Blog do Sarico

América venceu outra


downloadEstive no Poli na quarta acompanhando América (2) e ADS (1). Foi uma bela vitória taperense num bom jogo, com muita correria e marcação. O jovem time da ADS, bem treinado pelo Paulinho Sananduva, que tem nas mãos uma equipe vibrante e corajosa, valorizou e muito a vitória americana.

Para não dizer que o time de Ronaldão foi 100%, o América abusou novamente de errar gols, principalmente no primeiro tempo. E chegará um dia que estes gols perdidos farão falta ao time. Está ai um filme que já muitas vezes, inclusive aqui em Tapera.

Outra coisa. Às vezes, o América é muito burocrático no jogo o que não é bom. Um time objetivo, que faz gols, fica mais tempo numa competição.

O Ban foi o grande nome na partida, novamente, com pelos menos cinco grandes defesas. Não gosto quando o goleiro é o melhor do time. E o que foram os minutos finais da partida, com o América sendo pressionado em casa?

Jogando bem ou mal, o América fez a lição de casa e isso basta. Em casa não se pode perder pontos e fora, até pode, mas sem facilidade.

O América, que era 9º, agora é 8º. Neste sábado, recebe a ALAF, de Lajeado, e uma vitória joga o time lá para o alto. Seis pontos em dois jogos, em casa, farão uma diferença e tanto.

A Afusca levou 15 a 1 da ACBF. Olha, um time que leva uma goleada dessas deveria pedir para sair da competição. Se fosse seu torcedor, não iria mais ao ginásio. Uma goelada com esta magnitude “mata” o torcedor mais fanático. A Afusca tem problemas.

Está ai. Antes tarde do que nunca. O JEAcontece absorve boa parte do meu tempo, ao que peço escusas aos meus amigos e leitores, especialmente aqueles mais acalorados.

Epopeia


images (2)Comprei uma bicicleta para fazer exercício e sair da frente do computador, mas também para perder uns quilinhos e ter um pouco mais de qualidade de vida. Cheio de vontade, lá fui eu para as ruas de Tapera, dar umas pedaladas, todo alegrão.

Andei cerca de 30 minutos e quase fui atropelado três vezes neste tempo. Uma na Rua Rui Barbosa, por uma Saveiro, e duas na Avenida XV de Novembro, por um Civic e um Focus.

Será que esse pessoal que dirige sabe que bicicleta também precisa cumprir as regras do trânsito e ser respeitado? Quem entrega CNH ensina isso nas aulas?

Com medo, recolhi a bicicleta naquela noite.

Quem quiser andar de bicicleta em Tapera, a qualquer hora, sugiro comprar um avião. Pelo alto é mais fácil.

Aqui em Tapera o pessoal não respeita bicicleta, nem faixa de segurança e acesso a cadeirantes.

E já que estamos falando em trânsito. As ilhas e o canteiro próximo ao City Hotel não são rótulas e a preferencial continua sendo a Avenida XV de Novembro.

Frases do Dia


Todos nós dependemos de resultado 1Todos nós dependemos de resultado.” (Rui Costa, diretor-executivo do Grêmio)

O vínculo com o clube depende de resultados” (Enderson Moreira, treinador do Grêmio)

As frases são um alerta a quem pensa que sabe tudo de futsal e acha que as coisas acontecem fora da quadra ou do campo. A torcida quer resultado. Sempre.

Falando em futsal. Hoje tem América e ADS (Sananduva) num jogo de seis pontos. Todos ao Poli, às 20h.

Objetivo da Vida


Objetivo da Vida 1Nesta semana, conversando com um amigo espírita, sobre a vida, pedi a ele qual seria, segundo a doutrina espírita, o objetivo da vida, de todos nós. Sua resposta: “Estamos aqui por três motivos: ajudar (fazer o bem), entender (não criticar) e perdoar (esquecer)”. Que tal?

E você, tem feito isso ao longo de sua vida? Lembre-se que ela é como um restaurante, onde você chega e senta onde quiser e come o que quiser. Você poderá ficar lá o tempo que quiser, mas terá de voltar para casa e, antes disso, pagar a conta.

Inflação


Inflação 1Na Copa o preço das coisas irá disparar. E bem. E estes aumentos não farão a inflação subir? A ver.

Nos anos 80 convivi com uma inflação superior a 90% ao mês. O salário, se fosse o de hoje, no início do mês seria de R$ 724,00 e ao final dele, de R$ 72,40. A diferença – R$ 651,60 – evaporava na frente de nosso olhos pelas máquinas de remarcar. Lembram disso?

Mesma moeda


Mesma moeda 1O garoto Bernardo Boldrini, ao que parece, foi enterrado vivo, após ter sido anestesiado. Que tal se o pai, a madrasta e a amiga do casal tivessem o mesmo destino? Olho por olho, dente por dente…

Segundo o Código de Hamurabi, rei babilônico (XVIII a.C.), que criou um código com 282 leis – Talião – quem era ofendido, agredido ou morto poderia infligir ao delinquente o mesmo dano ou mal praticado.

