Frase do Dia
“O mensalão não existiu, nem o petrolão. É tudo invenção da oposição”.
“O mensalão não existiu, nem o petrolão. É tudo invenção da oposição”.
O The Voice Brasil. Nada contra ele, mas não gosto dele. Não precisa ser um expert em música para saber que uma voz jamais irá superar uma letra. Se você tivesse de contratar uma banda ou um cantor ou cantora para animar sua festa, quem você contrataria: uma voz, que surpreende, ou uma letra que marca. E quem é eterno: a voz ou a letra?
Você já pensou que estamos às portas do final do ano e que com ele vêm as festas de Natal e de Ano Novo e alguém precisará pegar a estrada? Quantas pessoas perderão a vida nestas duas próximas semanas? Quantos nomes estarão estampados nas páginas dos jornais nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro, no obituário?
Neste momento de mentalização e preparação, não daria para o pessoal que pensa em pegar a estrada dar uma pensada em ir e voltar, sem problema? Que tal fazer um acordo com seus familiares de que estas festas se repetirão no próximo ano, com todo mundo junto? Pensem nisso.
Vão, e voltem.
Apesar de ser um momento de descontração, é preciso manter a postura profissional para não ser o comentário do dia seguinte no ambiente de trabalho. Não exagerar na bebida alcoólica e ser discreto com as paqueras estão entre as dicas
O fim de ano é a época das celebrações. Além das festas familiares, também acontecem as tradicionais confraternizações das empresas para comemorar os resultados e promover a integração entre os colaboradores. Mas, apesar de ser um momento de descontração, é preciso manter a postura profissional e evitar possíveis exageros que podem ser danosos para a carreira.
Segundo a gerente de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos, Mariana Almeida, o clima aparentemente informal de uma festa de final de ano muitas vezes leva as pessoas a se comportarem de maneira mais extravagante e sem medir as consequências. “É importante lembrar que você estará sendo observado pelos colegas e até mesmo pela chefia, ou seja, uma gafe pode impactar na imagem que o profissional já construiu na organização”, explica.
Confira algumas dicas para não se tornar o assunto principal no dia seguinte à confraternização:
1. Nunca exagere na bebida alcoólica: “Se você não é acostumado a beber, não se deixe levar pela empolgação dos colegas. A bebida em excesso transforma o comportamento até dos mais tímidos, faz mal à saúde e ainda pode ocasionar uma enorme ressaca moral”, alerta Mariana.
2. Seja bastante criterioso com o traje para a ocasião: “Embora mais despojado do que a maioria dos eventos corporativos, a confraternização da empresa não é uma balada, portanto, evite modelos curtos, decotados, transparentes ou excêntricos. Se a festa for à beira de uma piscina, e você optar por se refrescar, prefira maiôs menos cavados, no caso das mulheres. Para os homens, a regra é preferir shorts ao invés de sungas” adverte a executiva.
3. Procure conversar sobre assuntos gerais e descontraídos (sem a utilização de palavras de baixo calão): não exponha a sua vida pessoal, não fofoque sobre os colegas de trabalho e não critique a organização da festa. E o mais importante, nunca fale mal do chefe. “Aproveite o momento para melhorar o seu network na empresa. E, mesmo que não esteja sintonizado com o clima de alegria do evento, não se isole ou adote uma postura mal humorada. Simpatia e boa educação são bem vistos por todos”, recomenda.
4. Dance e se divirta, porém não se deixe levar por ritmos ou por coreografias pouco convencionais: “Algumas danças podem causar constrangimentos e ainda render fotos em poses mais ousadas, que serão motivos de piadas e comentários mal intencionados no dia seguinte”, explica Mariana.
5. Fique atento na hora da refeição: tenha cuidado para não encher o prato e transmitir uma imagem negativa. Coma pequenas porções e se houver algo que não seja do seu agrado, não se sinta na obrigação de provar.
6. Preste atenção nas regras para acompanhantes: caso o convite não seja extensivo à família, vá sozinho. Evite uma saia justa.
7. Evite a paquera descarada: embora ela sempre aconteça em qualquer tipo de reunião social, demonstrações exageradas de afeto podem gerar comentários e comprometer o clima organizacional após o evento. Invista sempre na discrição e no bom senso.
8. Se a festa tiver um horário marcado, evite chegar atrasado: também esteja atento ao horário de se despedir. Ficar até o momento final da festa ou ser convidado a se retirar, principalmente se houver expediente de trabalho no dia seguinte, é muito deselegante.
