Um viaduto caiu em Belo Horizonte (MG) matando duas pessoas e deixando várias feridas. Mas, como é que pode acontecer uma coisa dessas? Que material foi utilizado na obra? E quem seriam os responsáveis por aquela porcaria? Mais impunidade à vista?
O Brasil passou pela Colômbia, a pau e corda, e está na Semifinal. O time de Felipão e Neymar ainda não apresentou um bom futebol, suficiente para ser Hexacampeão. E não estou falando de sorte.
Neymar, que saiu machucado após uma agressão covarde, com a anuência do fraco árbitro espanhol, novamente jogou muito pouco e passou a maior parte do jogo no chão. Ele não joga para o time, para desespero dos brasileiros. E ficar de fora da Copa soa como castigo, pelo que faz em campo e fora dele. Ou sorte pelo que vem jogando. Fred é uma nulidade. É um a menos em jogo. Hulk, não é jogador. E o Felipão não é mais o cara. Convocou mal e deixou gente melhor de fora. O meio de campo do Brasil é uma coisa. E a zaga é outra coisa, mas pelo menos faz gols, obrigação dos atacantes que não estão cumprindo o seu papel.
E o que foi aqueles últimos 5 minutos? O Brasil estava acoado, como nunca aconteceu em 19 Copas do Mundo. E o Felipão enchendo o campo de zagueiros. Está perdido o bigodudo de Passo Fundo.
Gostei do Maicon, que entrou bem; do Marcelo, mesmo sem apoiar o ataque; do Thiago Silva, que apenas errou na bobagem de receber o terceiro amarelo; e do David Luiz, que é um lutador nato. E só! Percebeu que todos são zagueiros?
Agora o Brasil pega a Alemanha, sem Neymar e Thiago Silva. Uma pedreira, pois vai para uma guerra munido com uma escova de dentes e com o futebol que vem jogando… O Brasil encara a Divisão Panzer alemã com 50% de chances. Se antes era complicado o jogo, imagine agora sem dois titulares, entre os quais o que carrega o time nas costas, mesmo na esperança.
Vamos ver. Esse Hexa está complicado e o Felipão deve estar pensando no que fez. Em 2002, ele não convocou Romário. O Brasil inteiro veio abaixo por não levar o baixinho à Copa do Japão e Coreia. Romário não foi e o Brasil voltou campeão, Penta. Os méritos foram todos do treinador. Agora, deixa gente boa de fora e aposta em outras figurinhas. Se o Brasil vingar será mérito dele. Se não vingar, também.
Enfim, que venha a poderosa Alemanha, e depois dela quem quer que seja.
O Brasil ainda não mostrou um futebol convincente nesta Copa do Mundo, capaz de levantar o Hexa. A Seleção chegou ao quarto jogo sem brilhar e sem que Neymar, seu melhor jogador e esperança de título, tenha desencantado.
O problema da Seleção está no meio de campo. Dos cinco jogadores apenas um cria: Oscar. E o treinador não vê isso, logo ele que diz sempre que sabe tudo de futebol.
Tirando o ex-colorado, os outros quatro correm, marcam, ocupam espaços e nada mais. São apenas táticos o que não leva a lugar algum. Está na hora do Felipão fazer este time jogar mais e chorar menos. Outra coisa. O ataque brasileiro não faz gols. E a Neymar dependência é um problema se não acontecer.
Hoje tem a Colômbia, um bom time, com um bom jogador, mas ela não será o maior desafio do Brasil. O desafio maior do Brasil é o seu próprio futebol, além do emocional dos seus jogadores que, a cada final de partida deixam o campo com um semblante preocupante. A imagem do capitão Thiago Silva sentado em uma bola, isolado e pensativo, após o jogo com o Chile, mostrou bem como estão os nervos da jovem Seleção brasileira. Tomara que o time esteja preparado para o inferno que está vindo ai.
Então, que venha a Colômbia, time com melhor média de gols da Copa e do goleador da competição. E que venham também Alemanha ou França e depois Argentina ou Holanda. O Hexa será só nosso.
O que já se sabia desde a última sexta-feira (27/06) se confirmou ontem: Ronaldão não é mais o treinador do América/GF/Marasca/Signor. O ambiente pesado no vestiário, aliado à desclassificação à 2ª fase na Série Ouro, minaram os pés do técnico. Ronaldão, sentindo o clima adverso na equipe, pediu para sair. Segundo ele, entre perder dois ou três nomes, que se perdesse um, no caso ele. O próprio teria dito para amigos na cidade, antes da direção se manifestar, que estava deixando o clube.
Nesta terça-feira a direção se manifestou e comunicou oficialmente que Ronaldão não é mais o comandante do banco americano. Também, que a equipe buscaria um substituto dentro do grupo, sem citar nome.
