Blog do Sarico

Desemprego


O desemprego, pelo que estamos vendo, é um problema mundial e que não escolhe em qual nação fará seu berço. Depois de saber que o Brasil tem mais de 14,3 milhões de desempregados, me surpreendi ao saber que os EUA, a maior economia do planeta, tem mais de 10,7 milhões deles.

Se compararmos Brasil e EUA, o problema deles é muito maior levando em conta o tamanho do seu território, sua população e seu poder econômico.

Só para acrescentar. A pandemia do novo Coronavírus já pulverizou mais de 255 milhões de demissões no mundo todo.

Não adianta, o desemprego é um flagelo dos tempos atuais e que está presente em todos os lugares.

Se a coisa anda ruim para os países industrializados, imagine como estão os que não o são. E a coisa vai piorar, por que a expectativa de vida e o tempo das pessoas ficando no mercado de trabalho é maior, não dando espaço para os jovens que saem da universidade e não encontram lugar para atuar

Além disso, as empresas estão cada vez mais exigentes e, até mesmo pessoas com altas qualificações não estão conseguindo emprego. E sem falar que muitas delas exigem experiência, sendo que, se a pessoa acabou de se formar, como é que ela vai adquirir experiência no mercado de trabalho (sem levar em consideração o estágio prático profissional da faculdade) dessa forma?

E nunca esquecendo da economia que, a seu bel prazer, empurra as empresas para cima ou para baixo em questão de segundos.

Falando em economia, entendo pouco dela, mas não vejo como as nações conseguirão zerar seu desemprego nestes novos tempos, globalizados e tocados pelas máquinas e pela internet com todas as suas facilidades.

A corda vai apertar ainda mais.



Comente


*