Blog do Sarico

Presidenciáveis


Presidenciáveis 1Na última quarta-feira (14/05), estive em Brasília, participando da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Centro Internacional de Eventos, acompanhando prefeitos e vice-prefeitos da Amaja (Associação dos Municípios do Alto Jacuí). No terceiro dia, às 09h, houve um painel com quatro presidenciáveis: Aécio Neves (PSDB-MG), Eduardo Campos (PSB-PE), acompanhado de sua vice Marina Silva (PV-AC); Randolfe Rodrigues (PSOL) e Pastor Everaldo Pereira (PSC). A presidente Dilma Rousseff, que concorre à reeleição, não apareceu. Nem na abertura, na manhã de terça.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que organizou a Marcha, deu um tempo aos candidatos a presidente para se apresentar. Depois, cada um respondeu a seis perguntas de interesse do municipalismo. Por último, cada candidato falou sobre seu plano de governo.

Dos quatro candidatos, o que mais me impressionou foi Eduardo Campos. O ex-governador pernambucano é bom de mídia e tem grande carisma. Veio preparado e sabe bem como enfrentar o público e as câmeras. Mostrou ser um grande conhecedor das causas municipalistas e dos problemas nacionais. Mostrou muita segurança em sua fala. Foi o melhor de todos, disparado. Ele não conseguia terminar uma colocação sem ser interrompido pelos aplausos do plenário lotado. “Não se deve tirar direitos do trabalhador e do povo, mas devemos acabar com a corrupção e com os corruptores”, disse, sendo muito aplaudido. Ao final, foi aplaudido em pé.

Aécio Neves parecia deslocado. Achei que ele não foi preparado para o evento. Ou a sua assessoria não o preparou ou ele menosprezou o evento com mais de 5 mil municipalistas de todo o País. O senador mineiro não estava “solto” em sua manifestação e fugiu do tema. Foi bastante aplaudido, mas não tanto quanto seu antecessor.

Quem estava no CIE queria também ouvir a presidente Dilma e seus planos para o segundo mandato, mas infelizmente ela não apareceu e as pessoas ficaram frustradas com sua ausência, pois muitos lá votarão nela em outubro.

As cartas estão lançadas e agora é ver o que acontece daqui para frente. A presidente Dilma estará no segundo turno e brigará ou com Aécio Neves ou com Eduardo Campos. Pelas pesquisas, a briga será com Aécio, com Campos correndo por fora, devendo subir na intenção de votos. De franco atirador poderá surpreender.

Nos debates que acontecerão, principalmente o da Rede Globo, Eduardo Campos somará muitos pontos se repetir o que fez na Marcha dos Prefeitos em Brasília.

Os outros dois candidatos, se esforçaram em suas colocações, mas não conseguiram a atenção do público presente. Não empolgam o eleitor.

Sentado no meio da plateia, ouvi muitos elogios a Campos de gente de todas as partes do Brasil. Até quem é seu opositor achou que ele se saiu bem e está preparado para a luta podendo surpreender.

Bate-papo nas alturas


Bate-papo nas alturas 1Na última terça-feira (13/05), no avião que me levou de Guarulhos (SP) para Brasília, para acompanhar a XVII Marcha dos Prefeitos, tive o prazer de sentar ao lado da única mulher que governou o Rio Grande do Sul. Yeda Rorato Crusius me impressionou pela sua inteligência e simpatia. Fui ver quem era a minha companheira de poltrona depois que pedi licença para sentar e me acomodar na poltrona 20D.

Depois de afivelar o cinto e me acomodar, ao olhar para o lado, é que fui ver quem era. Sorrindo, ela me cumprimentou: “E ai. Como vai? Tudo bem?”. “Tudo! Especialmente estando eu sentando ao lado de uma figura tão importante e que fez grande governo no meu Estado”, disse. Ela agradeceu o elogio, com um sorriso largo. Bem de gaúcho, apesar de ser paulista.

Depois das apresentações, aquela 1 hora e 20 de voo passou rapidamente, pois fomos conversando a viagem toda. Fiz muitas perguntas a ela, algumas cabeludas, e ela, sem titubear, respondeu a todas. A mulher é fera.

Eu já havia conversado com a ex-governadora, mas jamais tanto tempo assim e sobre tantas coisas.

