O futebol é bonito por que não tem lógica e o favoritismo nem sempre acontece. Quem assistiu a partida entre México e Holanda, no domingo, viu que os mexicanos jogaram bem, mas pecaram e foram punidos. Um time que faz gol e recua, não merece vencer. A Holanda tomou o gol e foi para cima, sem pressa, mas focada para empatar e vencer. Se empenhou, lutou e conseguiu, merecidamente. O futebol, como na vida, pune os covardes.
O México sempre chega nas Copas do Mundo com bom time. Joga bem, mas se bota fora. E nesta aconteceu o que sempre acontece com ele. E a Holanda por sua vez, chegou bem, faz grandes jogos e belos gols, mas na hora do vamos ver, na final, amarela e leva o vice. Será que neste ano será diferente? Time para levar eles tem, como a Espanha em 2010.
Vamos ver neste ano se os laranjas mantem a sua cor original. E o México que se prepare para a Rússia em 2018, jogando de forma séria e profissional, por que faz bonito no começo e feio da metade em diante. O México é como homem bonito que, chega na festa, dança maravilhosamente bem e com as mais belas mulheres e vai embora sozinho.
E cuidado com a Holanda por que escritas, no caso deles de três vice-campeonatos, estão ai para serem quebradas. Se der Holanda e Brasil na final o chão tremerá e vai ser um ranger de dentes só no País.
Por que o jogador não para de colocar fotos suas na internet e se concentra na Copa do Mundo? O Brasil depende demais de Neymar e isso é terrível se ele não estiver focado. O guri está vislumbrado com toda essa exposição que lhe é dada todos os dias pela imprensa, principalmente a Globo, e também com a dinheirama que está ganhando, que não é pouca. A conquista do Hexa não é sua prioridade.
Imagine você ter de sair da sua casa por que a água de um rio próximo está chegando perto dela. Você se obriga a passar a noite fora e, quando volta pela manhã, ver que a água entrou na sua morada e fez um estrago dos diabos. Isso é o fim do mundo para quem dá duro a vida toda para ter a sua casa e as suas coisinhas. Pois este cenário desolador está sendo visto todos os dias no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Água dentro de uma casa e o estrago deixado resulta em uma dor indescritível. Nós, onde estamos, longe de rios, devemos dar graças a Deus por escapar deste pesadelo.
ESTRADAS – Nesta semana, a Polícia Rodoviária Estadual de Tapera enviou relatório de suas atividades nas estradas sob sua jurisdição. Nos mais de 20 acidentes registrados, a grande maioria foi choque, após aquaplanagem. Quer dizer. O pessoal anda pelas estradas, com uma velocidade acima da permitida e com muita água sobre a pista, e o resultado não poderia ser outro: acidente. Felizmente não houve mortes. Apenas danos materiais.
Quando na estrada todo cuidado é pouco. Com a velocidade, com curvas e lombadas e com quem vem do outro lado. Todo cuidado é pouco.
O Brasil ainda não convenceu nesta Copa do Mundo e está longe de emplacar o Hexa com este futebol. Se o Neymar não joga, e ele não jogou nada hoje, a Seleção não anda. Dá chutões para frente, sem que a bola passe pelo meio campo, que é fraco.
A pergunta que se faz neste momento é a seguinte: onde está o belo time que venceu a Copa das Confederações ano passado, goleando o atual campeão do mundo, a desclassificada Espanha, por 3×0?
A Seleção pegou quatro times médios e penou para vencê-los. No caso do “freguês” Chile, foi necessário os pênaltis e a sorte do goleiro Júlio Cesar para avançar.
O Brasil passou pelo Chile, com as calças na mão e agora pegará um time melhor: a Colômbia, que venceu seus quatro jogos e que faz gols. E até aqui levou apenas 02. Numa comparação entre os dois sul-americanos, a Colômbia dá de goelada no Chile.
E se passar pelos colombianos, o Brasil começa a pegar os grandes que estão em solo brasileiro. Bem, ai serão outros quinhentos.
Quando o Brasil soube que pegaria o Chile na 2ª fase, o Galvão Bueno (Globo) disse várias vezes que o Chile era freguês do Brasil: “Quando estamos em crise, chama o Chile”, dizia ele. Há pouco, no Jornal Nacional, o mesmo Galvão, cuja validade já expirou, visivelmente constrangido, disse que o Chile é um time ruim de se enfrentar. Pois é…
O Brasil precisará jogar muito mais para colocar a sexta estrela em sua camisa, por que assim será presa fácil quando pegar um grande.
Que venha a Colômbia, do Rodrigues. Mas, tá dando medo até aqui.
E antes que os cornetas se apresentem eu torço pelo Brasil de Felipão.
Apesar de estar em “férias” na Série Ouro, não tendo classificado à 2ª fase, o América/GF/Marasca/Signor continua trabalhando nos bastidores. Nesta semana a direção se reuniu mais de uma vez para tratar do segundo semestre, quando a equipe volta ao estadual, pela Copa Lupicínio Rodrigues. Apesar do time ter sérios problemas de desfalques em jogos importantes, por lesão e cartão no decorrer do campeonato, a direção sabe que precisa dar uma mexida no grupo, para motivá-lo e dar uma resposta à comunidade uma vez que o valor maior dos gastos é bancado pelo caixa público.
