Um brasileiro ingressou na Indonésia com cocaína nos tubos de sua asa delta. No aeroporto, foi pego pela polícia, preso, julgado e condenado à morte, por fuzilamento. O governo indonésio não está atendendo os telefonemas do Palácio do Planalto, pedindo clemência. Lá, não tem moleza, muito menos impunidade. Quem infringe a lei, literalmente dança.
Sobre a pena de morte, as opiniões se dividem. Eu, particularmente acho, que em certos casos, pela violência praticada e pelas provas incontestes, sou favorável à saída de circulação de um monstro, por que não tem como defender um e tentar justificar tal morte. Mas, já aconteceram casos de erros em que inocentes foram mortos, principalmente nos EUA, onde a maioria dos Estados permite a pena capital.
Gente que violenta mulher ou criança e as mata, que sequestra ou rouba e depois mata e quem mata em nome de Deus deveria ser julgado na Indonésia ou em algum Estado norte-americano.
Na manhã desta sexta-feira (16), no gabinete da Prefeitura de Tapera, no lançamento das comemorações do sexagenário do município, o prefeito Ireneu Orth nomeou as autoridades presentes e entre elas citou o vereador Elias Goulart (PPS), que comandará o Legislativo taperense neste ano. Nada mal para um menino de 20 anos. Será que tem algum jovem com menos de 20 comandando alguma Câmara de Vereadores no Brasil? Bem “tentiado” o Elias é o presidente de Legislativo mais jovem do País. Conseguiu algo inédito e seu futuro político dependerá dos seus pensamentos e ações.
Tapera comemorará seus 60 anos durante o ano todo, mas a data do aniversário do município é 28 de fevereiro (1955).
O mesmo economista Jim O’Neill, que Lula e Dilma festejaram por ter criado o BRICS (agrupamento dos maiores países emergentes), ao ser questionado se ainda agruparia o Brasil, a Rússia, a Índia e a China como potências do mercado emergente, como fez em 2001, disse: “Eu teria vontade de chamar o grupo de IC (Índia e China) e, se nos próximos três anos as coisas permanecerem iguais ao ano passado para o Brasil e a Rússia, é possível que eu faça isso em 2019”. Que tal?
Não está na hora de o mundo dar um basta no terrorismo? Chega de atentados que dizimam vidas inocentes todos os anos em algumas partes do globo. Acho que os responsáveis deveriam ser presos, julgados e condenados. Todos eles. O pessoal quer paz e viver. Só eles não percebem isso.
Nos anos 70 e 80, havia um terrorista venezuelano chamado Carlos, o Chacal (Ilich Ramírez Sánchez). Ele foi o homem mais procurado do mundo em seu tempo pela polícia e pelo serviço secreto das grandes nações. O Chacal aprontou tanto e matou tanta gente que quando a coisa começou a apertar para seu lado e países amigos não o refugiavam mais devido a pressão e a perseguição internacional, procurou o Sudão, um dos inimigos dos EUA, que aceitou recebê-lo e depois o entregou aos EUA. Ele foi preso, julgado e condenado. Pegou duas prisões perpétuas e saiu de cena. Nunca mais e falou nele. Carlos continua preso na França.
Por que o mundo não se une e repete a ação? Cacem os terroristas e tirem-nos de circulação. Para sempre. E se fossem julgados nos EUA, dependendo do Estado, a coisa ficaria preta para eles.
Chega de terror e de horror.
Anita Ekberg, um dos símbolos sexuais do cinema, morreu nesta semana aos 83 anos. A diva sueca de La Dolce Vita (1960) e tantos outros filmes, morreu na miséria, segundo noticiou a imprensa. Dizem que trabalhava de doméstica no sul da Itália, nos últimos tempos. Para quem foi uma das mulheres mais belas de Hollywood isso é constrangedor.
Quando nasci, Federico Fellini filmava La Dolce Vita, em Roma, que fui vê-lo anos mais tarde e conhecer a bela loira de rosto belíssimo e curvas perfeitas. Aquela cena dela na Fontana di Trevi, à noite, naquele vestido preto, é inesquecível. Além de bela ela talentosa e provocante.
