A aliança PT-PMDB está ameaçada isso porque em 11 Estados, que concentram 68% do eleitorado brasileiro, os dois partidos são adversários. Menos em Brasília.
Fazem de tudo para vencer uma eleição. Esta parceria vai ranger dentes. E sangrar, também.
Eles darão o ar da sua graça neste ano?
Segundo o jornal inglês Guardian, 35 líderes mundiais foram espionados pelos EUA.
Espionar na internet amigos e aliados. Bota amigo nesses EUA.
Privacidade. Uma autoridade ou pessoa pública tem direito a ela ou não? Quando ela quer aparecer, se expõe, mas quando é exposta berra. O que você acha?
Ontem, fui ao Poli ver o América/GF/Fepol/Marasca passar pelo Arsenal (Não-Me-Toque) e alcançar a condição de encarar mais uma final da Série Prata e, de lambuja, marcar passagem para a Ouro 2014, junto com os grandões do futsal gaúcho, e onde Tapera faz parte de uma história que começou em 1972.
Com o Poli entulhado de gente, com um público jamais visto nesta temporada em toda a competição, vi o América subestimar o Arsenal, que jogava sem três jogadores – Túlio, Ranieri e Lukinha. O time de Ronaldão, sem Maico e Douglas, entrou em quadra apático e opaco. Levou o gol cedo e, como que por encanto, acordou e foi para cima do adversário que se encolheu. Só que o América, que tem mais time, mais futebol e melhor preparo físico, abusou de errar. Com o primeiro período terminado em 1 a 0 para os não-me-toquenses, eu quase surtei com o time pelo que apresentava em quadra: não marcava e não fazia gol. O time teve inúmeras oportunidades ao longo da partida: contrataques, chutes com o gol vazio e quatro tiros livre direto. Eu disse 04. O América errou tudo e demais. E eu, lá no meu lugar, na tribuna de honra, me arrebentando de tanto gritar e empurrar o time, sem ser ouvido. Cardíaco, que não é o meu caso, enlouqueceria antes de ter um pire-paque com um time jogando daquela maneira. O pessoal achou que o juiz ajudou o América e eu acho que o América não se ajudou, porque joga muito mais do que aquilo. É só pegar a tabela da competição, nas três fases e ver.
Para se ter uma ideia do que o América aprontou ontem, ele errou 04 tiros livre direto, errou meia dúzia de chutes pelo alto contra um gol sem ninguém na área e num lance, o time subiu com 3 jogadores contra um e conseguiu não marcar. Eles – os jogadores – fazem umas coisas que parece ser de propósito só para enlouquecer a torcida.
Depois que o Nuno entrou e “esquentou”, o time melhorou. E ai até Fabinho e Márcio começaram a jogar. E o Maurício lá na frente também fez a sua parte e bem. Se o América subestimou o Arsenal, levou um safanão no jogo para acordar na hora certa e fazer o que tinha de fazer, jogando em casa e no calor de sua barulhenta torcida. O time de Ronaldão é infinitamente superior que o Arsenal, desde que queira mostrar tudo que sabe na quadra. Menos mal que o time conseguiu a tempo fazer a sua parte e quando precisou fazer a diferença, o América mostrou a força do seu conjunto e quem é quem na hora da verdade, dos postulantes ao título.
O jogo teve dois lances polêmicos: o primeiro gol do Arsenal e o pênalti para o América. No gol do Arsenal, a bola estava no chão, portanto em jogo. E o pênalti foi uma sucessão de erros verde e laranja com carrinho e mão na bola dentro da área. Os dois lances foram acertados pela arbitragem que se complicou gratuitamente. Chegou uma hora do jogo que os homens de preto estavam compensando qualquer coisa, mesmo as absurdas, para os dois lados.
Falei aqui que tem dias em que nada dá certo na vida da gente. E escrevi isso para que os jogadores do América entendessem a importância da humildade e da concentração no jogo, sendo uma injeção para seguir na corrida. Pois, teve quem me chamou de vendido por isso. Ora, e o que foi que aconteceu no sábado? Não foi um dia “daqueles”? Felizmente, o América conseguiu acordar a tempo e seguir caminhando. Existem várias maneiras de se dizer uma coisa na escrita. E isso precisa ser dito, sabido e entendido.
Ontem, no Poli, encontrei o PC, becão campeão de 1996 pelo América. O fluminense veio do Russo Preto (Não-Me-Toque) para ser o xerifão americano na máquina montada em 1996. O cara não fazia gol, mas tinha uma técnica, uma elegância, uma presença em quadra e um passe, invejáveis. Foi um dos grandes da posição que passou pela região. E deixou a sua marca aqui. Depois foi-se para a Itália e Espanha, onde jogou no Barcelona.
Mas, agora o América/GF/Fepol/Marasca se prepara para disputar a final, a 4ª fase. Será a quarta vez que isso acontece. O time enfrentará a ASTF, de Teutônia, o melhor time da competição, que venceu ontem a Sapucaiense, em Teutônia no tempo normal (3×0), empatou a prorrogação (0x0) e venceu nos pênaltis (3×1). A final é justa porque colocará em quadra os dois melhores times de 2013. E quem faturar o título fará por merecê-lo por sua campanha.
