Na manhã desta sexta-feira (01/08), quando me dirigia ao jornal, por volta de 07h, descia a Avenida XV de Novembro e, quando me preparava para dobrar à esquerda, na Rua Tiradentes, um Gol vermelho, vindo dos lados do Tenarião, invadiu a preferencial, passou na minha frente e desceu em direção ao City Hotel. Eu, que vinha devagar, consegui frear em cima e evitar o choque. A distância entre os dois carros não devia ter dado um dedo. O motorista ou a motorista do Gol passou, parou na frente do Banrisul, ficou ali um momento, e foi-se embora. Ele ou ela não deve ter visto nada. Felizmente, para mim, foi apenas um susto.
É nesta fração de segundos que as bobagens acontecem. O pessoal precisa saber que, quando ao volante, precisa prestar muita atenção a tudo que está ao seu redor. Às vezes, como agora, não acontece nada, mas às vezes, uma ação mal executada resulta em choro e lamentações. Fique esperto quando no trânsito.
Esta aconteceu em Tapera, nesta quinta-feira (31/07), às 20h, no centro da cidade. Uma mulher parou seu carro em frente a uma farmácia e, ao desembarcar, foi surpreendida por três homens, desconhecidos, descobertos e sem armas, que exigiram seu Focus branco. A mulher, temendo o pior, entregou as chaves, sem reagir. Os elementos embarcaram nele e sumiram. Até o momento o Focus não foi encontrado.
A coisa está mesmo ficando feia e a violência, aquela que a gente via apenas na televisão, hoje faz parte de nosso dia a dia, para desespero geral. Ela está bem ao nosso lado.
A segurança aqui em Tapera ou em qualquer outro município do País está caótica e isso é do conhecimento geral. O negócio é a população se precaver. O pessoal bem que poderia ajudar. Quando vir alguém estranho ou em situação suspeita, deveria ligar para a polícia. Poderá não ser nada, mas poderemos estar prevenindo um grande susto ou mesmo uma violência marcante. Agindo assim, a única coisa que se teria seria o constrangimento de um estranho em ter de se identificar. Feito isso, a polícia agradeceria sua colaboração, se desculparia pela abordagem e seguiria seu rumo. Simples assim. Os bandidos, sabendo que um município tem mecanismos de prevenção de crimes, hesitariam em “visitá-lo”.
E se Tapera tivesse as câmeras de monitoramento a polícia teria visto a ação do roubo do Focus, entre outras coisas mais, e poderia identificar os ladrões. Mas, a questão não depende da Prefeitura de Tapera, pois a licitação das câmeras está em fase de montagem pelo Comaja. Vai mais um tempo ainda. Enquanto isso, vamos levando na manha, alertas, sempre.
No Santander, alguém enviou correspondência aos clientes preferenciais alertando-os sobre a situação da economia brasileira, que não era tudo aquilo que estariam dizendo por ai. A eles foi pedido, em outras palavras, que tomassem “cuidado” com o seu dinheiro. O governo brasileiro, ao saber da nota, subiu nas paredes e foi para cima do banco, com toda força e com todas as pedras do mundo. O Santander, que ganha muito dinheiro no Brasil por conta do seu crescimento – do País – e tem no governo uma fonte inesgotável de lucro, voltou atrás e “degolou” o funcionário responsável pela nota para acalmar o importante cliente, algo muito comum no capitalismo.
Mas, se o referido funcionário fez a nota e a repassou é porque o assunto foi comentado dentro no banco, em nível de diretoria, e o procedimento, o repasse da decisão, era padrão.
Agora, e se o Santander tivesse falado a seus clientes que a economia brasileira estava bem, com toda certeza os marqueteiros do governo usariam e abusariam da nota. Ou não?
O mercado financeiro é a coisa mais séria que existe no mundo. Quem lida com ele presta atenção no que vê e também no que não está vendo. Consegue ver barulho na calmaria. E, como os pássaros, voam ao menor sinal de perigo, para outro lugar mais seguro.