Cenas do cotidiano de uma cidade


images (1)Caminhar em Tapera está muito perigoso. Quem está a pé, no centro da cidade, deverá estar com olhos e ouvidos bem abertos, pois o perigo está à solta, em cada esquina. Neste domingo (20/04), quando sai da Igreja, da missa de Páscoa, indo para o jornal (JEAcontece.com.br), quase pisando na faixa de segurança, surge uma Mitsubishi preta, com placas de fora, pela Rua Tiradentes, vinda da Avenida XV de Novembro, em direção ao Tenarião. Pois, o motorista, de fora, passou a Rua Rui Barbosa, que é a preferencial, em alta velocidade, e se eu tivesse na faixa teria sido atropelado. Veja só… E se viesse um carro pela Rui Barbosa?

Mais tarde, indo para casa, na Avenida XV de Novembro, em frente a Laurindo Motos, na minha frente iam duas senhoras. Por uma fração de segundos olhei para o lado e, quando olhei para frente, vi uma delas segurando a outra que havia tropeçado. Se a amiga não a segura, a mulher teria se esborrachado na calçada, devido às fendas e “degraus” existentes naquela via, em pleno centro.

Um pouco mais acima e também na Avenida Dionísio Lothário Chassot, vi várias garrafas e copos quebrados pelo chão, numa cena muito triste.

É, Tapera já não é mais a mesma. Aquela cidadezinha pacata de 20, 30 anos atrás não existe mais. Nossa cidade cresceu e com este crescimento veio mais gente e mais carros e também a pressa e a indiferença. Mas, que saudades daquela lugarzinho de antigamente que tinha poucas coisas, mas que era bem mais segura. Claro, a Tapera de hoje tem os seus benefícios, que não são poucos, mas aquela de outrora era muito mais tranquila e segura.

Uma última coisa. Alguém já parou na cidade, em qualquer ponto dela, para pensar nela e lembrar de como Tapera era anos atrás? Em qualquer lugar vem à nossa cabeça uma imagem, uma cena, um fato, uma história. Faço isso seguidamente e na maior parte das vezes dou boas gargalhadas com a recordação. Em outras, seguro o nó na garganta por algo acontecido. Uma cidade pulsa (e vive) pela lembrança do seu povo.

Dilma segue na frente


Dilma na pole 1Segundo o Vox Populi, a pedido da CartaCapital, a presidente Dilma continua na frente para vencer as eleições presidenciais de outubro. Dilma tem 40% da preferência dos eleitores. Os adversários, juntos, somam 26% das intenções de voto.

O presidente do PSDB e senador Aécio Neves (MG) aparece em 2º com 16%. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), soma 8%. E Pastor Everaldo Pereira, pré-candidato do PSC, tem 2%.

Votos brancos ou nulos somam 15%. O número de eleitores que não sabem ou não responderam a pesquisa é de 18%. Os pré-candidatos Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram.

Tudo será resolvido no primeiro turno, ao que parece.

Pai bandido


imagesA gente que é pai (e mãe), se vira nos 30, literalmente, nas 24 horas do dia para dar condições aos filhos para que cresçam, estudem e tenham uma vida digna e tranquila preparando-se para ter um dia boa colocação na vida. Ai vem um pai, se é que se possa chamar assim, com a vida resolvida e mata o próprio filho, com a ajuda de sua companheira. Isso ai não tem explicação e ninguém, de sã consciência, queira defender um horror desses. Agora, este “pai” deverá aguentar o que vem por ai e encarar o seu destino. Ele terá de viver com uma dor eterna e o peso de uma ação insana e covarde, e também com a indiferença das pessoas e tudo mais que surgir.

Não se sabe como a coisa toda se deu, mas todos querem saber como foi e o motivo.

E a mãe de Bernardo, morta há 04 anos, será que ela se suicidou mesmo? A Justiça deveria abrir o caso.

Lembrei que no Brasil a pena de morte existe em tempos de guerra, mas como o Brasil não luta com ninguém, a não ser contra o seu futuro, jamais teremos a pena máxima. No caso de Três Passos, do menino Bernardo, seria de se pensar nela. É muita crueldade e sangue frio por nada.

Inter


downloadNeste domingo, no Esporte Espetacular (Globo), o comentarista Walter Casagrande colocou Inter e Grêmio como favoritos para faturar o Brasileirão 2014. De novo! Não gosto disso, pois quando colocam o Inter na lista a coisa acaba em porcaria. Tomara que o Colorado faça o seu dever de casa, que é vencer e somar o maior número de pontos. Agora, não pode errar gols como errou contra o Vitória, sábado, no Beira-Rio. Time que erra tanto gols não vai a lugar algum. Muito menos ao título.

O Inter não vence um Brasileirão há 35 anos. O último foi em 1979, de forma invicta. Há muito tempo…

Nos últimos anos o Inter se especializou em faturar campeonatos internacionais, como que esnobando o Brasileiro e a Copa do Brasil. Tornou-se um time internacional, de fato. Mas, falta ao Colorado um título nacional que daria a real dimensão do seu tamanho. E a última Copa do Brasil foi conquistada em 1992, há 22 anos.

Para este ano não me venham falar de G4 e Libertadores. O Inter deve pensar em vencer o Brasileirão, em ser campeão. Já foi três vezes vice nos últimos anos. Chega de ser apenas participante.