Blog do Sarico

Copa


Copa 1O Brasil já gastou mais de R$ 25 bilhões na sua Copa do Mundo. Será que o País conseguirá receber mais em benefícios (lucro)? Segundo relatório da Moody’s, o torneio serve para dar mais visibilidade ao País sede e às marcas de empresas patrocinadoras. E os municípios?

Santo Graal


Santo Graal 1Pesquisadores espanhóis disseram nesta semana ter encontrado o lendário Santo Graal, o cálice da última ceia de Cristo com os apóstolos. Diz a lenda que, por tocar os lábios de Cristo, o cálice dá a imortalidade a quem dele fizer uso. Muitas pessoas correram à Basílica de San Isidro, em León, Espanha, para ver a relíquia.

Não sei, mas aquele cálice é muito novo para ser o Graal e muito pomposo, não fazendo o estilo de Cristo. Deve ser mais um item que irá se somar aos mais de 200 encontrados pelo mundo todo nestes séculos todos.

A seleção em Tapera


A seleção em Tapera 1O pessoal de Tapera percebeu que no último dia 22, no jogo do América com a ACBF, estavam na quadra nada mais nada menos do que três dos cinco jogadores titulares da nova Seleção Brasileira de Futsal? Estiveram aqui o goleiro Rennan, o ala Jonathan e o pivô Sinoê. Que tal? Bateram foto com eles?

E mesmo jogador de seleção dá balão dentro de sua área. Dureza!

E a nossa seleção domingo, contra a Argentina, hein?

Falando em seleção, parece que a corrupção chegou até a Federação Brasileira de Futsal. Mas, sobrou alguma coisa boa e séria por ai?

1964


imagesAfinal, foi golpe ou revolução? Enfim, a democracia e a liberdade estão ai, mas o Brasil continua necessitando de mudanças profundas. Não de governo, mas de rumo e ações. De atitude.

Contradição


Contradição 1O BBB é pura putaria e isso todo mundo sabe. Agora, não entendo quando o pessoal da casa vence uma prova ou escapa da degola – paredão, grita “Obrigado Deus”. Sim, mas e ai?

Eu acompanho o programa pelo noticiário que é muito explorado e acho que é armado. Quem garante que os votos obtidos pelo telefone e internet existem de fato? As emissoras de televisão, pelo patrocínio e o lucro, colocam a mãe no balcão para venda.

Argentino


Argentino 1O Esporte Espetacular (Globo) deste domingo disse que Conca, do Fluminense, é o melhor argentino no Brasil. Vem cá. Aquele pessoal já ouviu falar de D’alessandro, do Inter? O “Dale” foi premiado o ano passado. O Conca, não. Por favor!

Valentes fujões


Valentes 1A Polícia e o Exército, em bom número e muito bem armados, tomou um complexo de favelas no Rio, sem qualquer tipo de resistência por parte bandidagem. Quando ela viu os “home” chegando, vazaram. Por que essa Força de Segurança Nacional não pode patrulhar as grandes cidades? Só de ver fardados na rua, treinados e armados, o vagabundo pensaria duas vezes antes de agir. E quem não gosta de ver a polícia circulando pelo seu bairro? E com blindados, melhor ainda.

O BOPE mete medo, mas um soldado usando roupa camuflada, rosto pintado, mochila e empunhando um fuzil mete muito mais. E em cima de um blindado, então.

Grenal 400 (II)


downloadComo havia previsto, deu mesmo D’alessandro & Cia no Grenal 400 desta tarde na Arena. O time de Abel jogou bem na primeira etapa, apesar de o Grêmio ter sido melhor. Marcelo Grohe fez grandes defesas. No segundo, o Abel fez a leitura correta do jogo e mudou onde tinha de mudar. Quando colocou Alan Patrick e Hernande na equipe, o Inter se agigantou e mandou no jogo, fazendo uma meia linha, pois o Grêmio não conseguia entrar na área colorada. O time fez uma barreira na meia-lua e dali partia a todo instante em alta velocidade em direção ao gol, com toques rápidos e primorosos. Grohe apareceu de novo.

Me chamou atenção no jogo o preparo físico do Inter e o seu esquema tático. Também, o fato de logo que o juiz apitou o final da partida as luzes da Arena se apagaram. Nos tempos do Olímpico não era assim. E nem no Beira-Rio é assim.

Entre os caras da espada, Pirata e He Man, deu o loirinho.

O Grenal 400 foi histórico, pois o Inter venceu o primeiro na história da Arena. E de virada.

Quero ver o que a imprensa da capital dirá amanhã, porque nesta semana falou, falou, falou e falou muita coisa que não se concretizou na partida. O Inter, bem ao estilo mineiro, passou a semana quieto, longe das luzes e mostrou a sua cara quando deveria e papou. Foi perfeito.

Parabéns ao Inter e aos colorados pela bela vitória. E ao Grêmio e aos gremistas que souberam perder e vender caro a derrota. Dia 13 a confusão é com o Inter, no Beira-Rio ou no Centenário em Caxias do Sul. Senti depois do jogo que os colorados querem o jogo no Beira-Rio. Pois, que seja no Beira-Rio. O Inter, devido ao gol qualificado, poderá perder por 1 a 0, mas não vai querer perder para ser Tetra. E o Grêmio, mordido, virá a mil por hora. Será um senhor jogo. Façam suas apostas, senhores.

