Blog do Sarico

Frase do Dia


Aqueles que negam liberdade aos outros não a merecem para si mesmos 1“Aqueles que negam liberdade aos outros não a merecem para si mesmos”.

Abraham Lincoln, 16º presidente dos EUA

O cara


O cara 1O ex-prefeito de Quinze de Novembro, Clair Tomé Kuhn, integrará o segundo escalão do novo governo gaúcho. Ele chefiará a Emater e junto com o deputado estadual Pedro Westphalen, nos Transportes, são os representantes do Alto Jacuí no Piratini.

Clair, ligado ao PMDB, concorreu a deputado estadual na última eleição e não logrou êxito, mas sua votação e desempenho o colocaram na vitrine do Palácio. Clair mostrou que tem força política, apesar de ter saído de um pequeno município. Ele é o cara da região em Porto Alegre, agora, e o trabalho que fizer no governo pavimentará sua carreira política. A partir de agora, o voo é mais alto.

Parabéns Clair, com quem trabalhei na Amaja quando foi seu presidente, em 2012. Muito sucesso, amigo.

América


cidadao_aprendizA equipe acertou a permanência do treinador Nuno e dos atletas Ban, Daniel, Maico, Reep e Ismar. Até o momento não se tem nenhuma novidade em Tapera para a disputa de Série Ouro 2015.

Já em Ibirubá, pelo que soube, a ASIF está montando um belo time.

Neste ano, além da disputa da Série Ouro, teremos uma disputa regional. América (Tapera) e ASIF (Ibirubá) disputarão um clássico paralelo para saber quem é melhor e quem irá mais longe na competição.

Estou curioso para ver como será 2015 no futsal.

Mordida


Mordida 1O ministro da Saúde, Arthur Chioro, voltou a defender a criação de uma contribuição para financiar o setor. Que tal? É mais uma mordida em quem paga pelo que não recebe. O governo teria vergonha na cara em enviar tal projeto ao Congresso? Teria, sim. E sem nenhum constrangimento.

O que acontece é que o governo federal está gastando mais do que devia com a máquina pública e com os financiamentos de seus programas sociais e, mesmo ele, precisa de dinheiro para cobrir as despesas, afinal dinheiro não cresce em árvore. E ainda mais com todo este desvio de recursos públicos.

Experimente você, na sua casa, com sua esposa e filhos gastar além do orçamento e ainda entrar no cheque especial. A conta vira uma bola de neve e o final todo mundo sabe como termina. Assim é com o País. Tanto se gasta que não se sabe de onde tirar tanto dinheiro para bancar a despesa que precisa ser paga.

A matemática é exata e não falha: 2 mais 2 é 4 e só é 5 ou mais na cabeça (e atos) dos mal intencionados.

Todo recurso, se não for muito bem gerido, acaba. É mais ou menos como uma vaca que, se não for bem alimentada e tratada, seca. Na vida acontece a mesma coisa.

Família, pessoa, empresa e governo que gasta além do que deve é irresponsável e mau gestor.

Imprensa


Imprensa 1O Fantástico do último domingo trouxe à tona mais um escândalo no Brasil: o das próteses pelo SUS. O engraçado é que, quando alguém descobre uma maracutaia não vai à polícia ou ao Ministério Público para denunciar, mas à imprensa. E se vai até ela é por que confia mais nela. Só depois que a imprensa levanta o caso é que a polícia – federal ou estadual, dependendo da situação – e o MP entram em cena, recebendo tudo mastigadinho.

A imprensa pode ter os seus defeitos, e ela os tem, mas cumpre importantíssimo papel num estado de direito como o nosso. Não fosse ela todos esses excessos que vimos descobertos nos últimos anos continuariam guardados a sete chaves em algum porão do poder.

Vida longa à imprensa e tomara que ela continue levantando mais sujeiras que existem nestes porões e que estão deixando muita gente rica em detrimento do povo, o verdadeiro dono de tudo.

Agora, responda uma coisa. O que causa mais impacto? Um “Abre! É a polícia!”, depois de a porta vir abaixo, ou uma pergunta que não tem resposta feita por um repórter depois de uma imagem inconteste? Diga ai.

O Síndico


Chama o síndico 1Na semana passada assisti na Globo o especial Tim Maia, Vale o que Vier. Foi emocionante e triste ao mesmo tempo, pois fui fã do gordo de vozeirão inigualável. A Globo fez o especial baseado no livro Vale Tudo, o Som e a Fúria de Tim Maia, escrito por Nelson Motta, e que virou filme nas mãos de Mauro Lima. O especial não é igual ao filme. A distância entre ambos é enorme. A Globo encobriu muita coisa, afinal Roberto Carlos, um dos envolvidos na história, é uma de suas estrelas e fonte de milhões de reais a cada ano. Tinha de ser protegido. E foi.

No especial, a Globo mostrou uma boa relação entre Tim Maia e Roberto Carlos, coisa que jamais existiu. Nem os elogios foram verdadeiros. Tim lançou Roberto Carlos, mas este se tornou o que é hoje graças ao seu talento, letras, presença de palco e carisma. RC se distanciou de Tim Maia por considerá-lo um problema, o que não era uma mentira. O cara era de fato um problemão.

Nos anos 60, Tim Maia foi para os EUA e lá foi preso e se envolveu com drogas, cujo vício trouxe na sua volta para o Brasil. Aqui, por conta de festas pesadas regadas a muita droga e álcool, TM saia do “ar” e esta teria sido a causa da falta de cumprimento de shows. Tim Maia era contratado e não aparecia na maioria deles por conta disso. A dobradinha droga e álcool acabou com uma carreira brilhante e um talento ímpar.

Mas, independente de qualquer coisa prestar uma homenagem a um fora de série é maravilhoso, não importando como foi o seu passado “mortal”.

Para mim as duas maiores vozes que este País já ouviu tem nome e tiveram o mesmo fim: Tim Maia e Elis Regina. Os bons, de verdade, partem antes.

Aniversário


Aniversário 1Neste ano, no dia 28/02, o município de Tapera comemora 60 anos de emancipação. A Administração Municipal já está pensando na data? Caberia um selo comemorativo e um presente à comunidade. Está em tempo.

Extintor


Extintor 1Essa obrigação dos veículos terem extintor de incêndio ABC é para a segurança dos motoristas e passageiros ou para alguém faturar em cima deles? Lembram da lei dos faróis acesos, dos selos no para-brisa e dos kits de primeiros socorros? O governo precisa faturar e ai inventa tudo quanto é bobagem para isso.

Não estou dizendo que extintor de incêndio é bobagem, mas não entendo por que ele não é obrigatório na maioria dos países, especialmente naqueles que fabricam veículos.

Outra coisa. O pessoal sabe como utilizar o extintor? Em que momento deve-se usá-lo? E onde ele se encontra no veículo?

Nóia


Nóia 1Tomara que o novo governo dê uma olhada toda especial na questão ambiental do Rio Grande do Sul, leia-se Fepam, que andou dificultando ao máximo o desenvolvimento do Estado com seu rigor. No governo passado a questão era vista de forma ortodoxa, marxista, beirando a paranoia.

O meio ambiente é importante e deve ser protegido sempre, mas não deve ser o mais importante. Deve sempre haver o meio termo, sem ideologias e paixões, afinal progresso e MA devem caminhar lado a lado. Isso é possível.

Inter


Inter 1O novo presidente assumiu e não anunciou nenhuma contratação. Não gostei disso e fiquei ainda mais preocupado. Aliás, o Píffero começou errado ao fritar o treinador Abelão. O que virá ai? Se vier, é claro.