Mas, mais uma vez volto a falar do tempo, este senhor que é maravilhoso na entrada e cruel do meio para frente, até o fim. Veja as fotos de Anita Ekberg, depois do filme que a consagrou, e agora, nos últimos tempos. Muito cruel para quem viveu todo o glamour que só o cinema pode proporcionar.
A vida, para ser perfeita, deveria ser assim: em determinado momento a gente apertava um botão e o tempo parava, na questão física. E a gente ficaria até o fim com a mesma aparência. Neste ponto Deus não foi gentil conosco e a criação não foi 100%.
Mas, Deus, na sua imensa sabedoria, sabe o que faz. Tem gente que vai mais longe enquanto outros partem antes. A vida é como um aeroporto.
Tempo, tempo, tempo…
Em alguns estados brasileiros foi criado o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público. Mas, nestes estados não existe a Polícia Civil? E este trabalho de investigação e apreensão não deveria ser dela? Daqui a pouco o Ministério Público terá em seu quadro Exército, Marinha e Aeronáutica. E se bobear terá ainda Polícia Federal e até Serviço Secreto.
A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), nomeou 19 parentes — entre eles filhas, irmãos e sobrinhos — para ocupar cargos nas secretarias estaduais. Juntos, a família receberá salários que somam quase R$ 400 mil. A informação foi divulgada no dia 07, no Diário Oficial da Assembleia de RR, e não agradou nem o vice-governador, Paulo César Quartiero (DEM), nem o Ministério Público Estadual, que vai analisar o caso.
Segundo o governo, a escolha seguiu critérios de confiança. Sei…
Corajosa a mulher.
Marta Suplicy anda inconformada com Dilma, Mercadante e outros próceres do seu partido, o PT. Em entrevista concedida ao Estadão botou a boca no trombone e lavou muita roupa suja. Mas, agora, Dona Marta? E antes, estava bom? Como era?
Nunca gostei de cidade grande, da sua vida agitada, da sua correria e do estresse das pessoas. Cidade grande é bom para ser visitada, com certa regularidade, para se apreciar o que ela oferece de bom. Mas, bom mesmo é o interior, com sua calmaria e sossego. Qualidade de vida lá nas alturas. Cidade pequena é outra coisa. Um paraíso.
Tem gente que tem aversão a cidade pequena, por que ela oferece poucos atrativos, mas esquecem que é o lugar ideal para se viver e criar os filhos (até certa idade, claro). E a segurança que se tem em uma é inigualável.
Tapera, continua sendo uma cidade pequena, mas sossego que é bom não se tem mais. De dia se ouve carros apressados, pessoas correndo de um lado para o outro, a maioria falando ao celular; cachorro latindo por toda parte, pessoas se queixando do lixo e da vida, freadas bruscas, conversas altas e barulho de obras por todo lado. E à noite carros andando pela cidade toda e cachorros vagabundos dando novo show, e bem alto.
Barulho de construção é um indicativo de que o sossego da cidadezinha está indo para o limbo. De certa forma é bom, por que mostra que ela está crescendo o que é maravilhoso, afinal queremos sempre o melhor para nós e para os nossos.
Rio muito quando ouço na televisão o pessoal falar em cidadezinha pequena de 50, 60, 70 mil habitantes. Ora, Tapera tem menos de 11 mil e é o melhor lugar do mundo para se viver. Se você quiser viver bem e for bem intencionado, venha para cá. Do contrário, fique onde está.
Na redação do jornal (JEAcontece) está difícil de trabalhar e de se concentrar por conta do barulho das obras ao redor. É, aquela cidadezinha bucólica, não existe mais. A sessentona Tapera está crescendo, mas tomara que não perca a sua essência que a faz ser a melhor do mundo.
Uma coisa que gosto de fazer é sentar na frente do Sekus Bar, tomar uma cerveja bem gelada, e ficar apreciando a cidade e o vai e vem das pessoas e dos carros e lembrando de como ela foi e tentando imaginar como será. Nós passaremos e Tapera permanecerá. E como será ela daqui a 20, 30, 40 anos, quando completará o seu centenário? Já pensou Tapera com 100 anos?
Está mais perigoso viajar de avião ou de ônibus? O que você acha?
O problema entre os dois modais é que um, pelo desconhecimento da maioria das pessoas que não o utiliza, tem uma repercussão maior.