O FMI, por sua vez, em documento, disse que a economia brasileira é frágil, apesar de reconhecer o crescimento do País.
Afinal de contas. Santander e FMI mentem?
Ainda por conta da economia brasileira. O que o atual governo está fazendo para conduzi-la e também controlar a inflação, ficaremos sabendo a médio e a longo prazo, pois seus resultados não aparecem de um dia para outro. Se der certo, saberemos. E se não der, também saberemos. Mas, tomara que o que acontece com a Argentina nem em sonho chegue aqui. Deus me livre, pois este filme eu já vi e vivi e machucou demais.
Agora vai. O Inter, com novo uniforme voltará a ter o seu bom futebol. O Grêmio, por sua vez, com Felipão, resolverá todos seus problemas e voltará a fazer bonito.
Sem comentários…
Vou dizer uma coisa a vocês. Não tenho mais paciência com time e jogador de futebol, que são muito bem pagos para fazer apenas duas coisas: jogar bem e melhorar o astral do torcedor. E ele – o torcedor, que gasta e se desgasta, o que ganha? Pensem nisso. Quem tem mais de 50 anos, como eu, não pensa mais como pensava há 20 anos. Não morre mais de amores pela bola, apesar de vibrar muito quando seu time ganha um clássico ou conquista um título. Estou errado?
O futebol é uma fantasia que faz bem para poucos: jogadores, dirigentes e procuradores. E mais. Se os clubes fossem uma empresa, todos eles já estariam fechados há mais de 20 anos, pois sobrevivem graças a seus nomes, que é maior que seu patrimônio, e a paixão de sua torcida.
Mas, o futebol tem uma coisa boa, inegavelmente: poder zoar a valer os adversários, amigos mais chegados, aqueles que embarcam na brincadeira e até aqueles que sobem as paredes de bravos. Isso não tem preço.
O novo governo brasileiro ou o mesmo pretende diminuir o número de ministérios? São 38. Se Eduardo Campos levar disse que baixará para 19, metade. Já Dilma, se permanecer à frente do Planalto, não disse se baixará, manterá ou aumentará o número. A ver.
Uma coisa é certa. Quem for para o segundo turno precisará de apoio para vencer e apoio custa cargos, entre outras coisas.
Por conta da instalação de um dos oito campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) no Estado, vem disputa acirrada por ai aqui na região, que poderá receber um deles. Soledade e Espumoso estão brigando por ele. Os dois municípios montaram projetos onde elencam suas vantagens para a escolha.
Um dos dois municípios terá de abrir mão do seu sonho para o outro, ou os dois poderão não levar a Universidade.
E a disputa está só no começo. Depois falo mais sobre o assunto.
Vem cá. O Inter quer ir aonde com este time? Não existe um time, nem banco. É mais um ano que se vai, e com ele um campeonato.
E daqui a pouco tem Grenal, com o Grêmio a mil por conta da vinda de Felipão.
O Brasileiro já se foi. E a Copa do Brasil, ao que parece, também. Mais um ano comemorando vaga para a Libertadores. “Pracabá”!
Estou botando a maior fé no Dunga, ou seria Zangado? O cara tem perfil de vencedor e é focado nas metas propostas. Com ele, jogador brasileiro vai trabalhar mais e brilhar menos e não vai mais chorar feito criancinha.
Não tenho dúvida de que, em 2018 na Rússia ou em 2022 no Catar, Dunga traga o Hexa para o Brasil, e que o mundo todo comece a reverenciar o futebol brasileiro que voltou.
SENADO – Entre os cinco senadores de pior atuação na legislatura do ano passado no Congresso Nacional estão dois gaúchos: Paulo Paim (PT) na 71ª posição e Pedro Simon (PMDB) na 75ª posição.
CÂMARA – Na Câmara Federal, os três piores deputados gaúchos são: Assis Melo (PCdoB) – 462ª posição; Manuela D’Ávila (PCdoB) – 473ª posição; e Paulo Ferreira (PT) – 476ª posição.
Que chance tem um avião comercial, no ar, contra um míssil terra-ar?