Blog do Sarico

Força


downloadO advogado passo-fundense Maurício Dal Agnol, acusado de ter lesado uma legião de pessoas na venda das ações da antiga CRT, conseguiu obter na Justiça prisão domiciliar. Para se ter uma ideia da “força” do cara, tem gente em Brasília, GRAÚDA, envolvida no mensalão, que não conseguiu o benefício. Como é que pode? Alguém explica isso? Ai tem…

Messi


Messi 1Brasileiro não gosta de argentino, mas o admira, afinal os hermanos têm mais virtudes que defeitos. E com argentino acontece o mesmo, afinal o seu sonho é ser brasileiro. Mas, falando sério, tem dois argentinos que gosto demais: o papa Francisco, e não preciso dizer o porquê, e o camisa 10 deles, que joga (demais) no Barcelona.

Messi é cracasso. Assisti os três jogos da Argentina e me encanta a maneira como joga. O cara é de grupo, joga para o time, é humilde e não gosta de “aparecer”, diferente de outros que tem por ai. E quando faz gol ou uma grande jogada fica encabulado com as manifestações da torcida. Além disso, sua preferência é servir o companheiro a marcar gol. Esta é a maior virtude de um craque de futebol, sem falar que ele dribla, passa, se posiciona e conclui excepcionalmente bem.

Uma vez vi uma entrevista do Messi em um canal de televisão fechada japonesa, com tradução para o português. Lá pelas tantas, a repórter disse que, apesar dos altos salários que recebe todo mês, do Barcelona e das empresas com publicidade, que não são poucas, Messi tem uma vida bastante regrada, tem aversão à badalação e não gosta de ostentar sua riqueza. “Basta ver aonde ele vai, o que ele faz e como se veste”, disse a jornalista.

A Argentina depende de Messi para vencer e levar o Tri e isso ficou provado nestes três primeiros jogos da Copa do Mundo. Sem ele a AFA não é nada. Mas, não é só a Argentina que depende de um único jogador. E quando este for anulado em uma partida o que acontece?

Messi é um craque indiscutível, o melhor de todos. Mas, vendo nele um diferenciado muito acima da média, me chama atenção a falta de envolvimento, de emoção, com seu País natal. O menino Messi saiu da Argentina com 13 anos e passou a maior parte de sua vida na Espanha, em Barcelona. Muitos argentinos o veem como um estrangeiro. Parece piada ou bobagem, mas já ouvi isso de um argentino. E no Brasil não acontece o mesmo? Quantos jogadores da Seleção brasileira saíram daqui cedo e são desconhecidos para nós?

O bom de ver Messi jogar é esperar ele fazer uma grande jogada ou o gol decisivo. É sempre um show vê-lo.

Comércio carioca perde com a Copa


images (1)Segundo o Clube dos Diretores Lojistas (CDL) do Rio de Janeiro, se o Brasil permanecer até o final da Copa, a perda do comércio na cidade está calculada em R$ 1,9 bilhão, o que equivale a até 70% de prejuízo, com base no faturamento médio do comércio, que gira em torno de R$ 370 milhões por dia. A informação é do presidente do CDL, Aldo Gonçalves.

O dirigente observa ainda que os turistas estrangeiros que vieram para o Mundial não estão comprando nada além de alimentos por causa da carga de impostos dos produtos brasileiros. “São turistas com menor poder aquisitivo, que vão ao supermercado fazer compras para comer no quarto”, disse Aldo.

Mas, se o Rio, que vive do turismo e fatura muito com ele está chiando, imagine as outras 11 cidades sedes.

Vendo os próprios defeitos…


Vendo os próprios defeitos 1Havia, certa vez, uma onça que sabia de tudo o que acontecia nos matos. Seu espírito crítico era felino; tudo ela percebia e criticava. Ela enxergava defeitos em tudo e em todos, e comentava com a bicharada.

Um dia, aquela onça começou a sentir a visão meio cansada, enxergando pouco, e procurou um oftalmologista. Este resolveu fazer uma cirurgia nos olhos dela. Terminada a recuperação da cirurgia, a onça se mandou novamente para o mato.

No entanto, algo muito estranho estava acontecendo: agora ela enxergava muito mais defeitos, coisas horríveis. E ela pensava: será que a bicharada piorou ainda mais? Eram tantos os defeitos que ela enxergava que, inquieta, procurou novamente o oftalmologista.

Este examinou seus olhos e disso: “Dona onça, a senhora me desculpe! O erro foi meu. Quando eu fiz a cirurgia nos seus olhos, eu me enganei e coloquei seus olhos voltados para dentro. Por isso que a senhora estranhou, pois está vendo os próprios defeitos”. E recolocou os olhos na posição certa.

A onça retornou à floresta, mas agora era mais prudente ao criticar os demais bichos, pois sabia que seus defeitos eram bem maiores.

América está fora


downloadO primeiro semestre de 2014 para o América/GF/Marasca/Signor terminou no sábado, ao empatar, em casa, com o Cachoeira (3×3), na última rodada da 1ª fase, após estar vencendo por 3 a 0. Na verdade, as “férias” americanas começaram na quarta-feira, quando perdeu em Lajeado, para a ALAF (2×1). Agora, o time vai se preparar para jogar a Copa Lupicínio Rodrigues, e no dia 19 de julho estreia contra a Afusca, fora.

