“Nós estamos aqui fazendo a nossa parte. Agora, ele (o governo) que faça a dele”, disse uma menina cuja escola, aqui no Estado, foi interditada há mais de um ano e as aulas estão sendo dadas em módulos metálicos. Deu no Jornal do Almoço (RBSTV)
Como está fácil de ganhar o Campeonato Brasileiro deste ano. Não tem um time forte. O líder Cruzeiro não é isso tudo. Inter e Grêmio marcaram passo. De novo.
América e ASTF (Teutônia) jogaram no último sábado (28/09), no Ginásio Poliesportivo de Tapera, e empataram em 2 gols. O jogo foi válido pela 13ª e última rodada do returno da Série Prata 2013.
Dia desses, um morador de fora de Tapera, que é leitor diário do JEAcontece (jeacontece.com.br) e do Blog, me disse que fica impressionado com a quantidade de acidentes que acontecem em Tapera. Faz horas que escrevo que, dirigir aqui ou mesmo caminhar, é uma epopeia por aqui, isso porque o pessoal não respeita as leis de trânsito e todo mundo acha que tem preferência onde quer que esteja na cidade e que ainda pode fazer o que bem quiser ao volante. Não é bem assim. Mesmo em Tapera existem leis que precisam ser obedecidas. Por todos, mesmo as autoridades. Eu mesmo já vi autoridade e esposa de autoridade fazer peripécias ao volante. Fica feio.
Quem quiser tirar a temperatura de nossos motoristas, que fique 15 minutos em uma das esquinas da Avenida XV de Novembro e da Rua Rui Barbosa ou mesmo da Avenida Dionísio Lothário Chassot. A gente vê cada absurdo que dói na alma. E parece que, quanto mais velho o motorista, mais “barbeiro” ele é. Incrível!
Outra coisa. Se arrisque a não parar numa faixa de segurança na cidade, confiando que o motorista vá parar, lhe dando a preferência. Inventa de fazer isso… Outro dia a mulher de um empresário, descendo a Avenida, me viu, abanou e acelerou. Por detalhe ela não passa sobre meus pés. E tinha uma agravante: ela estava ao celular, o que é proibido. Que coisa!
Mas, não respeitar a faixa de segurança não é uma exclusividade de Tapera. Passo Fundo (RS) e Foz do Iguaçu (PR) também se posicionam muito bem neste ranking.
Além de não se respeitar as leis de trânsito, nossos motoristas não sabem que as ilhas na Avenida XV de Novembro não são rótulas e que existem placas indicando que a Avenida é a preferencial, mas não adianta… Não respeitam as faixas de segurança, estacionam sobre elas ou em frente às entradas de cadeirantes e também não respeitam os limites de velocidade. Tem, gente que passa pelo centro como se estivesse em uma rodovia.
Dia desses, trafegando pela ERS 223, a minha frente surgiu um carro, andando a menos de 30 km por hora, o que é proibido pelas leis de trânsito. Quando me aproximei vi que o mesmo era de Tapera e ao ultrapassá-lo conheci a motorista que, quando na cidade, voa com o carro. Isso é a prova que motorista de cidade não é o mesmo da estrada.
Mas, e você, como dirige? Você é um bom motorista?
Toda semana tem uma notícia na imprensa sobre multa que a Justiça aplicou em uma operadora de telefonia celular brasileira (sempre elas). Na semana passada, a Claro descumpriu regras do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e foi condenada a pagar R$ 30 milhões em danos morais coletivos.
Eu mesmo tive uma experiência não muito boa com a Claro e estamos discutindo a questão na Justiça.
Acho que está mais do que na hora da Justiça começar a ser mais incisiva com as operadoras de telefonia no Brasil, para exemplar. Pagamos muito caro pelo serviço que recebemos. É preciso bater forte para que elas aprendam. Não tem outra maneira. E essas empresas, que ganham fortunas em cima de um serviço que deixa a desejar, não estão nem ai para seus clientes, pois sabem que pagam de multa quantias irrisórias, verdadeiros trocados, perto do que faturam com os patos dependentes do celular. Esta na hora de virar esse jogo. Chega!