Analisando o contexto, o único nome capaz de devolver a tranquilidade ao América seria o capitão Nuno que, lesionado, está fora da competição. Nuno exerce grande liderança no time e é muito respeitado pelos colegas pelo seu currículo vitorioso. A direção não tinha certeza se o capitão aceitaria o desafio e, nesta terça à noite, em contato mantido com ele, Nuno aceitou comandar o América na segunda metade de 2014, na Copa Lupicínio Rodrigues. E com ele deverá vir novos nomes para o grupo.
O Nuno é uma escolha grande e acertada, pois além de conhecer futsal, consegue trabalhar com atletas experimentados e novos e sabe como poucos como conduzir a equipe em qualquer situação em uma partida, que exija a intervenção do treinador, imediata. O capitão tem muito a acrescentar ao América, agora no banco. Com novos ares no vestiário e na quadra, o time vai para outro momento no ano.
O América/GF/Marasca/Signor, que está em férias, começa a trabalhar na próxima terça-feira (08/07), às 11h, no Poliesportivo, já sob o comando do novo treinador.
Nuno, que está próximo da aposentaria de uma carreira sólida e de sucesso, pode estar começando uma nova. E já começa em uma boa vitrine: a Série Ouro. E quem sabe não seja o começo de outra carreira vitoriosa cheia de títulos?
Sucesso, ao Nuno e ao América.
O ex-ministro Joaquim Barbosa deixou o Supremo – aposentadoria – e a guarda na Corte baixou.
Sem ele, o STF nunca mais será o mesmo.
Ana Amélia, Tarso Genro, José Ivo Sartori ou Vieira da Cunha? Quem irá para o segundo turno? E quem levará o Piratini? Continua ou muda? Homem ou mulher? Diz ai.
Era uma vez um rei muito rico. Tinha tudo. Dinheiro, poder, conforto, centenas de súditos… Ainda assim não era feliz. Um dia, cruzou com um de seus criados, que assobiava alegremente enquanto esfregava o chão com uma vassoura. Ficou intrigado. Como ele, um soberano supremo do reino, poderia andar tão cabisbaixo enquanto um humilde servente parecia desfrutar de tanto prazer?
– Por que você está tão feliz? – perguntou o rei.
– Majestade, sou apenas um serviçal. Não necessito muito. Tenho um teto para abrigar minha família e uma comida quente para aquecer nossas barrigas.
O rei não conseguia entender. Chamou então o conselheiro do reino, a pessoa em que mais confiava.
– Majestade, creio que o servente não faça parte do Clube 99.
– Clube 99? O que é isso?
– Majestade, para compreender o que é o Clube 99, ordene que seja deixado um saco com 99 moedas de ouro na porta da casa do servente.
E assim foi feito. Quando o pobre criado encontrou o saco de moedas na sua porta, ficou radiante. Não podia acreditar em tamanha sorte. Nem em sonhos tinha visto tanto dinheiro. Esparramou as moedas na mesa e começou a contá-las.
– 96, 97, 98, 99.
Achou estranho ter 99. Achou que poderia ter derrubado uma, talvez. Provavelmente eram 100. Mas não encontrou nada. Eram 99 mesmo. Por algum motivo, aquela moeda que faltava ganhou uma súbita importância. Com apenas mais uma moeda de ouro, uma só, ele completaria 100. Um número de 3 dígitos. Uma fortuna de verdade. Ficou obcecado por completar seu recente patrimônio com a moeda que faltava. Decidiu que faria o que fosse preciso para conseguir mais uma moeda de ouro. Trabalharia dia e noite. Afinal, estava muito, muito, muito perto de ter uma fortuna de 100 moedas de ouro. Seria um homem rico, com 100 moedas de ouro.
Daquele dia em diante, a vida do servente mudou. Passava o tempo todo pensando em como ganhar uma moeda de ouro. Estava sempre cansado e resmungando pelos cantos. Tinha pouca paciência com a família que não entendia o que era preciso para conseguir a centésima moeda de ouro. Parou de assobiar enquanto varria chão. O rei percebeu essa mudança súbita de comportamento e chamou seu conselheiro.
– Majestade, agora o servente faz, oficialmente, parte do Clube 99.
E continuou:
– O Clube 99 é formado por pessoas que têm o suficiente para serem felizes, mas mesmo assim não estão satisfeitas. Estão constantemente correndo atrás desse 1 que lhes falta. Vivem repetindo que se tiverem apenas essa última e pequena coisa que lhes falta, aí sim poderão ser felizes de verdade. Majestade, na realidade é preciso muito pouco para ser feliz. Porém, no momento em que ganhamos algo maior ou melhor, imediatamente surge a sensação que poderíamos ter mais. Com um pouco mais, acreditamos que haveria de fato, uma grande mudança. Só um pouco mais. Perdemos o sono, nossa alegria, nossa paz e machucamos as pessoas que estão a nossa volta. E o pouco mais, sempre vira… um pouco mais. O pouco mais é o preço do nosso desejo.
E concluiu:
– Isso, Majestade… é o Clube dos 99.
Na segunda-feira (30/06), por volta de 17h, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) ultrapassou a marca de R$ 800 bilhões em impostos pagos pelos brasileiros. No ano passado, os R$ 800 bilhões foram registrados no dia 06 de julho.