Ainda sem as câmeras


downloadNa última quarta-feira (26/03), estive em Soledade participando da reunião do Comaja (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Jacuí), do qual seu presidente é o prefeito de Tapera, Ireneu Orth. A reunião aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, às 13h30min.

No encontro de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, se falou de vários assuntos de interesse dos 30 municípios que integram o Comaja. E entre eles estava o Projeto de Videomonitoramento, que o Consórcio assinou em parceria com o governo do Estado, com o próprio governador Tarso Genro.

Os prefeitos foram a Soledade para saber qual o posicionamento do Palácio Piratini, após este gelo governamental no projeto. Acontece que estaria na reunião um representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para falar aos mandatários municipais sobre o posicionamento do governo do Estado, que mantem o projeto em Banho Maria, repassando ao Comaja R$ 1,5 milhão, quando acenou, em documento firmado e assinado pelo próprio Tarso, repassar R$ 4,6 milhões. A manifestação do jovem delegado de Polícia Civil foi um balde de água gelada na cabeça dos prefeitos, que esperavam que o Piratini voltasse atrás e cumprisse o que prometeu ainda em 2010 e nos vários encontros mantidos com a presença de secretários do alto escalão.

Os prefeitos e vice-prefeitos presentes não escondiam a sua frustração com a resistência do governo gaúcho em cumprir a promessa feita a eles.

Depois que o delegado saiu da sala e retornou a Porto Alegre, levando junto um pedido de audiência com o governador Tarso Genro, para esta semana, os prefeitos continuaram a falar do projeto. Senti nas várias conversas na sala que o projeto não sairá se o governo não repassar os R$ 4,6 milhões prometidos. O R$ 1,5 milhão inviabiliza o projeto, porque nenhum dos prefeitos mexerá no seu caixa para bancar uma promessa governamental, afinal foi o governo quem propôs a parceria com o Comaja bem como as regras da mesma.

A impressão que se tem é que o governo se arrependeu do que propôs e quer pular fora, mas não sabe como fazer isso, porque assinou uma promessa e porque neste não tem eleição e Tarso Genro concorre à reeleição.

Conversando com alguns prefeitos, tirando 5 ou 6 municípios que estão com dinheiro para bancar o projeto, os demais não tem e não arrumarão recurso para bancar a promessa do governador. E se a maioria dos municípios não entrar no projeto, o mesmo ficará inviabilizado e sepultado de vez. Os prefeitos são claros em seus posicionamentos sobre colocar dinheiro em cima dele.

Para se entender o caso. O Projeto de Videomonitoramento proposto pelo Comaja, foi colocado no papel em 2010 e apresentado ao governador Tarso Genro, que o aprovou e acenou com o repasse de recursos do Estado. Entraria com R$ 4,6 milhões e o restante dos R$ 12 milhões, que é o valor do projeto, viriam da União, que entraria com R$ 1,8 milhão, já repassado ao Consórcio; R$ 2,1 milhões das prefeituras e os restantes R$ 3,5 milhões das empresas, dos municípios. O governo prometeu ainda pagar o valor – R$ 4,6 milhões – em duas parcelas, até 13 de setembro de 1013, e depois, em parcela única, no dia 28 de fevereiro de 2014. A data passou e o dinheiro não entrou no caixa do Consórcio.

Vamos esperar mais este capítulo da novela que se arrasta dede 2010 e que já produziu mais de 50 viagens a Porto Alegre, uma infinidade de telefonemas para secretarias e autarquias, várias reuniões na capital e o gasto de mais de R$ 250 mil com tudo isso. O governo do Estado roeu a corda.

“Antigamente se tinha palavra, que não vale mais. Depois, se tinha bigode, que também não vale mais. E agora, nem com documento assinado se tem garantia de algo”, me disse um dos presentes na reunião de Soledade.

Nesta semana o telefone da sede do Comaja, em Ibirubá, deverá tocar comunicando a data, local e hora da reunião com o governador Tarso Genro para se falar sobre o projeto. Vamos aguardar para ver se ela sai. Por via das dúvidas os prefeitos esperarão sentados.

Gols do América


AméricaVi os gols que o América levou da ACBF, no sábado, no Poli, na derrota por 2 a 1. O primeiro foi um erro primário, daqueles em que a técnica é arremessada para fora do ginásio. Tem quem chame de azar. E o segundo, o jogador estava só dentro da área, sem marcação.

A diferença entre equipes é o resultado obtido em cima da oportunidade surgida. Time bom não erra, mesmo dando balão dentro de sua área. Tomara que o América tenha aprendido a lição, afinal cometeu dois erros e foi em cima deles que o placar foi construído. Oportunidade surgida precisa ser aproveitada.

Neste sábado, o América vai a Teutônia repetir a final da Prata 2013, contra a ASTF. Vamos ver como se comporta o time de Ronaldão depois do jogão de sábado.

E todo mundo ligado na Rádio Cultura de Tapera.