Segundo o jornal britânico Financial Times, o Departamento de Justiça dos EUA iniciou investigação criminal para examinar suspeita de desvios de recursos da Petrobras para políticos e funcionários públicos. Com ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, a estatal brasileira está sujeita às leis norte-americanas. A Petrobras não quis se manifestar.
A Justiça estadunidense não dá tiro na lua. Quando abre uma investigação é por que tem elementos suficientes para resultar em processo e condenação. Nos EUA, a lei existe e é dura (e eficiente) para todos os cidadãos, indistintamente.
A Petrobras terá de se explicar. E bem.
Quem acompanha o jornalismo diário nacional está por dentro das falcatruas que acontecem quase todo dia neste País continental. E o engraçado é que a grande maioria delas acontece nas regiões Norte e Nordeste. Por que será que a corrupção acontece mais nestas regiões onde estão os Estados mais pobres do Brasil? Por que?
O Fantástico, da Globo, está apresentando uma série de reportagens intitulada “Cadê o dinheiro que tava aqui?” mostrando golpes de todos os tipos em cima do dinheiro público, desviado das populações carentes. Nelas se vê pessoas inescrupulosas fazendo qualquer coisa para levar vantagem sobre um povo miserável, de maioria analfabeta, sem perspectivas, mas que vota, em corrupto e em corrompido.
Brasil, terra de golpes e de malandros. E da impunidade.
Os aumentos voltaram. E o que mais virá por ai, que foi segurado e mascarado nos últimos anos? O que nos aguarda? Vamos nos preparar.
E a inflação voltou. Tem gente que acha que não, mas ela voltou, sim. Tanto, que ela foi uma das causas da volta da pobreza ao País, segundo o próprio governo federal.
Se a inflação aumentar o mínimo que for, tem inflação. O bom é um número igual entre 01 de janeiro e 31 de dezembro do mesmo ano. Se não houver tal igualdade tem inflação, assim…
Os dois grandes clubes mineiros vão decidir a Copa do Brasil 2014. Quando é que a Dupla Grenal conseguirá tal façanha? Será que nós, colorados e gremistas, veremos isso algum dia?
Os catarinenses, por sua vez, colocarão quatro ou cinco times na Série A do Brasileiro 2015. E o RS continuará com seus dois tradicionais representantes, brigando sempre por vaga na próxima Libertadores.
Que fase!
Aliás, Inter e Grêmio são fissurados em Gauchão e Libertadores. Gostam de ganhar estadual e de ficar no G4 para disputar a Libertadores no próximo ano. Para a Dupla parece que é proibido lutar por título nacional. Gostam é de foto nos jornais, de campeão gaúcho, e de jogar a Libertadores para levantar dinheiro para fazer caixa. Faturar financeiramente para eles é mais importante do que levantar caneco. Que pequeno isso.
Como é que um preso em uma penitenciária de segurança máxima como a PASC consegue falar quase 24 horas por dia ao celular, dentro de sua cela? Mas, naquela casa prisional não há vigilância, guardas? Era só presos que havia lá dentro? A terra do jeitinho não é fácil, mesmo.
O Grêmio foi infinitamente superior ao Inter, do início ao fim do jogo. O time entrou focado e mandou ver. A melhor equipe, pelo menos no papel (e nos contracheques) e mais técnica, o Inter, não teve forças para tentar qualquer coisa na partida. Foi constrangedor ver o milionário time Colorado não fazer nada em 90 minutos e sendo dominado de forma fácil.
Alguns anos e alguns jogos depois, o Grêmio fez por merecer a vitória. Foi bem melhor. E maior. Parabéns aos azuis gaúchos. E a goleada foi boa para o Inter rever certas coisas e colocar os pés no chão.
E agora o Grêmio passou o Inter na tabela. O que virá pela frente? Dois gaúchos na Libertadores 2015? Ou um só? A conferir.
E o meu “Vap Vap” (whatsapp) congestionou. Até quem fazia tempo que não aparecia se mostrou para dar um oi. Mas, que nada. Fica a corneta e a amizade.
Mas, 4 a 1? Ai que vergonha.
Ontem à noite, fui ao Poliesportivo para ver mais uma bela apresentação do América/GF/Marasca/Signor na Copa Lupicínio Rodrigues, contra a AGSL, desta feita em casa, na partida da volta da Semifinal. Mas, o que vi assustou. O time, diferente daquele que vinha jogando, não entrou em quadra focado. Entrou desconcentrado e lento, como o time do primeiro semestre, que ficou de fora das Quartas de Final da Série ouro. Não foi bem.
Acontece que, do outro lado, havia um time experiente, com bom toque de bola, marcador e rápido, que jogava todas suas fichas para continuar ativo em 2014. A AGSL sufocou o time taperense na grande maioria da partida, parecendo estar jogando em casa. O América se safou porque tem bom time, mesmo quando não faz corretamente seu dever de casa, e tinha a vantagem do empate por ter goelado fora. Menos mal.
