Blog do Sarico

Castigo


Castigo 1O futebol é bonito por que não tem lógica e o favoritismo nem sempre acontece. Quem assistiu a partida entre México e Holanda, no domingo, viu que os mexicanos jogaram bem, mas pecaram e foram punidos. Um time que faz gol e recua, não merece vencer. A Holanda tomou o gol e foi para cima, sem pressa, mas focada para empatar e vencer. Se empenhou, lutou e conseguiu, merecidamente. O futebol, como na vida, pune os covardes.

O México sempre chega nas Copas do Mundo com bom time. Joga bem, mas se bota fora. E nesta aconteceu o que sempre acontece com ele. E a Holanda por sua vez, chegou bem, faz grandes jogos e belos gols, mas na hora do vamos ver, na final, amarela e leva o vice. Será que neste ano será diferente? Time para levar eles tem, como a Espanha em 2010.

Vamos ver neste ano se os laranjas mantem a sua cor original. E o México que se prepare para a Rússia em 2018, jogando de forma séria e profissional, por que faz bonito no começo e feio da metade em diante. O México é como homem bonito que, chega na festa, dança maravilhosamente bem e com as mais belas mulheres e vai embora sozinho.

E cuidado com a Holanda por que escritas, no caso deles de três vice-campeonatos, estão ai para serem quebradas. Se der Holanda e Brasil na final o chão tremerá e vai ser um ranger de dentes só no País.

Neymar


Neymar 1Por que o jogador não para de colocar fotos suas na internet e se concentra na Copa do Mundo? O Brasil depende demais de Neymar e isso é terrível se ele não estiver focado. O guri está vislumbrado com toda essa exposição que lhe é dada todos os dias pela imprensa, principalmente a Globo, e também com a dinheirama que está ganhando, que não é pouca. A conquista do Hexa não é sua prioridade.

Desespero


imagesImagine você ter de sair da sua casa por que a água de um rio próximo está chegando perto dela. Você se obriga a passar a noite fora e, quando volta pela manhã, ver que a água entrou na sua morada e fez um estrago dos diabos. Isso é o fim do mundo para quem dá duro a vida toda para ter a sua casa e as suas coisinhas. Pois este cenário desolador está sendo visto todos os dias no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Água dentro de uma casa e o estrago deixado resulta em uma dor indescritível. Nós, onde estamos, longe de rios, devemos dar graças a Deus por escapar deste pesadelo.

ESTRADAS – Nesta semana, a Polícia Rodoviária Estadual de Tapera enviou relatório de suas atividades nas estradas sob sua jurisdição. Nos mais de 20 acidentes registrados, a grande maioria foi choque, após aquaplanagem. Quer dizer. O pessoal anda pelas estradas, com uma velocidade acima da permitida e com muita água sobre a pista, e o resultado não poderia ser outro: acidente. Felizmente não houve mortes. Apenas danos materiais.

Quando na estrada todo cuidado é pouco. Com a velocidade, com curvas e lombadas e com quem vem do outro lado. Todo cuidado é pouco.

Brasil


imagesO Brasil ainda não convenceu nesta Copa do Mundo e está longe de emplacar o Hexa com este futebol. Se o Neymar não joga, e ele não jogou nada hoje, a Seleção não anda. Dá chutões para frente, sem que a bola passe pelo meio campo, que é fraco.

A pergunta que se faz neste momento é a seguinte: onde está o belo time que venceu a Copa das Confederações ano passado, goleando o atual campeão do mundo, a desclassificada Espanha, por 3×0?

A Seleção pegou quatro times médios e penou para vencê-los. No caso do “freguês” Chile, foi necessário os pênaltis e a sorte do goleiro Júlio Cesar para avançar.

O Brasil passou pelo Chile, com as calças na mão e agora pegará um time melhor: a Colômbia, que venceu seus quatro jogos e que faz gols. E até aqui levou apenas 02. Numa comparação entre os dois sul-americanos, a Colômbia dá de goelada no Chile.

E se passar pelos colombianos, o Brasil começa a pegar os grandes que estão em solo brasileiro. Bem, ai serão outros quinhentos.

Quando o Brasil soube que pegaria o Chile na 2ª fase, o Galvão Bueno (Globo) disse várias vezes que o Chile era freguês do Brasil: “Quando estamos em crise, chama o Chile”, dizia ele. Há pouco, no Jornal Nacional, o mesmo Galvão, cuja validade já expirou, visivelmente constrangido, disse que o Chile é um time ruim de se enfrentar. Pois é…

O Brasil precisará jogar muito mais para colocar a sexta estrela em sua camisa, por que assim será presa fácil quando pegar um grande.

Que venha a Colômbia, do Rodrigues. Mas, tá dando medo até aqui.

E antes que os cornetas se apresentem eu torço pelo Brasil de Felipão.

América


AméricaApesar de estar em “férias” na Série Ouro, não tendo classificado à 2ª fase, o América/GF/Marasca/Signor continua trabalhando nos bastidores. Nesta semana a direção se reuniu mais de uma vez para tratar do segundo semestre, quando a equipe volta ao estadual, pela Copa Lupicínio Rodrigues. Apesar do time ter sérios problemas de desfalques em jogos importantes, por lesão e cartão no decorrer do campeonato, a direção sabe que precisa dar uma mexida no grupo, para motivá-lo e dar uma resposta à comunidade uma vez que o valor maior dos gastos é bancado pelo caixa público.

