Lula disse que o julgamento do mensalão foi 80% político e apenas 20% jurídico. Mas, a maioria dos que julgaram o mensalão no Supremo foi colocada lá por ele e pela presidente Dilma. Mas, são uns ingratos esses ministros, não?
Mais. Lula disse que não gosta de alguns dos envolvidos no escândalo e que não tinha relações com eles. Oi?
Notaram que as emissoras de televisão estão se virando, literalmente, nos 30 para se manter na crista da onda, com o Ibope em alta? Só que suas mudanças, por mais modernas que sejam e utilizando o que há de melhor em tecnologia, não sei se resultará em sucesso isso porque a TV não é interativa. Ficar em frente a um televisor apenas interagindo com o controle remoto, apertando botões, não faz mais a cabeça de ninguém. Nem das crianças. Com o computador é diferente, pois a interação é total.
Os meios de comunicação tradicionais terão de se desdobrar (e muito) para manter o seu público fiel. Por que em tempos de internet…
Primeiro o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) financiou o porto de Mariel, em Cuba, gastando U$ 1 bi – R$ 2,3 bilhões. Agora, financiará a construção de um superporto em Rocha, no Uruguai, onde colocará U$ 682 bilhões – R$ 1,5 bilhão – de um total de U$ 957 milhões.
Afinal, o BNDES virou financeira internacional? Ele não deveria financiar nossa gente e nossas empresas, fomentando o desenvolvimento do Brasil?
Um jovem mudou-se para Detroit para se tornar assistente do editor executivo do Detroit Press, um grande jornal. Logo após sua chegada, foi convidado para um almoço com o dono de uma cadeia de jornais da qual o Detroit fazia parte.
O jovem percorreu seis quarteirões até o balcão de uma lanchonete, no porão de uma antiga loja. Lá o dono da cadeia de comunicação pediu um cachorro quente e uma Coca-Cola, e perguntou ao jovem o que desejava. Ele pediu a mesma coisa. Ali estava um multimilionário impecavelmente vestido e um dos magnatas mais influentes da mídia oferecendo ao jovem um prosaico cachorro quente com mostarda e ketchup.
O influente empresário disse: você ganhará a sociedade no clube da cidade, será apresentado ao prefeito e outros líderes políticos e em pouco tempo pensará que escreve para eles.
No entanto, lembre-se, muita gente que lê o nosso jornal almoça aqui todos os dias. Pergunte a eles o que leram e não se torne escravo do seu próprio conforto. Sinta o ambiente na rua e não almoce em restaurantes elegantes todos os dias.
O jovem disse que aquele dia lhe rendeu um grande ensinamento e por causa dele, anos mais tarde, fundou o tabloide de maior popularidade nos Estados Unidos: o USA TODAY.
Assim como nesse exemplo, os líderes verdadeiros não são o centro das atenções: na verdade, sendo possível eles evitam isso. Infelizmente, muitos líderes de hoje começam como servos, mas terminam como celebridades. Eles se tornam viciados em atenção, sem tomar consciência de que estar sempre sob os holofotes, acaba por deixar a pessoa cega.
Pense nisso.
Faltou água nesta segunda-feira no centro da cidade de Tapera. Das 08h às 16h. Bem que a Corsan poderia, através dos meios de comunicação do município, avisar a comunidade sobre a falta de água e dar uma previsão do retorno do abastecimento. Seria um ato gentil de sua parte e que diminuiria o estresse da população que pena com a falta de água, tal qual com a luz. No restaurante onde almoço o pessoal da cozinha estava em polvorosa com o acúmulo de louças e panelas.
Este é um transtorno que poderia ser evitado se o fato fosse comunicado com antecedência à população. Fica a dica para a próxima vez.
Mas, o que foi o Inter, ontem, contra o Botafogo, no Rio? Ganhando de 2 a 0 me permite o empate. Agora, os dois gols tomados, tiveram a marca do goleiro Dida, que ficou enraizado nos dois lances. A zaga também poderia ter aparecido. No primeiro, o atacante carioca subiu mais do que os dois grandalhões. E no segundo, todo mundo parou. Será que o Inter cansou na segunda etapa? Não acredito. E o Abelão não ajudou deste vez em suas substituições. Por que tirou o Valdívia que deitava e rolava?
