Afinal, o governador Tarso Genro está disputando a eleição com os ex-governadores Britto, Rigotto e Yeda ou com José Ivo Sartori? E por que falar tanto em passado?
O passado é bom, mas só para servir de exemplo de como é possível fazer mais e melhor. E de acertar.
Outra coisa. É o que são estes ataques na propaganda eleitoral? Não bastasse se atacarem politicamente, agora estão batendo na pessoa, na vida particular, na família. É preciso isso? E o brasileiro o que acha disso tudo?
Quem está mentindo mais nesta campanha? E o pior é que mostram documentos atestando a “veracidade” da mentira. O povo brasileiro não merece isso. Definitivamente, não.
Uma grande empresa estadunidense, ligada à alimentação, queria saber de sua agência de publicidade o que a população da cidade, matriz, preferia em termos de comunicação. Queria saber de que forma ela acompanha o dia a dia da sua cidade para poder posicionar o seu leme publicitário. A agência fez uma pesquisa começando pelas universidades e escolas e depois foi ao centro e também aos bairros. O resultado: 65% das pessoas preferem a internet, 51% a TV, 48% o rádio, 23% o jornal, 5% as revistas e 4% os outros veículos de comunicação.
Para se ter uma dimensão da pesquisa realizada e do seu resultado, vamos pegar uma cidade do porte de Tapera, com 10,5 mil habitantes:
– internet (65%) – 6.825 pessoas
– televisão (51%) – 5.355
– rádio (48%) – 5.040
– jornal (23%) – 2.415
– revistas (5%) – 525
– outros (4%) – 420 pessoas.
Junto com a pesquisa, a agência de publicidade contratada fez uma observação sobre a participação da internet na vida das pessoas. A pesquisa não conseguiu dimensionar com exatidão o tamanho da internet na cidade, tendo em vista que ela é instantânea e mundial e cresce assustadoramente cada dia mais, e onde as pessoas estão ligadas ao mesmo tempo, algo que as outras mídias não conseguem. “As pessoas estão cada vez mais ligadas à rede e estão deixando de lado as outras mídias, aos poucos”, disse a agência no documento entregue.
Pense nisso quando você quiser promover o seu produto, serviço ou evento. A internet não tem limite territorial. E o JEAcontece (http://jeacontece.com.br/) está ai para servi-lo neste sentido, indo aonde os outros veículos não chegam. Pense nisso.
O professor-doutor Enio Giotto, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), taperense e leitor do Blog, me enviou e-mail comentando sobre uma foto que circula no Facebook, de uma turma de alunos do então Colégio Imaculada de Tapera, atual Instituto Imaculada, que por muitos anos foi das freiras.
Na foto, segundo o Enio, tirada na frente do antigo prédio de madeira, aparece muita gente que ainda reside em Tapera, outros estão fora daqui, como ele, e outros ainda já devem ter partido para a eternidade.
Eu lembro do Colégio Imaculada, pois estudei lá, assim como estudei no Ginásio Taperense, que depois se transformou na Escola Dionísio Lothário Chassot. E também estudei no Grupo Escolar Barão de Caçapava que foi incorporado pelo Ginásio Taperense.
Do prédio antigo do Imaculada, lembro que no centro havia um jardim, com bancos e árvores, onde o pessoal se reunia antes da aula e no intervalo e onde se concentravam os alunos quando precisavam ir à escola, fora do turno de aula. À esquerda, quase próximo a atual Escola Dionísio, havia um salão onde eram feitas as reuniões e apresentações e onde era dada a catequese. Também lembro da sala onde ficava o piano. Quando em aula ou não, se ouvia o som dele tocado pelos meninos e meninas. Aquilo relaxava os elétricos como eu. Quando passava pela sala e não tinha ninguém nela, eu entrava e arriscava alguns toques. Não saia nada, claro, mas o som do piano era diferente de tudo eme encantava.
Também lembro de algumas freiras. Todos tinham medo da diretora a Irmã Rosana, que não dava docinho a ninguém e raramente ria. A freira, baixinha e magra, era muito séria e severa. Com ela a disciplina imperava, sempre. Muitas crianças de hoje deveriam ter passado pelas suas mãos.
No Imaculada, nunca precisei me ajoelhar em grãos de milho, de castigo. Mas, cansei de ficar no canto da sala, no fundo, ou fora dela, devido ao excesso de conversa e eu conversava muito em aula. Os professores, freiras e leigos, me castigavam rindo. Pode uma coisa dessas? E como educar alguém assim? Pois, naquela época eles conseguiam e depois, em casa, tinha a severidade da dona Tecla que enlouquecia com o caderninho de anotações.
Valeu, Enio. Obrigado pela dica e continue sempre prestigiando este humilde escriba. Um grande abraço.
O Colégio Imaculada, atual Instituto Imaculada, é parte (viva) da história de Tapera.
O ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, arrastou para o centro das denúncias a atual presidente da estatal, Graça Foster. Em depoimento à Justiça Federal, ele denunciou que o PT abocanhava – pedágio – de 3% sobre o valor dos contratos de diretorias da Petrobrás, entre elas a de Gás e de Energia. A área foi comandada por Graça Foster de setembro de 2007 a fevereiro de 2012. (Claudio Humberto)
Que tal? Está ou não na hora de se dar um basta nisso tudo?
Mas, o que é essa campanha presidencial no segundo turno? É só ataques do começo ao fim. Por que Dilma e Aécio não se concentram em falar de projetos reais que melhorarão o País de uma vez por todas e de futuro verdadeiro e garantido para os brasileiros? Com o que estão destilando no horário político não devemos esperar muita coisa nos próximos quatro anos. É pouco pelo barulho que estão fazendo. Sem falar na falta de respeito com o povo brasileiro.