As reuniões aconteceram para ver que decisão será tomada. Os dirigentes sabem que, neste momento em que a equipe está parada e os jogadores de férias até 05 de julho, precisa de uma chacoalhada forte para que o grupo se fortaleça e possa ter um melhor aproveitamento no segundo semestre, cuja competição terá 09 equipes e onde apenas uma ficará de fora da 2ª fase. Felizmente, neste ano não haverá rebaixamento na Série Ouro, o que garante o América na competição em 2015.

O América terá novidade. Comentários na cidade dizem que haverá mudanças na equipes, mas a direção não revela quais seriam e as conversas são desencontradas. Perguntei a integrantes da diretoria, da comissão técnica e jogadores e ninguém sabe de nada. A coisa está sendo tratada a muitas chaves.

Vamos esperar. Vou aguardar pela direção americana que, na próxima semana deverá convocar a imprensa para falar sobre a equipe e as tais mudanças propostas, e assim se dê uma resposta oficial à comunidade. É um credito que precisa ser dado ao grupo que toca a equipe e faz belo trabalho, sendo reconhecidos no meio esportivo em todo o Estado.

Freguês


Chile 1Ouvi muito nesta semana na televisão, na Globo, principalmente, a seguinte frase: “Se a Seleção tá em crise, chama o Chile”. Olha… Não estamos em crise, mas ainda não jogamos bem. E agora começa a Copa do Mundo, de verdade.

Vamos ver… Sou mais Brasil, pela camisa, pela tradição e pela história. Mas, o espírito da Copa ainda não incorporou o nosso escrete.

Falando em Copa do Mundo, será que a presidente Dilma entregará a taça à seleção campeã?

E cuidado com o Chile.

Chuva


Chuva 1Não está na hora de parar de chover?

Já tinha ouvido falar em enchentes de São Miguel, mas de São Pedro, nunca.

Chega de chuva.

Guerra


Guerra 1Nos últimos 10 anos, o tráfico de drogas no Rio Grande do Sul aumentou 454%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Definitivamente o tráfico está vencendo a guerra. E de goleada. Só a polícia, leia-se o governo, não viu que perdeu a guerra.

E no País a coisa não é diferente.

STF


ÍndiceO ministro Joaquim Barbosa deixou a mais alta corte do País e a coisa, ao que parece, desandou. De agora em diante o governo dará goleada em todos os jogos.

Nasceu


Nasceu 1Finalmente, após três anos de muitas viagens e telefonemas, assinaturas em papéis, promessas e muito estresse, o Projeto de Vídeomonitoramento do Comaja (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí) foi assinado na manhã da última segunda-feira, no gabinete do governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, com a sua presença. Estive na solenidade junto com o presidente do Comaja e prefeito de Tapera, Ireneu Orth.

Inicialmente, o Estado prometeu, a sua parte na parceria, R$ 4,5 milhões ao projeto, depois acenou com R$ 1,5 mi e agora fechou em R$ 2,3 mi, de um total de R$ 5,1 milhões que serão gastos com ele. Com este valor o Comaja instalará duas câmeras em cada um dos seus 29 municípios associados, além de toda a aparelhagem para mantê-las em funcionamento. Se quiserem mais câmeras, e a maioria vai querer devido ao seu tamanho, os municípios terão de desembolsar o recurso e buscar parcerias com suas empresas locais.

O Projeto de Vídeomonitoramento do Comaja foi apresentado ao governador Tarso Genro na Expointer 2011, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Ele viu o projeto e logo sacou que se tratava de grande ferramenta de apoio à manutenção da segurança e da ordem nos municípios. Tanto gostou que propôs ao Consórcio a parceria e os seus termos. Porém, com o passar do tempo e com os cofres públicos raspados, o Governo do Estado foi levando a coisa em banho Maria, para desespero dos prefeitos, que haviam feito propaganda do projeto a seus munícipes que se agradaram dele e “compraram” a ideia. O governador, em três oportunidades na região, confirmou a parceria para implantação do projeto. Na verdade, o governo queria o projeto por ver nele um trampolim à sua reeleição, porém não havia dinheiro para bancar a sua parte na parceria. E foi levando a coisa, empurrando com a barriga e nunca dizendo não ou desistindo dele. Agora, no apagar das luzes dos prazos para a eleição, o governo chamou o Comaja e seus prefeitos para assinar o convênio. E o assinou em alto estilo e na parte mais importante do Palácio: o gabinete do governador. Este ponto somado será multiplicado em muitos na eleição.

O importante é que a assinatura do governador está no papel, encaminhado e confirmado. Agora é esperar que o dinheiro “caia” na conta do Comaja para licitar os equipamentos e colocá-los em funcionamento o mais rápido possível, por que com câmeras instaladas nos municípios, os bandidos pensarão duas vezes antes de agir, pois sempre estarão em dúvida quanto a estar ou não sendo vigiados e da possibilidade de ter “companhia” fardada a qualquer momento.

Este projeto é muito bom e inédito no Brasil, em se falando em Consórcio. O Alto Jacuí mais uma vez salta na frente no Rio Grande do Sul.