Blog do Sarico

Exemplo


Exemplo 1Um ex-diretor da Agência de Planejamento da China foi condenado nesta quarta-feira à prisão perpétua por ter recebido o equivalente a 4,5 milhões de euros – R$ 13,5 milhões – em subornos. O escândalo foi revelado por uma ex-amante dele.

Aqui no Brasil, fazem de conta que processam e prendem, o camarada fica um tempo na prisão, quando é preso, e depois passa o resto da vida gastando o que amealhou e concorrendo em cada eleição.

Claro que o exemplo chinês é meio pesado, a prisão perpétua. O correto seria processar, julgar, prender, fazer devolver e cassar os direitos políticos por 20 anos. Será que é tão difícil isso?

Olho gordo


Olho gordo 1Esse esquema das empreiteiras com a Petrobras não é de hoje. O cartel sempre existiu e ele é grande e forte e só estourou por dois motivos: ou tiraram alguém do jogo (contrato ou dinheiro) ou alguém quis ganhar mais do que outro e o prejudicado botou a boca no trombone. Quando isso acontece, acontece isso. O esquema do Detran, aqui no RS, foi a mesma coisa. Ele sempre existiu.

A questão é que o pessoal gosta de ganhar cada vez mais e nunca está satisfeito. Os olhos crescem e as mãos também, e alguém é passado para traz. E é ai que as coisas acontecem. Entregam de bandeja para a imprensa. E tem gente que acha que a revista Veja inventa tudo. Só que esquecem (ou não sabem) que o caso vem à tona por que alguém entregou o esquema.

Dia do Palhaço


Dia do Palhaço 1Por indicação do deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou a proposta que coloca no calendário de comemorações nacionais o Dia do Palhaço: 10 de dezembro.

Agora, nós brasileiros, temos nosso dia oficial.

Parabéns a todos os palhaços do Brasil.

Boate do Clube


Boate do Clube 1Na semana passada conversei com alguém ligado à noite taperense que me contou que a Boate do Clube Aliança poderá abrir numa parceria entre o CA e um promoteur de eventos da terrinha. A ideia seria abri-la duas vezes por mês, sempre nas sextas-feiras.

A fonte me contou que a ideia é promover shows sertanejos, que recebem sempre bom público. Dei-lhe a ideia de colocar também o bom e velho rock, que anda pouco por ai, mas que ainda tem um público fiel, especialmente os de mais estrada. E que de repente poderiam dar oportunidade para as várias bandas da região que não tem espaço para se apresentar.

A ideia tem tudo para dar certo, basta que se projete algo bonito e bom e que tenha público, segredo para algo ter continuidade. No caso de Tapera, teríamos mais um local para irmos aos finais de semana, o que seria ótimo.

A propósito da Boate do Clube Aliança, que já abrigou a maior e melhor discoteca da região, no início dos anos 80, a Trinity Discoteque, que trazia muita gente bonita de toda a região para Tapera nas noites de sexta e sábado e nas tardes de domingo. Aquilo fervia. O pessoal olhava a novela Dancig Days, na Globo, e depois treinava os passos e os movimentos e no final de semana corria para ela para mostrar a coreografia. Aquelas danças, com muita luz, efeitos e sons e beleza causava êxtase geral. Uma loucura. A galera se deliciava olhando para as danças e para as belas mulheres, daqui e de fora, todas com muito brilho e colorido, e ficava bebendo cerveja, drinques e até champanhe.

A novela Boogie Oogie, da Globo, mostra bem o que foi o movimento dancing dos anos 70 e 80, com a Studio 54 (Nova Iorque), a Crocodilus no Rio, a Looking Glass em Porto Alegre e tantas outras. Quem viveu aqueles anos maravilhosos sabe do que falo.

E um detalhe. Apesar do som alto podia-se se conversar na pista, na mesa e no bar, sem problema nenhum. Hoje, não tem como fazer isso. Aliás, nem sei como o pessoal se entende, se não consegue conversar, com tanto tum-tum-tum-tum…

Precocidade


Precocidade 1Essa me chegou pelo whatsapp: “Hoje, crianças de 7 anos tem Ps4, Iphone, Ipad, câmera profissional… Eu com 7 anos só tinha piolho”.

É a mais pura verdade. As crianças de hoje nascem sabendo de tudo e mexendo em tudo. Daqui a pouco nascerão, de suas mães, ainda, e a primeira palavra que dirão será: “Qual é a senha?”. Isso se não vierem ao mundo trazendo junto algum aparelho.

Dia desses estava conversando com um amigo e o filho dele, de uns 3 ou 4 anos, estava mexendo freneticamente no notebook do pai. Não sei se ele sabia ler ou escrever, mas o que ele fazia com o joguinho eu não conseguiria nem que ficasse um mês treinando, diariamente. E ainda dizia para o pai o que fazer quando estivesse em frente ao computador. Pensei comigo: “Meu Deus, como a gente é burro”.

Impressionante a precocidade das crianças de hoje e a tecnologia que está a sua volta, completamente dominada por eles. Tudo entra fácil na cabecinha deles. E não é a toa que esteja surgindo tanto “geniozinho” por ai.

Mas, muito cuidado. Essas crianças, esses geniozinhos, precisam de outras coisas, principalmente, de brincar, de viver o mundo real, de ser criança. Quem vive o virtual não se dá bem no real, que raramente dá uma segunda chance.

