O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o gaúcho João Augusto Nardes, disse que há indícios de super faturamento de R$ 3 bilhões em obras recentes da Petrobras. Foi incluído, no cálculo, R$ 1,6 bilhão desviado na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. No Comperj, no Rio, há suspeita de sobre preço de R$ 300 milhões. Para Nardes, é o maior escândalo financeiro já investigado pelo TCU. (O Globo)
Se o ministro disse, está dito.
O Estadão informa que a CEF fez nova “limpeza” em seu balanço ao repassar, em setembro, créditos “podres” de R$ 5 bi a uma empresa pública criada pelo governo para absorver prejuízos dos bancos oficiais com clientes inadimplentes. Trata-se da Empresa Gestora de Ativos (Emgea). Fica aí uma série de dúvidas: com que deságio a Emgea trabalha? E quem a controla? Ai tem…
Brasileiros só perdem para a máfia em movimentação financeira na Suíça. Que tal? E qual seria a origem desse dinheiro? O governo brasileiro sabe?
Em 2013, as polícias brasileiras mataram 2.212 pessoas durante o serviço. A revelação é do 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em média, são 6,11 mortos por dia. O número é menor do que o verificado no ano anterior, quando 2.332 pessoas foram mortas pela polícia no Brasil.
Engraçado, quando vagabundo mata policial não existe levantamento igual. Por que só os ruins são protegidos? Claro que também há maus policiais e estes precisam ser extirpados.
O projeto de lei que altera o valor de algumas áreas centrais da cidade para efeito de tributação, rejeitada pela Câmara de Vereadores no ano passado e proposta pelo Executivo taperense, está de volta ao Legislativo. A dúvida agora é saber de como se posicionarão os vereadores no voto. Alguém do meio me disse que a matéria será rejeitada novamente, mesmo que o governo municipal tenha maioria na Casa. E o motivo é um só: não existe medida mais antipática do que aumento de imposto. Dá a impressão de que é o último recurso de uma administração para arrecadar. E o povo não gosta. Ter de botar a mão na carteira é tudo que ele não quer, se bem que imposto é sagrado.
Vamos ver o que acontece. Se o Executivo deseja a alteração terá de ter o apoio da maioria na Câmara. O prefeito não concorrerá na próxima eleição, mas os vereadores sim, e o embate nas urnas será dramático para permanecerem com suas cadeiras.
O governador Tarso Genro, no Senado, em Brasília, brigando pela renegociação da dívida do Estado com a União, ao ver a senadora Ana Amélia Lemos, estendeu-lhe a mão para cumprimentá-la, e não foi correspondido por ela. A ação foi flagrada pelos jornalistas.
Ana Amélia ainda não digeriu a derrota na eleição após estar quase “eleita”. E não aprendeu que perder faz parte do jogo e que na política vale tudo. Se não quer se expor, não se exponha. Nem esqueça de nada. Outra coisa. Na política tem volta e ela sempre vem nas urnas. Pelo visto Ana Amélia não sabe disso.
A senadora entrou na campanha rachada e tudo começou com a queda de braço que teve com seu partido na eleição municipal de Porto Alegre, quando abraçou a comunista Manoela D’ávila, contrariando orientação do PP. Depois entrou na campanha para governador pensando que podia separar sua vida privada da pública. Não pode. E durante a campanha parecia a rainha da Inglaterra por onde andava. Deu no que deu.
Ana Amélia tem mais seis anos de mandato.
Quero ver como será meu outro colega que se elegeu senador, Lasier Martins. Quando na RBS batia forte na política e nos políticos. Agora, sendo um deles e estando no meio, o que fará? E já começou mal ficando em cima do muro no segundo turno para o governo do Estado. Vamos acompanhar o que o homem fará no Senado.
Uma última coisa. Quer fica na sua, fique fora da política. Do contrário, encare-a. E aguente o tranco, que ele virá.
No dia 18 de outubro de 2013, o governador Tarso Genro e comitiva, esteve na abertura da 9ª Expovig, em Victor Graeff. Antes da solenidade, na reunião que teve com as principais lideranças da região, na Escola Leonel Brizola, o governador, em alto e bom tom, prometeu que que até o final do ano o governo do Estado atacaria as principais rodovias da região: a ERS 223, que liga Ibirubá a Tio Hugo, e a ERS 332, que liga Não-Me-Toque a Soledade, tomadas pelos buracos, e sem fazer meia sola. O final do ano chegou e as máquinas não roncaram na região. E agora o governador está deixando o governo e as máquinas não aparecerão no Alto Jacuí.
Em Porto Alegre, em 11 dias, três mulheres foram flagradas correndo nuas pelas suas ruas. Parece que virou moda. E tudo isso é uma forma de protesto. Quero ver quando isso chegará ao interior. E será que chegará em Tapera? Alguém teria tanta coragem assim?
A três mulheres em questão eram muito bonitas de corpo. Com certeza, não estavam felizes de mostrá-los com pouca roupa e resolveram radicalizar. Esse pessoal…
Até o PP está envolvido no petrolão, escândalo que corrói a maior empresa brasileira, a Petrobras. Não importa quem seja. Os responsáveis precisam responder por seus atos e de maneira exemplar. Chega de corrupção e de impunidade neste País. No Brasil, a lei deve ser a regra e nunca a exceção.
Vem cá. Tem algum partido político “puro” no Brasil?
Levantamento feito pelo jornal a Folha de SP mostra que os gastos secretos com cartões corporativos do Palácio do Planalto bateram o recorde do governo Dilma (PT). As despesas sigilosas – as consideradas de segurança nacional – já atingiram R$ 6, 5 milhões, batendo os R$ 6 milhões de 2013. O Planalto diz que os valores variam conforme as ações do governo em cada período.
Maravilha!