Confesso que esperava mais do América pelo que vinha jogando na Copa LR, mas graças a Deus, o time jogou pelo regulamento e conseguiu a tão sonhada classificação para disputar mais uma final estadual de futsal. Em 5 anos, esta é a quarta final americana. Em 2010 e 2011 foi vice-campeão da Prata; em 2013 foi campeão dela, e agora vai para mais uma, decidindo em casa. E o que é mais importante: invicto. Em 12 jogos na CLR, o time venceu 10 e empatou 2. Um campanhão.
No jogo, o América abusou de errar: pênalti, jogadas ensaiadas não executadas, passes errados e ineficiência na conclusão a gol. A sorte foi que o goleiro Mateus, mais uma vez em grande noite, esteve inspirado e fez a diferença com belíssimas defesas. E do outro lado havia outra parede: Carlos André, baita goleiro. Foi um jogo para testar nervos. Os meus estavam à flor da pele. No final da partida, olhava para os lados, e só via gente respirando fundo, como que voltando à vida. Foi um sufoco o jogo.
Nestes jogos de mata-mata não existe gordura para queimar e a vitória deve ser buscada sempre, a qualquer custo. Jogando mal ou meia boca, mas vencendo e classificando. O América fez isso e vai colocar mais um troféu no seu armário, restando saber qual será o tamanho dos dois que serão oferecidos pela FGFS.
Ao final do jogo, o treinador Nuno e alguns jogadores, ao microfone do Marcelo Haag, da Rádio Cultura de Tapera, sintetizaram bem o que foi o jogo, que poderia ter sido bem mais fácil, sem sufoco, se o time tivesse entrado ligado na partida, como vinha fazendo até aqui. Nuno até esboçou um choro ao final, de emoção, por ter chegado à final da competição.
FINAL – Agora o América aguarda a definição de ALAF e Teutônia, que jogarão no próximo dia 22, para saber quem será seu adversário. De certo, sabe-se que o time decidirá a Copa LR, em Tapera.
CAMPANHA – No cômputo geral das 12 equipes que disputam ou disputaram a Série Ouro 2014, o América permanece com a 9ª melhor campanha. É a mesma que lhe deixou de fora das Quartas de Final – 2ª fase.
TÍTULO – Neste domingo (09/11), completou-se um ano que o América venceu a ATF, em Teutônia, e sagrou-se Bicampeão da Série Prata.
ILUMINAÇÃO – No sábado, chamou minha atenção a escuridão que toma conta do Ginásio Poliesportivo. Devem ter, no mínimo, umas 10 lâmpadas queimadas lá. Esta situação não combina em nada com a beleza e a majestade do ginásio de esportes de Tapera, um dos maiores e mais bonitos do Estado e que arranca suspiros de quem vem jogar aqui. Grandes jogadores e equipes se surpreendem com o tamanho e estrutura de nosso ginasião.
Logo mais à noite (20h30min) vamos tomar o Ginásio Poliesportivo de Tapera e empurrar o América/GF/Marasca/Signor para mais uma vitória, vitória esta que o colocará em mais uma final estadual, desta feita na elite do futsal sul-riograndese. É mole?
Agora, o América deverá entrar em quadra hoje pensando que perdeu em São Luiz Gonzaga no último sábado, por 3 a 0, e jogar para vencer. Tomara que a gurizada mantenha o foco, que está maravilhoso, e mantenha o que vem fazendo na competição.
O América é o time a ser batido e todos querem vencê-lo. Até que está na Liga. A AGSL passou a semana toda sonhando, comendo e respirando América, buscando uma maneira de estragar esta campanha inédita.
O América está a três jogos de mais um título gaúcho. Hoje, pega a AGSL, no jogo da volta da semifinal – 3ª fase. Um empate ou uma vitória lhe colocará na final, contra ALAF (Lajeado) ou Teutônia. Devido a primeira colocação na 1ª fase, o time decidirá a competição em Tapera, no Poli, nos braços de sua torcida.
Todo mundo ao Poli, hoje. E vamos empurrar ao time de Nuno para mais uma bela apresentação.
Pra cima deles, piazada.
Os 39 ministérios que o governo comandado pelo PT – reeleito – possui serão suficientes para acalmar a gula dos seus parceiros políticos, os partidos? O PMDB vai querer muito mais no próximo mandato. Aliás, será ele o fiel da balança dentro do governo Dilma. E no Congresso Nacional não haverá maioria como atualmente.
Já notaram que, quando a polícia prende uma quadrilha, sempre tem junto uma loira “farsa” e alguém vestindo ou a camisa do Inter ou a do Grêmio. Comece a cuidar.