9. Se for organizado um amigo secreto, seja sensato na escolha do presente: procure respeitar os valores pré-definidos e evite presentes muito pessoais como perfumes, lingeries, etc. “Na apresentação, faça apenas elogios, evite comentários que possam ofender o seu amigo oculto ou relembrar alguma situação vexatória do passado” finaliza a executiva.
Pense Empregos
Por conta dos escândalos que se abateram sobre a Petrobras, seu valor de mercado caiu de R$ 700 bilhões para R$ 150 bilhões. Que tal a desvalorização? Mas, o que fizeram com essa empresa? Os ratos a abocanharam valendo. A Petrobras nunca mais será a mesma.
Falando em Petrobras. Você entregaria a administração de sua empresa para a Graça Foster? Ou para algum dos diretores envolvidos?
Segundo o jornal Folha de São Paulo, o ex-presidente Lula foi ouvido na Polícia Federal em Brasília, na terça-feira da semana passada. Foi falar sobre o mensalão. A imprensa brasileira não falou nada sobre o assunto. Aliás, ninguém ficou sabendo de nada. O que será que a PF pediu a ele? E o que Lula falou sobre o mensalão? Deve ter dito que não sabia de nada. Um dia a gente saberá a verdade. Ela demora, mas aparece.
Segundo a Folha de São Paulo, o governo federal, gastou neste ano com a imprensa, a bagatela de R$ 15,7 bilhões. Um recorde. E nem assim consegue calar a imprensa. E controlá-la é um antigo sonho seu.
A revista Veja não deve estar na conta do Planalto.
O Natal Étnico de Não-Me-Toque oferecerá Chimarruts nesta quinta-feira (18/12), às 22h; e Nenhum de Nós, no domingo (21/12), às 22h. E o Natal Esperança de Espumoso terá no domingo (21/12), Black Bull Band, uma banda que toca um montão de clássicos do bom e velho rock and roll. E tudo de graça. Parabéns aos organizadores pela visão e coragem numa época dessas.
Reed Hastings, CEO da Netflix, acredita que a TV não tem muito tempo de vida. Para o executivo, o formato deve perder cada vez mais espaço para o streaming (transmissão) de vídeos nos próximos anos. “Você sabe: o cavalo era bom até que surgiu o carro”, comparou, em evento realizado no México. “A TV, provavelmente, vai sobreviver até 2030”, aposta.
Pelo jeito como a coisa vai indo isso pode ser verdade, pois as emissoras de TV, todas elas, estão apelando para programas cada vez mais ao vivo e com a participação do telespectador, tentando com ele a interatividade. Exemplos disso são o The Voice, o Esquenta, o BBB e o Fantástico, todos da Globo. Esse pessoal deve estar vendo alguma coisa lá na frente que não deve ser bonito.
Agora, televisão é mesmo um caso sério. Onde já se viu termos de ir para uma peça da casa para vê-la, sentar à sua frente e deixar o local somente quando ela – a televisão – deixar. E o pior é não poder decidir o que se deseja assistir. Hoje, com esse mundo corrido e altamente tecnológico, a televisão não é mais atrativa como já foi um dia, quando as famílias sentavam na sala para ver teve e lá ficavam por várias horas, vendo programas, telejornais e novelas. Em tempos de internet e de notebook isso não é mais aceitável. Não sei se a televisão vai morrer algum dia, mas ela terá de mudar muito se quiser sobreviver a toda esta modernidade que está surgindo a cada dia e a uma velocidade surpreendente.
O Globo Esporte da RBS da última quinta-feira falou sobre o Trianon, time de craques que o cabeleireiro Nei Oliveira, de Porto Alegre, montava nas férias para jogos pelo interior, de forma beneficente. O Trianon esteve em Tapera em três oportunidades, no final dos anos 70. A primeira vez, foi em 19 de dezembro de 1975, uma semana depois de o Inter levantar seu primeiro título nacional: 1 a 0 no Cruzeiro, gol de Figueroa. Naquele time, entre outros, estavam dois dos maiores craques brasileiro da época: Falcão e Carpegiani, que estiveram em Tapera.
Os jogadores foram recebidos no Tenarião, onde foi servido o almoço. Ainda no sábado, à noite, no mesmo local, aconteceu uma partida de futsal entre craques e Kings Club. E no domingo, no campo do América, o Trianon jogou com o América. Foi uma grande festa.
Lembro que o “quartel general” dos jogadores em Tapera foi a casa do falecido Osvaldo Henrich, pai dos doutores Beto e Arli, do Prego e da Arlete. O Dr. Beto era amigo do Nei Oliveira e dos jogadores da Dupla daquela época.
O Trianon esteve ainda outras duas vezes em Tapera: 1976 e 1979.