As reuniões aconteceram para ver que decisão será tomada. Os dirigentes sabem que, neste momento em que a equipe está parada e os jogadores de férias até 05 de julho, precisa de uma chacoalhada forte para que o grupo se fortaleça e possa ter um melhor aproveitamento no segundo semestre, cuja competição terá 09 equipes e onde apenas uma ficará de fora da 2ª fase. Felizmente, neste ano não haverá rebaixamento na Série Ouro, o que garante o América na competição em 2015.
O América terá novidade. Comentários na cidade dizem que haverá mudanças na equipes, mas a direção não revela quais seriam e as conversas são desencontradas. Perguntei a integrantes da diretoria, da comissão técnica e jogadores e ninguém sabe de nada. A coisa está sendo tratada a muitas chaves.
Vamos esperar. Vou aguardar pela direção americana que, na próxima semana deverá convocar a imprensa para falar sobre a equipe e as tais mudanças propostas, e assim se dê uma resposta oficial à comunidade. É um credito que precisa ser dado ao grupo que toca a equipe e faz belo trabalho, sendo reconhecidos no meio esportivo em todo o Estado.
Ouvi muito nesta semana na televisão, na Globo, principalmente, a seguinte frase: “Se a Seleção tá em crise, chama o Chile”. Olha… Não estamos em crise, mas ainda não jogamos bem. E agora começa a Copa do Mundo, de verdade.
Vamos ver… Sou mais Brasil, pela camisa, pela tradição e pela história. Mas, o espírito da Copa ainda não incorporou o nosso escrete.
Falando em Copa do Mundo, será que a presidente Dilma entregará a taça à seleção campeã?
E cuidado com o Chile.
Não está na hora de parar de chover?
Já tinha ouvido falar em enchentes de São Miguel, mas de São Pedro, nunca.
Chega de chuva.
Nos últimos 10 anos, o tráfico de drogas no Rio Grande do Sul aumentou 454%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Definitivamente o tráfico está vencendo a guerra. E de goleada. Só a polícia, leia-se o governo, não viu que perdeu a guerra.
E no País a coisa não é diferente.
O ministro Joaquim Barbosa deixou a mais alta corte do País e a coisa, ao que parece, desandou. De agora em diante o governo dará goleada em todos os jogos.
Finalmente, após três anos de muitas viagens e telefonemas, assinaturas em papéis, promessas e muito estresse, o Projeto de Vídeomonitoramento do Comaja (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí) foi assinado na manhã da última segunda-feira, no gabinete do governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, com a sua presença. Estive na solenidade junto com o presidente do Comaja e prefeito de Tapera, Ireneu Orth.
Inicialmente, o Estado prometeu, a sua parte na parceria, R$ 4,5 milhões ao projeto, depois acenou com R$ 1,5 mi e agora fechou em R$ 2,3 mi, de um total de R$ 5,1 milhões que serão gastos com ele. Com este valor o Comaja instalará duas câmeras em cada um dos seus 29 municípios associados, além de toda a aparelhagem para mantê-las em funcionamento. Se quiserem mais câmeras, e a maioria vai querer devido ao seu tamanho, os municípios terão de desembolsar o recurso e buscar parcerias com suas empresas locais.
O Projeto de Vídeomonitoramento do Comaja foi apresentado ao governador Tarso Genro na Expointer 2011, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Ele viu o projeto e logo sacou que se tratava de grande ferramenta de apoio à manutenção da segurança e da ordem nos municípios. Tanto gostou que propôs ao Consórcio a parceria e os seus termos. Porém, com o passar do tempo e com os cofres públicos raspados, o Governo do Estado foi levando a coisa em banho Maria, para desespero dos prefeitos, que haviam feito propaganda do projeto a seus munícipes que se agradaram dele e “compraram” a ideia. O governador, em três oportunidades na região, confirmou a parceria para implantação do projeto. Na verdade, o governo queria o projeto por ver nele um trampolim à sua reeleição, porém não havia dinheiro para bancar a sua parte na parceria. E foi levando a coisa, empurrando com a barriga e nunca dizendo não ou desistindo dele. Agora, no apagar das luzes dos prazos para a eleição, o governo chamou o Comaja e seus prefeitos para assinar o convênio. E o assinou em alto estilo e na parte mais importante do Palácio: o gabinete do governador. Este ponto somado será multiplicado em muitos na eleição.
O importante é que a assinatura do governador está no papel, encaminhado e confirmado. Agora é esperar que o dinheiro “caia” na conta do Comaja para licitar os equipamentos e colocá-los em funcionamento o mais rápido possível, por que com câmeras instaladas nos municípios, os bandidos pensarão duas vezes antes de agir, pois sempre estarão em dúvida quanto a estar ou não sendo vigiados e da possibilidade de ter “companhia” fardada a qualquer momento.
Este projeto é muito bom e inédito no Brasil, em se falando em Consórcio. O Alto Jacuí mais uma vez salta na frente no Rio Grande do Sul.