O governador Tarso Genro esteve na abertura da Expodireto Cotrijal, nesta segunda-feira (10/03), em Não-Me-Toque. Na plateia, muitos prefeitos e vice-prefeitos das regiões da Amaja e Amasbi, que para lá foram para ver se ele iria falar sobre o projeto de monitoramento por câmeras, parceria que o governo do Estado acertou com o Comaja e depois deu para trás. Tarso desapontou os mandatários municipais ao não falar nada sobre o assunto.
Na sexta-feira passada aconteceu uma reunião em Porto Alegre, na Secretaria da Segurança Pública, com seu secretário e seus colegas da Fazenda, Planejamento e Gabinete dos Prefeitos. Nela ficou acertado que o governo mantem a parceria, mas não sabe de onde tirará os recursos para bancar o projeto, porque dinheiro do BNDES não pode ser utilizado para este fim. Enquanto isso, os prefeitos ficam se constrangendo quando questionados pela população sobre quando as câmeras serão instaladas. Uma grande expectativa na região foi criada.
O governador veio e não falou nada sobre o que os prefeito queriam ouvir. Entrou mudo e saiu calado, pelo menos neste quesito.
Falando com alguns prefeitos presentes, os mesmos não deixarão o assunto morrer.
Antigamente se via de longe quem era da cidade e quem era do interior. Essa diferença era notada na conversa (sotaque) e na vestimenta. Hoje, essa diferença não existe mais. E sabe qual foi a razão deste “emparelhamento”? A internet, que aproximou o mundo de todos nós.
Quem viu a matéria final do Fantástico (Globo), neste domingo, sobre a situação das escolas em municípios do Nordeste, com certeza ficou arrepiado e desesperançado. Eu fiquei indignado com o que vi e com a visão que os governos estaduais e federal têm com a educação neste País que insiste em ser grande.
A matéria mostrou escolas sem as mínimas condições de receber alunos. Não tem banheiro, fazendo com que alunos e professores tenham de ir ao mato para fazer suas necessidades. Não tem água e esgoto. Não tem nada. Humilhante e degradante o que a Globo mostrou. Passei vergonha com o que vi.
Engraçado são as notas dos governos falando sobre o assunto. Ele estão sempre fazendo melhorias, mas estas nunca iniciam. Também, que iniciaram as obras tantos dias depois que a reportagem esteve no local.
E querem fazer Copa do Mundo. É mais ou menos como ter uma Ferrari na garagem de uma casa de madeira de três quartos.
Entre Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e José Ivo Sartori, ex-prefeito de Caxias do Sul e ex-deputado estadual, acho que dá o primeiro disparado.
Sartori é conhecido na Serra e na Capital, ao passo que Ziulkoski é conhecido no Estado todo e também no Brasil. É um municipalista nato, que faz chover literalmente em Brasília. Foi prefeito de Mariana Pimentel (RS), um pequeno município na região metropolitana de Porto Alegre, e seria um bom governador.
O PMDB deverá estar no segundo turno e disputar com Tarso Genro (PT) ou Ana Amélia Lemos (PP).
Perder 08 pontos no tapetão é de doer. Na verdade, é de matar. Dificilmente o E. C. Passo Fundo se manterá na Primeira Divisão gaúcha neste ano. Perder sem perder é dolorido. E a Federação Gaúcha de Futebol, hein? Os caras da não poderiam dizer ao clube que não dava mais para inscrever atletas?
A questão envolvendo o Projeto de Monitoramento, uma parceria entre o Governo do Estado e o Comaja (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí) para a instalação de câmeras nos 29 municípios do Consórcio, permanece em banho Maria. Após o recuo do governo, que havia se comprometido a bancar o projeto, aconteceu uma reunião em Porto Alegre para se retomar as negociações entre o Piratini e o Consórcio. Não houve avanço. Na última sexta-feira (07/03), na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), aconteceu uma nova reunião para se definir a questão, isso porque o governo não sabe de onde tirar os recursos para repassar ao projeto.