Yeda Crusius disse o que fez no seu governo e o que não fez não foi feito por que não a deixaram fazer, citando a lei, a burocracia, o governo federal e a falta de recursos. “O que eu pude fazer eu fiz e poderia ter feito mais, mas não me deixaram fazer e essa mágoa levarei comigo para a eternidade”, disse ela.

Yeda elogiou muito os partidos políticos que deram sustentação ao seu governo, citando principalmente PP e PMDB, pela postura dos seus políticos. “Todos que estiveram comigo foram maravilhosos e até quem ficou de fora foi maravilhoso”, disse.

A ex-governadora revelou a mágoa que teve com uma grande empresa de comunicação de Porto Alegre e a perseguição que ela e sua família sofreram durante o governo e após ele. Disse que se estivesse em um partido maior, como o PP ou o PMDB, a sua passagem pelo Palácio Piratini teria ter sido bem outra”, se referindo ao tamanho do PSDB no RS.

Me identifiquei como jornalista e assessor de imprensa da Amaja e pedi se poderia gravar a conversa. Sorrindo, ela disse que sim, mas quando entrei no avião, por medida de segurança, desliguei o celular. Se estivesse no modo avião, poderia ter gravado tudo. Mas, vai adivinhar…

Yeda Rorato Crusius, que hoje atua no PSDB Mulher, uma fundação do seu partido, e está sempre viajando, revelou que concorrerá a uma cadeira na Câmara dos Deputados, em outubro. Deverá se eleger com boa votação.

Dono


Dono 1Nessa discussão entre gremistas e colorados sobre a propriedade dos seus estádios, o Grêmio anuncia que deseja comprar a Arena da construtora OAS que, para início de conversa, pede algo próximo a R$ 500 milhões. Será que o Inter também vai querer comprar o Beira Rio da Andrade Gutierrez? Se fizer o anuncio os colorados terão certeza de que o estádio não é dele.

O presidente Fábio Koff já disse que o Grêmio não é dono do seu novo estádio.

O Inter, por sua vez, fala em cedência de espaços no estádio para a construtora.

Independente de qualquer coisa, o Rio Grande do Sul tem dois belos estádios de futebol. Se um é novo e o outro é “remendado”, não importa. Importa é que em alguns anos os dois serão propriedades da Dupla.

Fantasmas


Fantasmas 1Voltou-se a falar em fantasmas no Brasil. Afinal, quais são os piores. Os de antes ou os atuais?

Cópia


Cópia 1Mas, o que o pessoal anda fazendo com essas impressoras 3D, heim? Os caras fazem de tudo com ela. Daqui a pouco produzirão órgãos humanos em escala e o transplante deixará de existir, assim como a agonia da espera. Que tal? E, se isso for possível, quantos anos viveremos? Você já pensou nisso?

Aniversário


Aniversário 1Neste domingo (18/05), o treinador Ronaldão, do América/GF/Marasca/Signor, completou mais um aniversário. E para comemorar os seus 53 anos, ofereceu um almoço a seus amigos na sede do Grêmio Esportivo América.

Ao paraibano Ronaldão, votos de muita paz, alegria, saúde e sucesso.

Aniversário 2

Mal estacionado


Mal estacionado 1No sábado, perto das 11h, o carro ai da foto ficou um bom tempo estacionado na Avenida XV de Novembro, na esquina com a Rua Duque de Caxias. Sem motorista, o mesmo ficou estacionado entre a faixa de segurança e a esquina. Não sei se o motora achou que, não podendo estacionar sobre a faixa, poderia fazê-lo na frente dela, prejudicando o trânsito de quem queria entrar na Duque. O veículo, de fora, ficou ali por mais de 30 minutos, sem ser importunado. Depois, com pacotes na mão, tomou o seu caminho. Menos mal que gastou em Tapera.

Telexfree


Telexfree 1Afinal, quem ganhou dinheiro com a Telexfree? E quem teve prejuízo com ela? Segundo o Ministério Público Federal mais de um milhão de pessoas foram lesadas pela pirâmide financeira no Brasil. E quem teve prejuízo receberá o seu de volta? Conheço gente que gastou um trôco bom com ela.

Tomates


Tomates 1No sábado, vendo o Jornal Nacional, uma reportagem chamou a minha atenção: o roubo de tomates, no campo, em Ribeirão Branco (SP). Isso mesmo. Tomates. Mas, o que é isso? A moda agora é roubar tomate no campo? Que País é este que quer ser do primeiro time roubando tomate no campo?