Afinal, onde é aplicado todo este dinheiro arrecadado, que entra a cada hora e todos os dias? E o governo federal sabe quanto arrecada anualmente? Isso ai é dinheiro pra caramba. E, em se tratando de Brasil, tem desvios. E de quanto ele seria?
Notícia que circula em Tapera, não oficial, ainda, dá conta de que Ronaldão não é mais o treinador do América/GF/Marasca/Signor. A notícia foi dada pelo próprio Ronaldão. A direção americana ainda não se manifestou a respeito, o que deverá acontecer nesta semana.
Na sexta-feira (27/06), durante a final do Municipal de Futsal, no Poliesportivo, local dos jogos e treinos do América, alguém me pediu se Ronaldão havia “caído”. Disse-lhe que não sabia de nada. Confesso que fiquei surpreso, porque à tarde, havia falado com um diretor do América e este me disse que a direção faria mudanças na equipe, mas que estas seriam na linha, com 2 ou 3 jogadores. E à noite me vem esta notícia. Depois da premiação fui para casa quando entra uma mensagem no meu telefone: “Ronaldão tá fora do América. Tu tá sabendo Sarico?”. “Puxa vida”, pensei, o que está acontecendo? Será que estão querendo que eu dê uma barriga – no jargão jornalístico um furo ao contrário, uma mentira, ou querem que eu largue uma informação na frente para que se “oficialize” a coisa, o que já aconteceu aqui em Tapera várias vezes. Liguei para um amigo ligado à direção e este me disse que não tinha nada certo, mas que haveria mudanças na equipe, uma vez que a direção havia se reunido várias vezes na semana passada, para tratar destas mudanças.
No sábado pela manhã, toca meu celular e do outro lado um amigo me disse que o Ronaldão havia deixado o América e que ele próprio teria lhe dito isso. Peguei o telefone e liguei para o Ronaldão, que confirmou a informação. Também, que o clima estava pesado no grupo e que, se fosse para melhorar o time, que saísse um, no caso ele, ao invés de 2 ou 3 jogadores. Ao desligar o telefone liguei para um diretor do GEA, que não confirmou a saída, mas que o ambiente no clube era de mudança e que poderia envolver o treinador, que tem contrato com o clube até outubro.
Terminadas as conversas, escrevi o texto que publiquei no sábado pela manhã, aguardando a manifestação da direção do América sobre o caso, já que havia comentários na cidade, mas nada de forma oficial. Iria esperar pela direção.
Mas, no sábado à noite, recebo uma mensagem dizendo que o Ronaldão estava fora do América e que ele próprio teria dito isso a quem me enviou a mesma. Bem, se o próprio Ronaldão está dizendo que saiu, tendo falado abertamente para várias pessoas na cidade, ele está mesmo fora da equipe. Agora, vamos esperar a manifestação dos dirigentes do América, que está fora da primeira parte da Série Ouro e em férias até 05 de julho, para ver o que dirá sobre a saída do treinador e quais mudanças serão realizadas na equipe que poderá liberar alguns jogadores. E estas mudanças seriam bem vindas na equipe que penou nesta temporada por lesão, cartão e falta de plantel e de gols, para que volte a vibrar em quadra como se espera na segunda metade de 2014.
O que estou sabendo é que a equipe deverá dispensar 2 ou 3 jogadores e contratar outros para seus lugares e que o time poderia ser comandado por alguém de dentro do grupo neste segundo semestre. Arrisco dizer que este poderia ser o do capitão Nuno que, lesionado, está fora da temporada, e exerce grande liderança na equipe e poderia dar aquela chacoalhada que o time tanto precisa quando não acerta em quadra. Além disso, o capitão poderia indicar novos nomes ao clube. Aceitando esta missão, Nuno abriria um novo capítulo em seu currículo esportivo de sucesso. Se convidado, aceitaria, afinal teria um bom time nas mãos e na melhor vitrine de um dos melhores campeonatos estaduais do País e, daqui a pouco uma nova carreira começaria para ele.
Que existe uma crise no vestiário do América isso todos sabem, mas ela era negada pela direção e acobertada pela imprensa, por razões óbvias. E essa crise vem se arrastando desde o ano passado. Vamos aguardar pela direção para sabermos o que acontece a partir de agora.
Nesta terça-feira (01/07), o Plano Real, que endireitou o Brasil, completa 20 anos. Ele fez maravilhas pelo País e, se o Brasil é o que é hoje se deve e muito ao Real. Pena que a inflação, que há 20 anos beirava os 90% ao mês – 2% ao dia – hoje, aos poucos, vai subindo e apavorando os brasileiros que não querem mais saber dela. Nem inflação baixa ou controlada, afinal, se terminamos com ela e ficou bom para todos, por que tê-la novamente?
O Plano Real colocou o Brasil nos trilhos e no mapa mundi. Foi o início de tudo isso que está ai.