Participaram da reunião os secretários da Segurança Pública, Fazenda, Planejamento e Gabinete dos Prefeitos. Conforme contato mantido com a Assessoria de Comunicação da SSP, na reunião ficou acertado que o governo garantiu que instalará as câmeras nos 29 municípios do Comaja, mas que ainda não sabe de onde tirar os recursos para a sua implementação, já que não pode utilizar dinheiro do BNDES.
Na Expodireto Cotrijal, que abre nesta segunda-feira (10), em Não-Me-Toque, os prefeitos da região esperam que o governador Tarso Genro anuncie que o projeto sairá do papel, já que foi criada uma grande expectativa neste sentido na região.
Já os municípios do Comaja, que integram a Amaja (Associação dos Municípios do Alto Jacuí) e a Amasbi (Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí), esperam que Tarso Genro dê notícias sobre a instalação das câmeras que ajudarão na segurança pública. O recuo do governo no projeto causou um mal estar nos municípios, que cobram a promessa dos seus prefeitos.
O Grêmio Esportivo América, que disputará a Série Ouro neste ano, virá com um novo nome para esta temporada. Em 2014, a equipe se chamará AMÉRICA/GF/MARASCA/SIGNOR. A Signor Concretos, do empresário Fabrício Signor, será a nova parceira do GEA na Primeira Divisão do futsal gaúcho, ocupando o espaço que era da Fepol.
O contrato foi assinado, entre as direções da equipe e da empresa, no sábado (08) à tarde, na sede da Signor, em Tapera.
Já havia falado com o Fabrício anteriormente e ele havia mostrado interesse em patrocinar o América, por três motivos: o clube, o município e a exposição que a Signor terá em âmbito estadual.
O América estreia na Série Ouro neste sábado (15), às 20h, no Ginásio Poliesportivo, contra a Assaf, de Santa Cruz do Sul.
Parabéns ao Fabrício e ao Valderi, seu pai, pela visão.
Os jogos da Série Ouro neste ano não terão a presença da Brigada Militar nos ginásios onde os mesmos acontecerão. A decisão foi tomada em reunião realizada na semana passada, em Porto Alegre, na sede da Federação Gaúcha de Futsal, entre a FGFS e os clubes participantes. Ao invés de PMs, os ginásios terão a presença de oito seguranças privados, bancados pelos clubes, juntamente com um delegado da Federação, que deverá ser informada sobre a utilização dos seguranças 72 horas antes do jogo para que possa indicar a tempo o seu representante na partida.
A sugestão foi dada pelo diretor de futebol do América, Amarildo Nascimento, sendo prontamente aceita e aprovada pelos clubes. Acontece que, para não ficar refém de um posicionamento do Corpo de Bombeiros, que é quem determina à BM a sua ida ou não ao ginásio, uma vez que em cada município os bombeiros tem uma visão diferenciada sobre a segurança do público e dos atletas. Não existe uma uniformidade neste sentido. Quem já acompanhou jogos em Tapera e fora dela sabe bem como é.
Não sei se é bom ou não, mas não tem como a presença da Brigada Militar em um evento para dar um ar de segurança verdadeira, em função da sua autoridade. Brigadiano não precisa fazer nada. Nem ser notado. Mas, estando presente já garante tudo. Mas, onde o povo é educado, como aqui em Tapera, não deverá haver problema. Com os seguranças vai dar certo, sim.
A Série Ouro 2014 inicia neste sábado (14) e o América estreia em casa, às 20h, no Ginásio Poliesportivo, contra a Assaf, de Santa Cruz do Sul.
Bem que as mães e tias dos BBBs poderiam dar uns conselhos aos nove confinados e pedir-lhes que acabem com a pegação na cama na televisão. Aquilo lá está demais. Tem mãe (e pai) por ai travando uma guerra para explicar aos filhos pequenos o que aqueles malucos estão fazenda embaixo do edredom. É demais.
Você viu? Em São Paulo choveu 30 milímetros e a cidade virou um inferno, com alagamentos e muito prejuízo em casas, prédios e veículos. Mas, e se chovesse 200 milímetros. A cidade despareceria?