Blog do Sarico

Nota


ÍndiceEm almoço, nesta semana na Federasul, Tarso Genro deu nota 7 para seu governo. O governador irá à reeleição. Vamos ver nas urnas que nota os gaúchos darão a ele.

Fazendo água


imagesEm 2006, quando era chefe da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, conforme mostram atas e documentos da estatal, a presidente Dilma Rousseff aprovou a compra de 50% da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA).

A ata 1.268, de 03 de fevereiro de 2006, no item 05, mostra a posição unânime do Conselho mesmo já havendo, à época, questionamentos sobre a referida refinaria, considerada obsoleta. A estatal acabou desembolsando US$ 1,2 bilhão na compra – o polêmico negócio acabou revelado no ano seguinte pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

Em 2005, um ano antes da Petrobras decidir fazer o negócio, a empresa belga Transcor Astra havia comprado a refinaria por US$ 42,5 milhões.

Nos últimos anos, a Petrobrás e a Eletrobrás, perderam R$ 100 bilhões. Isso significa que foi corroído das estatais a fortuna do homem mais rico do mundo – Bill Gates, com US$ 76 bilhões – e a do homem mais rico do Brasil – Jorge Paulo Lehmann, com US$ 19,7 bilhões –, juntas.

Quando Dilma assumiu a presidência, uma ação da Petrobrás valia R$ 29. Hoje, vale R$ 12,90.

Mas, o que estão fazendo com a maior empresa brasileira e maior orgulho nacional?

Não caberia uma CPI ai?

Parceirona


imagesA JBS/Friboi é o maior tomador individual de empréstimos do governo federal com mais de R$ 20 bilhões. Será que essas operações com o BNDES são todas legais?

A empresa já pegou Ana Maria Braga, Tony Ramos, Roberto Carlos e Fátima Bernardes para seus comerciais na televisão. Não será surpresa se a próxima estrela for a presidente Dilma.

Café da manhã na Expodireto


Café da manhã na Expodireto 1Na manhã de terça-feira (11/03), como faz todos os anos, na Expodireto, a direção da Cotrijal ofereceu um café da manhã à imprensa. O café aconteceu na Casa do Cooperativismo. O presidente da Expodireto e da Cotrijal, Nei Cesar Mânica, recebeu os profissionais ao lado do vice Enio Schroeder.

Ajude o pequeno Lucas


Área de transferência0123Lucas Eduardo Frigheto de Oliveira, 07 anos, residente em Tapera, perdeu uma das pernas devido ao câncer e agora a doença atingiu seus pulmões. O menino, esperto e risonho, já se submeteu a várias cirurgias e sessões de quimioterapia e luta desesperadamente pela vida. A sua família, que continua lutando ao seu lado, pretende levar o pequeno no final do mês para Abadiania (GO), no médium João de Deus, mas para que isso seja possível precisa da ajuda dos amigos e da comunidade. Assim, pede que seja depositado R$ 20,00, ou mais se for da vontade da pessoa, em uma conta aberta no Sicredi de Tapera.

A conta:
Titular: Luciano Frighetto de Oliveira
Banco: Sicredi Rota das Terras de Tapera RS
Agência: 0244
Conta corrente: 3858-0

Vamos todos ajudar.

Professores no RS


imagesAfinal, faltam professores no RS ou não? O governo diz que não. Os professores e diretores de escolas dizem que sim e que, segundo eles, estariam faltando 21 mil “profes”. Tanto assim? Falta ou não falta?

Sumiço


imagesAfinal, o que aconteceu com o Boeing 777 da Malaysian Airlines, que desapareceu no ar (ou no mar)? Será que o avião explodiu? Explodiram ele (terrorismo)? Foi sequestrado? O piloto e o co-piloto ficaram mal e morreram? Ou foi abduzido? O “Triângulo das Bermudas” fica bem longe do possível local do desaparecimento. O que houve com aquela aeronave?

Indeciso


downloadAfinal, qual é o posicionamento real do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, no Brasil? Uma hora ele se queixa dos governos federal, estaduais e municipais e os clubes, e na outra lhes afaga. Qual é a dele (e da FIFA)?

Agora, vamos combinar. A FIFA deve estar que é um ouriço com relação à Copa do Mundo 2014 no Brasil.

Marcando passo


Marcando passo 1No sábado, jogando em casa, em sua estreia na Série Ouro, o América/GF/Marasca/Signor fez uma partida de dois extremos. Foi do céu ao inferno em 20 minutos de bola rolando. Num jogo ganho, de goleada, deixou a Assaf encostar no placar. O que parecia que seria um sonho se transformou em um pesadelo. Os jogadores de Santa Cruz do Sul comemoraram muito o resultado, como se tivessem vencido o jogo. E com razão.

O time de Ronaldão fez um primeiro tempo certinho, com toque de bola e atacando a todo o momento. Criou várias oportunidades de gol, sem o devido sucesso. Pelos 4 a 0 parecia que o marcador seria maior. Mas ai, no segundo tempo, veio a troca do quarteto e o time sentou em quadra. Na alteração, se pensou que daria um sufoco no adversário, o que não aconteceu. A correria imaginada deu lugar a erros de todos os tipos, os mesmos cometidos no ano passado e, principalmente, em 2012, o ano nefasto. O América errou passes e abusou do individualismo num esporte que é coletivo. E esses erros precisam ser cobrados na hora e corrigidos para o próximo compromisso para se evitar acúmulo e dores de cabeça.

Além de parar na partida, o América foi bastante prejudicado pelas constantes paralisações para secagem da quadra. E sempre que isso acontecia era ele quem ia para cima. Parecia combinado.

Sobre a troca de quarteto tenho um posicionamento a respeito. Vejo-a com restrição, ao menos que a pressão e o bom futebol continuem. Do contrário… Quatro mudanças de uma só vez modificam a sistemática de jogo, pois cada jogador tem características diferentes uns dos outros. E a mecânica de jogo precisa continuar. Mas, para que isso aconteça é bom que o grupo esteja afinado e isso só acontece com muita repetição e extenuado treinamento.

Amanhã, tem BGF em Bento Gonçalves e no sábado, a ACBF, completa, no Poliesportivo.

Por fim, veja os gols do jogo de sábado (http://youtu.be/S5K7VhP1rNc). Os quatro gols americanos foram bem tramados. Mas, os levados… O primeiro nasceu de uma perdida de bola inconsequente no ataque. O segundo o jogador estava só na área, sem marcação. O terceiro foi um chute de longe, despretensioso. E o quarto, o goleiro linha estava só dentro da área. Também chamou atenção a quantidade de passes que o América poderia ter dado e não o fez.

Vamos de novo, time. E com força e sério desta vez.