No Recife, um homem se desentendeu com outro no estacionamento de um shopping por uma vaga. Ele se irritou com a reclamação de um homem, deu marcha a ré e jogou seu carro contra ele. O veículo acabou batendo em outro que estava parado e que não tinha nada a ver com o circo. Felizmente, ninguém se feriu. E aqui em Canoas, uma mãe agrediu a socos e chutes uma médica grávida de gêmeos, em uma UPA, após esta consultar o seu filho. Vem cá. O que está acontecendo com a gente? Será que as coisas serão assim a partir de agora? Santa mãe de Deus…
Ontem à noite, fui ao Poliesportivo ver o líder América/GF/Marasca/Signor enfrentar a vice-líder ALAF, num jogo que valia muita coisa: a liderança isolada da Copa Lupicínio Rodrigues, a invencibilidade, um aproveitamento de mais de 91%, o melhor ataque da competição, a segunda melhor defesa dela e a possibilidade de decidir tudo em casa até a final. E o time, sem seis jogadores, foi grande, jogou muita bola e venceu por 3 a 1, de virada. Aliás, o que o América vem jogando na CLR impressiona.
O time de Nuno levou o gol numa falha de passe, mas não se abalou e foi para cima, pressionando o jovem e rápido time de Lajeado, que não suportou a pressão. Ela era tanta que a ALAF passou o jogo todo errando passes, para alegria do América que fez a festa, em casa. A pouca torcida, causada pelo temporal que se abateu sobre Tapera, gostou do que viu e, ao final da partida, aplaudiu o time de pé. Coberta de razão e feliz.
Para se ter uma ideia do que está sendo o América neste ano, em 08 jogos venceu 07 e empatou apenas 01. Marcou 34 gols e sofreu 17. O aproveitamento americano é de 91,6%. Acompanho futsal em Tapera desde 1972 e nestes anos de participação intercaladas com Kings Club, Agrotap e América, já mais vi um aproveitamento igual ao de 2014 num estadual de primeira divisão. Tapera, um dos berços do salonismo gaúcho, está novamente fazendo história. E bonito.
Sábado, conversando com alguns amigos no jogo, foi questionado o personagem Nuno que pulou de líder e goleador para treinador. Alguns acham que o time melhorou com a sua saída do time. Pode ser, mas eu prefiro achar que ele, após ter feito muito pela equipe, com o peso da idade sobre as costas, está dando um melhor resultado fora com sua experiência sendo repassada ao grupo. Mas, com Nuno na quadra ou no banco, o América é outro time e as razões para este sucesso são várias, mas a mais importante é que, agora, a equipe está tendo algo que falta para a maioria dos times, especialmente os que querem ser campeões: atitude. Na Copa LR o América é só atitude. A mecânica de jogo de ontem e a maneira como o time se portou em quadra, após sair perdendo e como levou o jogo encardido até o fim, mostra que a equipe tem atitude de sobra.
Parabéns ao América pelo que vem fazendo na Copa LR e pelo que conseguiu até aqui. O América é mesmo o time a ser batido. Hoje, até os gaúchos da Liga, querem medir forças com o América e ganhar dele. Que fase, meu!

Estou com uma pulga atrás da orelha, do tamanho de um tomate, por conta dos meus colegas jornalistas agora senadores da República: Ana Amélia Lemos e Lasier Martins.
Primeiro a senadora bate de frente com o partido ao querer se aliar ao PC do B de Manoela D’ávila, apoiando-a ao governo de Porto Alegre na última eleição municipal. Todos os pepebistas disseram não e ela, querendo ser maior que o partido, bateu o pé afrontando todo mundo. Aquilo não ficou bem. Começou mal na política. Quem sabe esta não tenha sido UMA das causas da perda do Piratini. Aliás, a campanha do PP foi montada em cima de taquara (pesquisas). Onde foram seus votos? Alguém do PP me disse que, viu a candidata em um discurso em uma praça no interior do Estado, e achou que ela parecia a rainha da Inglaterra, tamanha sua soberba. Pediu e levou. O povo garante o pedido.
E o Lasier Martins, ao ser eleito, disse que não subirá no palanque de ninguém, permanecendo neutro. Mas, ficar neutro por quê? Por acaso ele acha que ficar em cima do muro na política é igual como fazia na RBS? Vai dar com os burros n’água e a gauchada vai comer um de seus rins nas redes sociais. Quer apostar? Tal decisão cheira a covardia. Também começou mal.
Eu ainda acho que jornalista, ou mesmo profissional de imprensa, se sai melhor atrás das câmeras, microfones ou telas de computador, nunca na frente deles.
Enquanto isso o desconhecido ex-prefeito de Caxias do Sul, sem pressa e altamente focado, fez história. Sartori tem tudo para continuar fazendo.
O PP gaúcho já buscou as causas para o fracasso de Ana Amélia nas urnas depois de passar a campanha inteira na frente nas pesquisas? Onde foi que o partido e a candidata erraram? E os erros não foram poucos. Dos vários, cito um: a soberba. Ninguém, mas ninguém mesmo vence sem humildade, afinal todos precisamos de todos para acontecer e fazer acontecer. Conheço muita gente boa, preparada, que não realizou um sonho por falta de humildade. Ela enobrece e engrandece o ser humano. E o elege, também.
Outra coisa. Popularidade garante mandato, mas não garante seu êxito.