Nova derrota. Mas, o que tem esse time que não anda, aliás, que não joga? O Inter não tem esquema tático. Parece um bando de loucos em campo, dando chutões para todos os lados. E tem um agravante: o time é velho. Perceberam?
O Inter, do inventor e teimoso Dunga, vai para mais um ano na fila. Enquanto isso, Minas Gerais está em alta. Já tem o campeão da Libertadores e agora terá o campeão brasileiro.
O consolo dos colorados é a Copa do Brasil. Mas, jogando assim, será que dá para se iludir? Vamos ver…
Neste sábado, de manhã, ouvindo a Rádio Cultura de Tapera, o deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS), falou algo que chamou minha atenção: “Temos um governo urbano em um País rural”. O parlamentar está coberto de razão, afinal os pontos industriais são específicos no Brasil, já as lavouras se espalham por todos os lados, de norte a sul. Verdade!
Neste sábado (28/09), quando acontecer a 13ª e última rodada do returno, o América/GF/Fepol/Marasca, que recebe em casa a líder ASTF, de Teutônia, só não poderá perder. Um empate ou a vitória lhe garantem a segunda colocação geral, mesmo que a ASIF vença a ACAF, em Cruz Alta.
O América (2º), fez partidas fantásticas neste ano, com vitórias sobre ATF, Arsenal, AGF e Sapucaiense fora de Tapera e goleadas em casa sobre ACAF, ACLE, ATF, AGF, Alvorada, Lagoense, ATF, União e Arsenal. 10 em 23 partidas. Mas, a equipe também marcou passo com empates contra Lagoense, Sapucaiense, ASIF, ACLE e Milan e derrotas para União e ACAF, quando era melhor no jogo. Se o América tivesse vencido pelo menos metade (03) das 06 partidas que empatou, sem falar das derrotas, seria o líder da competição, com aproveitamento superior a 78%. Que tal?
Lagoense, União, ACLE e ATF não tem mais chances de classificação. Já ASTF, América, ASIF, AGF, Sapucaiense, Milan, Arsenal e ACAF estão classificadíssimos à próxima fase.
Se terminasse hoje a 1ª fase, os cruzamentos seriam os seguintes:
Chave 2 – ASTF (1º) x ACAF (8º)
Chave 3 – América (2º) x Arsenal (7º)
Chave 4 – ASIF (3º) x Milan (6º)
Chave 5 – AGF (4º) x Sapucaiense (5º)
ASTF, América, ASIF e AGF decidem a vaga jogando a segunda, em casa.
Note que, dos 08 melhores times, quatro – 50%, são da região do Alto Jacuí.
SEMIFINAL – As quatro melhores equipes passarão para a 3ª fase, a Semifinal. Os jogos que teríamos:
Chave 6 – Vencedor 2 (AST ou ACAF) x Vencedor 5 (AGF ou Sapucaiense)
Chave 7 – Vencedor 3 (América ou Arsenal) x Vencedor 4 (ASIF ou Milan).
Uma final com dois times aqui da região – América, ASIF, Arsenal e ACAF – não acontecerá, porque se cruzarão na 3ª fase – Semifinal.
A partida final será realizada na cidade do time que obtiver o melhor aproveitamento ao longo da competição. Assim, quem vencer todos os seus jogos nas próximas fases decidirá em casa.
O América/GF/Fepol/Marasca, que tem o melhor saldo da competição (+49), tem ainda o segundo melhor ataque (98). E o gol de número 100 em 2013 será marcado por quem?
Vamos ver quem o América pegará na 2ª fase, se Arsenal ou Milan. Quem você prefere?
Nesta sexta-feira (27/09), ao meio dia, no Jornal do Almoço da RBSTV Passo Fundo, o grupo Os Guris, de Selbach, se apresentou. A gurizada cantou seu sucesso Que balada é essa?. E fizeram bonito. Saem bem da região.
Os Guris é a banda do meu amigo Etson (com T, mesmo) de Oliveira. Parabéns, gurizada. E sucesso.
Veja o clip Que balada é essa? http://www.youtube.com/watch?v=-rL6PILLCnY&feature=youtu.be.