Blog do Sarico

É finalista


images (1)Ontem à noite, fui ao Poliesportivo para ver mais uma bela apresentação do América/GF/Marasca/Signor na Copa Lupicínio Rodrigues, contra a AGSL, desta feita em casa, na partida da volta da Semifinal. Mas, o que vi assustou. O time, diferente daquele que vinha jogando, não entrou em quadra focado. Entrou desconcentrado e lento, como o time do primeiro semestre, que ficou de fora das Quartas de Final da Série ouro. Não foi bem.

Acontece que, do outro lado, havia um time experiente, com bom toque de bola, marcador e rápido, que jogava todas suas fichas para continuar ativo em 2014. A AGSL sufocou o time taperense na grande maioria da partida, parecendo estar jogando em casa. O América se safou porque tem bom time, mesmo quando não faz corretamente seu dever de casa, e tinha a vantagem do empate por ter goelado fora. Menos mal.

Confesso que esperava mais do América pelo que vinha jogando na Copa LR, mas graças a Deus, o time jogou pelo regulamento e conseguiu a tão sonhada classificação para disputar mais uma final estadual de futsal. Em 5 anos, esta é a quarta final americana. Em 2010 e 2011 foi vice-campeão da Prata; em 2013 foi campeão dela, e agora vai para mais uma, decidindo em casa. E o que é mais importante: invicto. Em 12 jogos na CLR, o time venceu 10 e empatou 2. Um campanhão.

No jogo, o América abusou de errar: pênalti, jogadas ensaiadas não executadas, passes errados e ineficiência na conclusão a gol. A sorte foi que o goleiro Mateus, mais uma vez em grande noite, esteve inspirado e fez a diferença com belíssimas defesas. E do outro lado havia outra parede: Carlos André, baita goleiro. Foi um jogo para testar nervos. Os meus estavam à flor da pele. No final da partida, olhava para os lados, e só via gente respirando fundo, como que voltando à vida. Foi um sufoco o jogo.

Nestes jogos de mata-mata não existe gordura para queimar e a vitória deve ser buscada sempre, a qualquer custo. Jogando mal ou meia boca, mas vencendo e classificando. O América fez isso e vai colocar mais um troféu no seu armário, restando saber qual será o tamanho dos dois que serão oferecidos pela FGFS.

Ao final do jogo, o treinador Nuno e alguns jogadores, ao microfone do Marcelo Haag, da Rádio Cultura de Tapera, sintetizaram bem o que foi o jogo, que poderia ter sido bem mais fácil, sem sufoco, se o time tivesse entrado ligado na partida, como vinha fazendo até aqui. Nuno até esboçou um choro ao final, de emoção, por ter chegado à final da competição.

FINAL – Agora o América aguarda a definição de ALAF e Teutônia, que jogarão no próximo dia 22, para saber quem será seu adversário. De certo, sabe-se que o time decidirá a Copa LR, em Tapera.

CAMPANHA – No cômputo geral das 12 equipes que disputam ou disputaram a Série Ouro 2014, o América permanece com a 9ª melhor campanha. É a mesma que lhe deixou de fora das Quartas de Final – 2ª fase.

TÍTULO – Neste domingo (09/11), completou-se um ano que o América venceu a ATF, em Teutônia, e sagrou-se Bicampeão da Série Prata.

ILUMINAÇÃO – No sábado, chamou minha atenção a escuridão que toma conta do Ginásio Poliesportivo. Devem ter, no mínimo, umas 10 lâmpadas queimadas lá. Esta situação não combina em nada com a beleza e a majestade do ginásio de esportes de Tapera, um dos maiores e mais bonitos do Estado e que arranca suspiros de quem vem jogar aqui. Grandes jogadores e equipes se surpreendem com o tamanho e estrutura de nosso ginasião.



Comentários

Comente


*