito.

O apito do antigo Curtume Mombelli pautou o dia a dia dos taperenses por décadas e décadas. Eu mesmo, quando menino, me baseava nele para ir à escola e voltar para casa. À tarde, acontecia a mesma coisa. Tapera era coordenada pelo apito que, todos achavam sair do grande chaminé da empresa, o que não era verdade. Isso eu soube bem mais tarde.

O apito era tocado quatro vezes por dia. Pela manhã às 07h15min e 11h45min e à tarde, às 13h15min e 17h45min, de segunda a sábado, até o meio dia.

Gostaria de saber quem foi ou foram os responsáveis por puxar a cordinha que acionava o apito ou o botão. Quem será que foi a pessoa que, como diz um amigo, mal sabia da responsabilidade que carregava nos ombros ao apenas apitar diariamente.

Este mesmo amigo me contou que, quando sua irmã foi estudar em Passo Fundo, na primeira semana ela ficava esperando o apito do Curtume tocar. Uma amiga, que estudou em Porto Alegre, me contou que várias vezes foi acordada pelo apito do curtume.

E junto com o apito da empresa havia ainda em Tapera o badalo dos sinos da Igreja matriz, nas horas cheias, com o número da hora – 10 horas, 10 batidas, por exemplo, e uma batida seca nas horas quebradas – 30 minutos. À noite também tocavam os sinos. Em qualquer lugar da cidade se sabia a hora. E quem não tinha relógio bastava ir para fora e conferi-la nos relógios iluminados das duas torres.

O Curtume alertava para o início e o fim da manhã e da tarde e a Igreja orientava os taperenses durante o dia e a noite.

Hoje, não temos mais os sons do passado: o apito do Curtume e os badalos da Igreja. Hoje, nossos sons são ronco de motores apressados, buzinas, freadas, arrancadas, foguetes e… latido de cachorro. Ninguém merece.

Justiça


images (2)Há 10 anos, em Erechim, um ônibus estudantil caiu em um açude matando 17 pessoas – 16 jovens e uma monitora. Ninguém foi preso ou julgado e a questão está no STF, em Brasília, que dirá se houve dolo ou culpa, como se isso fosse o mais importante de tudo. Em País sério acontece isso? Que Justiça é essa? O mal e a impunidade continuam vencendo, e de goleada.

Será que esse pessoal de opera a justiça lembra dos que ficaram e que perderam alguém muito importante para todo o sempre? O tempo é para fazer a coisa certa, a justiça, ou para esquecer o fato?

Breu


images (1)A energia elétrica em Selbach faltou de novo. Na sexta-feira, em plena solenidade de abertura da Selbachfest, o local e parte da cidade ficaram às escuras. Certamente falarão em sobrecarga, mas não deveriam ter feito um projeto prevendo tal possibilidade? Ninguém merece. Selbach não merece.

Frase do Dia


images“Os homens neutros são os aliados do Demônio”.

Edwin Chaplin

Esta é a mais pura verdade e se aplica muito bem à imprensa. Aliás, os grandes veículos de comunicação do planeta não ficam em cima do muro. Em uma eleição eles se posicionam e depois dela cobram o voto e o apoio dados no cumprimento das promessas feitas. Isso é seriedade. É da democracia.

Data errada


Data errada 1A Pepsi Cola decidiu fazer uma homenagem aos gaúchos na sua data máxima. A ideia foi boa, não fosse o erro do dia. Ao invés de 20 de setembro ela tacou 19 de setembro. Não foi nada. Apenas erraram a data.

Desespero


Desespero 1O desespero bateu as portas de quem está atrás nas pesquisas e as vítimas da hora são Ana Amélia, candidata ao governo do RS, e Marina Silva, candidata a presidente. Os partidos estão atirando para todos os lados tentando acertar a cabeça delas. E o poder de fogo desse pessoal é grande. Estão batendo em Ana Amélia por conta de sua dupla jornada de trabalho, em 1999, em Brasília, quando atuava também no gabinete do seu marido no Senado. E batem em Marina por conta de suas declarações, discursos antigos e programa de governo. O tiroteio é grande, chega a ser ingrato. Mas, será que tudo isso será suficiente para derrubar as duas candidatas? A ver.

Quem está atrás nas pesquisas intensificará os ataques nos últimos dias de campanha, quando a Justiça não terá mais tempo para nada.

Comunismo


Comunismo 1O programa do PCB (Partido Comunista Brasileiro) precisa ser estudado, para ser entendido e compreendido. Mas, é complicado. Segundo o que falam a figura do patrão não existe e que o empregado seria o chefe e o dono ao mesmo tempo. A ideia do comunismo é interessante, mas não funciona. Na teoria é uma coisa e na prática é bem outra.

Pela cartilha comunista o empregado seria o dono da empresa e, certamente do consumo. Só que assim. A indústria produz artigos de todos os tipos, tamanhos e preços. No caso dos produtos caros, quem os consumiria? E que País seria esse?

O comunismo não deu certo em lugar nenhum do mundo e jamais dará certo. Não tem como. Por que teimam com ele?

Gaúcho


Gaucho 1Não dá para entender o gaúcho. Uma hora ele é racista em estádio de futebol, na outra é intolerante e coloca fogo em CTG e numa outra ainda ele é liberal com assuntos polêmicos como no caso da menina que tem duas mães e um pai. Afinal, qual é o gaúcho de verdade? Diga você ai, paisano(a)?