O América fez boas e más partidas neste semestre. Até acho que fez um bom campeonato. Poderia ter sido melhor não fosse as lesões e cartões, comuns no futebol. Outro senão foi a incompetência da equipe quando na frente do gol. Será que alguém anotou quantas oportunidades de gol foram criadas e perdidas pelo time nos seus jogos até aqui? Uma equipe com ambição e história não pode errar tantos gols quanto o América errou no ano. Fui a quase todos os jogos no Poliesportivo e testemunhei muitas destas situações. E fora, ouvindo o rádio, aconteceu a mesma coisa. Não dá! Isso precisa ser revisto e corrigido para ontem, pois desconforta, irrita e constrange.

Agora parado, é hora de analisar os erros e corrigi-los e melhorar os acertos. Quanto ao grupo não sei o que farão, mas alguma coisa precisa ser feita por que nem todos deram a resposta esperada em quadra. Tudo bem que não haverá rebaixamento neste ano, mas nem por isso o América poderá baixar a guarda, afinal, por trás deste projeto ousado existe uma torcida, um grupo de patrocinadores que quer retorno da sua marca e associá-la à outra vitoriosa e, principalmente, dinheiro público, da comunidade, que precisa ter um resultado satisfatório, afinal nosso orçamento municipal não é aquilo.

O América tem bom time e jogou bem a maioria das partidas neste primeiro tempo de campeonato, apesar de toda a perda de gols a cada jogo. O time terminou em 9º lugar, com aproveitamento de 36,3%. Em 22 jogos venceu 6 (27,2%), empatou 6 (27,2%) e perdeu 10 (45,6%). Marcou 48 gols e sofreu 63.

Que venha o segundo tempo da temporada 2014 e que o América/GF/Marasca/Signor venha diferente do acabado, com outra postura em quadra e focado no gol, afinal os taperenses esperam bem mais de sua equipe no segundo semestre.

Seleção


Seleção 1O Brasil bateu Camarões, ontem, e ficou em 1º no grupo A. O mundo elogiou a vitória brasileira, mas a Seleção ainda não me convenceu e falta muito para conquistar o Hexa.

Os dois laterais não estão me agradando. Será que, na hora do “pega prá capa” darão conta do recado? E a Seleção dará conta contra uma grande equipe?

O time parece não estar focado na Copa. Sinto que os jogadores não tem compromisso com o título, diferente de outras Copas e outros campeonatos onde os jogadores suavam sangue e era possível ver sua alma pela televisão. Além disso, os jogadores são desconhecidos da torcida brasileira e estão vislumbrados com suas contas bancárias.

O Galvão Bueno não consegue mais gritar gol. Foi-se. Está na hora de mudar de narrador. Parece que, após a Copa, treinarão a repórter Fernanda Gentil para ser a primeira narradora da Globo e do rádio esportivo mundial em 2018, na Copa da Rússia.

Com exceção da Holanda, os maiores times são reféns de um único jogador e ai vemos Brasil com Neymar, Argentina com Messi, Uruguai com Suares… Mas, e se este jogador for anulado o time morre?

O Brasil ainda não fez uma grande partida nesta Copa, disputada em casa. Tomara que ele se encontre pelo caminho, mas que não demore muito porque daqui a pouco termina tudo.

Presentão


Presentão 1Oscar Schmitt, maior jogador de basquete do Brasil e um dos maiores do mundo, domingo, no Faustão, confirmou o que já se sabe. Ele, corintiano doente, disse em alto e bom tom que o Corinthians ganhou o seu estádio, a Arena Corinthians. O governo federal diz que não e desconversa, mas o ex-jogador confirmou, ao que Faustão, tentando amenizar a declaração, disse que o valor deverá ser pago pelo clube. E o “Mão Santa” devolveu: “Não paga não. Foi para o Corinthians”. E ai, você acha que o “Corintia” pagará algum centavo ao BNDES pelo seu estádio?

Denúncia


Denuncia 1Nesta semana, o vereador Claudio Schultz, ocupando a tribuna da Câmara de Vereadores, revelou que denunciaram a Prefeitura de Tapera no Ministério Público Estadual, que está ampliando o Posto de Saúde da Zona Sul, acusando-a de estar cometendo crime ambiental, uma vez que a construção estaria sobre uma nascente, o que é irregular. Por conta disso, a obra foi paralisada. Uma verificação por conta da Prefeitura, no local, constatou que a referida nascente está localizada no mato que fica nas proximidades, e que apenas a água passa próxima a construção e que isso não configura crime algum.

A promotora de Justiça Marisaura Inês Raber Fior revelou que o MP recebeu a denúncia e que irá investigar se existe de fato o crime ambiental denunciado. Segundo ela, a obra de ampliação do PS da Zona Sul não foi embargada.

Uma denúncia quando feita com fundamento, verdadeira, é muito bem vinda, por que protege a população e o município. Agora, quando feita de forma vazia e leviana, tentando unicamente atingir alguém, no caso a Administração Municipal, atrapalha e causa grande confusão no município, um desserviço desnecessário a quem se preocupa única e exclusivamente com progresso, desenvolvimento e bem-estar social. Nós, taperenses, não precisamos de obstáculos, mas de pista livre para recuperar o tempo perdido.

Outra coisa. Por que estamos todos no mesmo voo, com empresa e tripulação diferente, vamos derrubar o avião?