A máxima do futebol, aquela do quem não faz leva, aconteceu com o Inter. Que isso sirva de lição a times que costumam errar muitos gols em jogos. Pontos e gols fazem falta mais adiante.
O primeiro-ministro da Coreia do Sul renunciou ao cargo após receber duras críticas da população por conta do naufrágio do navio Sewol, no último dia 16, que matou 187 pessoas, entre tripulantes e estudantes. É que nem no Brasil.
Fico imaginando o que aconteceria naquele País asiático se tivesse acontecido lá um mensalão ou um escândalo envolvendo sua maior empresa nacional, no caso a Petrobrás.
Perceberam a quantidade de médicos estrangeiros que chegaram à região nos últimos dias? Será que havia tanta falta de médicos assim no Alto Jacuí?
Minha profissão exige que eu esteja sempre bem informado. Assim, diariamente reviro vários sites de notícias em busca delas e em todos aparece de tudo, desde coisa séria até bobagens. Coisa que para uns não tem valor, mas que para outros tem muito valor. E tem muita gente que adora acompanhar a vida dos famosos como que isso lhe ajudasse na sua própria. Tudo tem público. E tudo vende. Afinal, falando em mulheres lindas com corpos esculturais, onde estaria o seu talento? No corpo? O Brasil está cheio delas: de “talentosas”.
Ontem à noite, estive no Poliesportivo acompanhando o segundo jogo consecutivo em casa do América/GF/Marasca/Signor, desta feita contra a ALAF, de Lajeado. O jogo foi bom, mas não o suficiente para dar os três pontos ao time. O empate não mostrou o que foi a partida onde o América foi melhor, mas foi também burocrático. O time não ousa, não agride, e perde muito tempo na troca de passe no campo adversário. E a torcida fica no aguardo daquela jogada diferenciada.
O América tem um bom time, com bons jogadores, que não são aproveitados ao extremo. O time tem deficiência na marcação e na conclusão a gol e isso é visto em todos os jogos, sem que haja a devida correção. Em 2012 aconteceu a mesma coisa e todos sabem como o ano terminou.
O Nuno, o “cabeça” do América, não jogou, depois de ver que não veio bem de lesão contra a AGSL. Profissional e consciente viu que não esteve bem e não jogou. Fez bem. E falta. Ranieri fez sua estreia e foi razoável, mostrando estar ainda desentrosado e sentindo o ritmo de treinamento vindo da Prata. O Márcio, o pensador, até quando não aparece vai bem com seu futebol, passe e marcação. Douglas joga com vibração, como poucos. Marcel está sendo a referência do time chamando a responsabilidade para si. E Ban novamente esteve bem, com grandes defesas. A preocupação é quando o goleiro começa a aparecer mais do que os jogadores. E quando isso acontece o alerta acende. Ele fica “rifado” em muitos lances numa partida. Está ai outro ponto a ser corrigido.
Agora, o que foi aquele segundo gol que o América levou? Alguém sabe explicar? Nem os jogadores da ALAF entenderam. Apenas agradeceram o presente que resultou no 2 a 1. Gol levado desta forma, na Ouro, não pode.
O América, repito, precisa ser mais ousado em quadra e agredir o adversário quando joga em casa. É isso que está fazendo a diferença contra a equipe.
O América/GF/Marasca/Signor permanece na 8ª colocação e a ALAF agora é 6º. O time de Ronaldão, em 10 jogos, tem 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Marcou 20 gols e sofreu 23. Seu saldo é negativo 3. E o seu aproveitamento é de 43,3%. Lembram do aproveitamento do time na Série Prata 2013? Pois é…
Por fim. Aqui, a ideia não é “cornetear” o time, mas ajudá-lo a acertar. E a vencer, porque é isso que todos queremos. Este jornalista é torcedor, até por que este espaço é opinativo, do titular e de seus leitores, e como tal está sendo levado. Crítica eu aceito e absorvo por que ela nos faz melhorar. Agora, pressão e cara feia, comigo não rola.
Vamos todos, cada qual fazendo a sua parte, acertando e melhorando, afinal nosso objetivo é o mesmo.