Que tristeza


Tristeza 1Essa eu vi na internet, nesta semana. O Zorra Total, programa humorístico que a Globo apresenta aos sábados e que de engraçado não tem nada, vai acabar. Bah! Vou desandar a chorar por causa disso. Não vou mais comer, beber, dormir e nem sair de casa.

Ora, um programa de humor, que fica no ar por 15 anos, sem humor, fica por puro comodismo da emissora e por falta de ideias. Esse é o mal maior da televisão. Ela empurra goela abaixo do telespectador o que acha que é bom para ele e que cairá no gosto dele. E, hoje, com tantas coisas nas mãos, apertar o controle remoto e mudar de canal é ligeirinho, sem falar que a gente precisa ir até onde está o televisor.

Agora, com estes humoristas que temos ai, não tem como ir para frente. Os bons, que nos faziam rir demais, já se foram e os atuais, apesar de se esforçarem, não são engraçados. Não sei quem disse a eles que são bons, engraçados, e pior é quem lhes dá espaço (por tanto tempo) na TV.

Meu Deus do céu. O Zorra Total vai acabar. Vou emagrecer de tanto chorar.

Base de sucesso


downloadNão sei quanto as categorias de base do Guarany de Espumoso ganham da Prefeitura daquele município mas sei que suas equipes disputam tudo quanto é campeonato e torneio no Estado e até fora dele, e muitas vezes vão para as cabeças, como agora que o Sub 15 conquistou neste final de semana a 14ª Copa Sul Brasileira de Futsal, em Balneário Camboriú (SC), com equipes de SC, PR e RS. E na Tacinha RBS chegou às finais nas quatro categorias que participou.

O trabalho com a gurizada em Espumoso é exemplar e eficiente. Parabéns à diretoria do Guarany pelo trabalho, a administração municipal pelo apoio e ao treinador Jacques Cavalli pelo empenho.

Em Espumoso, além e tirar a meninada da rua, disputam e vencem competições. O Guarany é uma verdadeira fábrica de futuros boleiros.

O fim da sensação


donald_bravo1Mas, o que foi o América no sábado, aqui em Tapera, contra a ALAF? Não viu a cor da bola e levou um “arrodião” de dar dó: 6 a 2. Até pode perder, faz parte do jogo, mas levar uma goleada em casa é inadmissível. Imperdoável.

No jogo, o América nem de longe parecia aquela equipe que se classificou em primeiro lugar na 1ª fase da Copa Lupicínio Rodrigues, e que vencia todo mundo, e que chegou a ter aproveitamento superior a 92%. Na hora do vamos ver, o time tremeu, amarelou.

A equipe não conseguiu fazer nada certo na partida e quando fazia, em raros segundos de lucidez, esbarrava no bom goleiro Chico, que fez belas e grandes defesas.

Ouvindo a rádio, como sempre faço em jogos do América, ouvi mais de uma dezena de justificativas para o desastre de sábado, mas ninguém me tira da cabeça que o time perdeu o foco da competição na parada de três semanas. O América ficou treinando neste tempo e marcou passo e isso foi fundamental para o desastre.

Por outro lado, a ALAF veio a Tapera e parecia estar jogando em casa. Deve ter estudado o América e seus jogadores, pois conseguiu neutralizar o adversário do início ao fim do jogo. A ALAF forçava o América ao erro o que aconteceu várias vezes durante a partida.

O América parecia uma equipe juvenil tantos foram os erros cometidos no sábado e não teve forças para nada. Foi previsível e time previsível quando pega uma equipe bem montada e focada, com bons jogadores, é presa fácil e a queda é questão de tempo. É como na guerra.

2014 acabou, agora é pensar em 2015, quando o América continuará na Série Ouro, montar uma boa e competitiva equipe e fazer bonito, afinal se estará jogando novamente contra os grandes do salonismo gaúcho. Tem gente que deve permanecer no clube, mas tem outros que devem sair.

Tapera, pelo que se propôs e gastou, merecia ter tido outro resultado. Se quisesse o América poderia ter dado outro presente à comunidade taperense neste final de ano. O América poderia ter sido maior, mas não o quis.

Rei do mata mata


Inter 2 1O UOL Esportes realizou levantamento para descobrir quem era o rei do mata mata no Brasil e descobriu que é o Inter, que desbancou seu maior rival, o Grêmio. A equipe do Beira Rio tem aproveitamento de 79,62% nas últimas 14 temporadas. O Inter venceu 86 partidas de 108 realizadas. O seleto grupo reúne as 12 maiores equipes do País.

O G5 do UOL é o seguinte: 1º Inter, 2º Corinthians, 3º Flamengo, 4º Santos e 5º Cruzeiro. O São Paulo, um dos times mais vencedores do século passado, ficou em 9º. O Grêmio é o 11º (penúltimo) e o Palmeiras o 12º (último).

Confesso que não entendo esses rankings criados. Pode-se até serem levados em questão os pontos corridos, mas para mim ranking deveria ser formado a partir de títulos e quantos mais títulos mais pontos, por que eles devem valer muito mais do que uma partida. Campeonatos estaduais, nacionais, intercontinentais e mundiais deveriam ter determinada pontuação, afinal são muitas partidas disputadas, sem falar na importância de se erguer um troféu.

SORTE

E o Inter fez novamente gol nos acréscimos. No sábado. É muita sorte. E quem sabe essa sorte não o leve ao Tri da Libertadores ano que vem. Mas, com time (bem) reforçado, pois como está não dá para se iludir.