O primeiro jogo da Final será neste sábado (02/11), em Tapera, e a grande decisão no próximo sábado (09/11), em Teutônia.
Agora, é treinar bem nesta semana, se preparar e mentalizar a batalha final, aquela que selecionará uns poucos do todo. A hora do vamos ver está chegando. Em dois jogos saberemos que será lembrado para sempre e quem será esquecido já no domingo seguinte. O futebol também sabe ser cruel.
O América/GF/Fepol/Marasca está na Final da Série Prata 2013 e na Série Ouro 2014. A equipe taperense, mesmo não jogando bem agora à noite em Tapera e se complicando por demais na quadra, perdeu para o Arsenal por 4 a 3 no tempo normal e na prorrogação venceu por 2 a 0. Com esta vitória e a vitória da ASTF sobre a Sapucaiense, em Teutônia, hoje à noite, nos pênaltis, ASTF e América farão a Final da competição. O primeiro jogo será sábado (02/11), em Tapera, e o decisivo no dia 07, em Teutônia.
O América/GF/Fepol/Marasca entrou numa fase de fazer o jogo da sua vida, um após o outro, afinal a hora da verdade chegou para quem entrou na competição lá no distante 06 de abril.
Hoje à noite, às 20h, no Poliesportivo, o América recebe o Arsenal (Não-Me-Toque) precisando de um empate para passar à 4ª e última fase do Estadual Série Prata e fazer mais uma final, a sua terceira.
Olhando as duas equipes, o futebol de cada uma, o estádio em que jogam (dimensões), o preparo físico e a colocação na tabela de classificação ao longo do campeonato, o América é muito superior ao Arsenal. Mas, tudo isso não valida bilhete para continuar na viagem. E tem dias na vida da gente em que nada dá certo, assim o América que tenha muito cuidado, porque este dia poderá ser hoje. Então, que encare o Arsenal de igual para igual e o respeite, porque potencial para vir a Tapera e estragar uma festa ele tem. Aliás, no futebol muita coisa é possível. Até mesmo o melhor fazer feio, justamente quando não deve. Cuidado com o Arsenal.
Mas, o jogo de hoje ganha importância também, porque quem passar, além de disputar o titulo da temporada, carimbará seu passaporte para a Série Ouro e jogar na elite do futsal gaúcho, ano que vem. No América, se passar pelo Arsenal, já se fala (bem alto) em disputar a Ouro, após uma participação “desfocada” nela no ano passado.
Não sou muito favorável a Série Ouro por achar que a Prata é melhor. A Prata não tem o charme e o glamour da elite, mas é muito mais disputada, mais divertida e bem mais parelha e leva mais gente aos ginásios, sem falar que é bem mais barata. Prefiro a Prata, mas se quiserem a Ouro, que seja ela. Mas, passem pelo Arsenal.
O jogo de logo mais à noite será diferente porque terá muita gente boa fora da partida. O Arsenal não terá Tulio, Lukinha e Marcelo Todeschinni. Já o América não terá Maico, seu vice-goleador, e Douglas, mas terá o retorno do capitão e goleador Nuno. E vamos ver o que os dois treinadores tem na manga. O fato de terem trazido seus times até aqui os coloca num patamar bem mais alto e diferenciado. Mas, hoje, só um deles se manterá no alto, na vitrine. Quem será? Ronaldão ou Aldo?
Vamos lotar o Poli, hoje, e fazer muito, mas muito barulho para empurrar o América à vitória, à classificação, à disputa da final e o retorno a Série Ouro. É mole tudo isso?
Aos jogadores americanos o que se pede neste momento da verdade é que joguem focados, se maneira séria e humildes acima de tudo e façam história. Boa sorte, gurizada.
O Inter tentou, tentou, tentou e não foi a lugar nenhum. E o ano acabou para ele. Então, que venha 2014. Agora, renovem o time porque a idade é avançada, tem gente se arrastando em campo e outros enganando. Não dá mais. E apenas o Gauchão neste ano?
O Inter enganou bonitaço em 2013.
Já o Grêmio, bem ou mal, se arrastando e tal, o que importa é que ele segue na competição. Torço para que leve o título para que ele fique aqui no Estado. Se não deu pelo vermelho que dê pelo azul. Mas, que fique aqui.
Parabéns ao Grêmio e aos gremistas.
A questão indígena está se enrolando por demais. Afinal, quem é que irá se posicionar para decidir de uma vez por todas sobre ela? Depois que ouvi o governador Tarso Genro, no encontro de Victor Graeff, na última sexta-feira, falar a respeito, a impressão é que estão tirando o corpo fora. Todo mundo. Na verdade, tentou-se criar um beija flor para faturar politicamente em cima e a belezinha saiu um grande urubu, que fede muito.
Quem começou essa bravata que acabe com ela. E parem de empurrar de um lado para outro.
Cinco coisas me intrigam sobre o leilão de Libra:
1º Para um leilão tão importante, não eram poucas as empresas presentes? Falou-se em falta de tecnologia. Será?
2º Sem um tostão de ágio. Que leilão foi este, pela sua importância?
3º O leilão foi bom para o Brasil?
4º A Petrobras, para pagar a sua parte, aumentará os combustíveis?
5º Será que existe mesmo todo este petróleo que o governo brasileiro acha que tem?