Sumiu
O promotor que denunciou a presidente argentina, Cristina Kirchner, foi encontrado morto. Ai tem…
O promotor que denunciou a presidente argentina, Cristina Kirchner, foi encontrado morto. Ai tem…
Ontem, o Operador Nacional do Sistema (ONS) ordenou que as distribuidoras cortassem o abastecimento de energia elétrica devido a um alto pico de demanda. As distribuidoras foram forçadas a reduzir o fornecimento de energia, uma vez que o pico da demanda subiu às alturas, em virtude das elevadas temperaturas. O ONS ordenou ainda que as distribuidoras das regiões Sul e Sudeste do País cortassem temporariamente o fornecimento de energia elétrica para determinadas áreas.
O corte no abastecimento se destinou a oferecer algum alívio ao sistema de energia, evitando assim o risco de um dano nas turbinas.
E será assim de agora em diante, a cada dia quente? Nós devemos estar tão próximos do caos elétrico que nem imaginamos.
O governador José Ivo Sartori voltou atrás e abriu mão do aumento que lhe foi aprovado e que ele próprio havia sancionado. Está certo, mas voltou a pisar na bola, para não dizer em outra coisa. Na campanha o gringo deu um escorregão danado naquela do piso do Tumelero, do magistério, e agora, eleito, deu outro. O que mais vem por ai?
Aceitar aumento de vencimento, após anunciar que o Estado estava falido, é dar um tiro no pé, na verdade dois tiros. O governador, que pelo visto gosta de humor, podia ter passado por essa, sem desgaste. Ficou marcado.
Na sexta-feira (16), no gabinete da Prefeitura, foi lançada a programação das comemorações dos 60 anos de Tapera, para o ano todo, e que será comemorado no dia 28 de fevereiro (1955). Na oportunidade, foi lançado o selo comemorativo. O selo, apesar de simples, é bonito, e foi desenhado, segundo o prefeito Ireneu Orth, “a muitas mãos”.
A programação terá a Orquestra Jovem do RS, mateada na Praça, show com César & Zéu, Copa Alto Jacuí de Futsal, com América e equipes da região que disputarão o Estadual das séries Ouro, Prata e Bronze; 16ª Toca do Coelho, Baile dos 60 anos com escolha das soberanas do município; Festival da Canção, 5ª Semana Municipal de Cultura, show baile na Semana Farroupilha, 9ª Expotapera, Natal, entre outros. Um grande show não teremos novamente em Tapera e isso é uma marca da atual administração taperense que está dando prioridade a outras coisas e por que o momento é de limitar gastos.
O bom é que a data não passará em branco e que vamos comemorar os 60 anos de nossa amada e querida Tapera. E, pensando lá na frente, me pergunto: será que viverei para vê-la centenária? Confesso que gostaria de vê-la aos 93 anos.
No último sábado, por volta de 20h, aconteceu mais um acidente na Avenida Dionísio Lothário Chassot. Há algum tempo venho dizendo aqui que a Rua Rui Barbosa virou uma pista de corrida, pela velocidade com que os veículos trafegam por ela. A Dionísio está igual e o pessoal nem se dá o trabalho de parar no quebra-molas, passando sobre ele, em alta velocidade. E para piorar, passam pela contramão, para escapar do mesmo. Está difícil o trânsito em Tapera. Deve ser a pressa do pessoal. Coisa do mundo moderno.
O Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre não será mais ampliado. O governo federal deu para trás dizendo que o Rio Grande do Sul não está produzindo para que se justifique tal investimento. Que tal? Com isso o aeroporto não poderá receber aviões de grande porte, de passageiros e de carga. O Rio Grande do Sul está indo para o final da fila, mesmo.
O problema é que aqui, há muitos anos, não se trabalha mais como antigamente e o gaúcho só se queixa e vive do passado, de uma guerra que perdeu. Ou o Rio Grande acorda e trabalha ou continuará caindo e sendo preterido.
Ah! Ia esquecendo. O governo federal gastou R$ 121 milhões na pista que não será mais ampliada. Sobra dinheiro neste País, sim. É uma farra.
“Errado é você deixar de fazer alguma coisa, com medo do que os outros vão pensar”.
Desconheço a autoria
E o brasileiro pego no aeroporto da Indonésia, com cocaína nos tubos de sua asa delta, foi morto neste sábado, por fuzilamento. Não adiantou o governo brasileiro pedir clemência ao governo indonésio. Lá, o pessoal leva (muito) a sério a lei e a cumpre na ponta do lápis, diferente de outras nações.
E foi “só” por tráfico de drogas.
Por outro lado, a política externa brasileira não funcionou.
O sol voltou a brilhar para os lados da cooperativa taperense, que está para completar 50 anos – no ano que vem – e está presente ainda em Selbach, Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff, depois de muita ventania e raios. Hoje, passado o sufoco, a empresa começa a aparecer e bem na foto. Sua nova proposta de administração e sua nova equipe conseguiu arrumar a “casa” e devolver a segurança e a tranquilidade ao associado. Talvez, a Cotrisoja não tenha de volta o patrimônio que já teve um dia, mas hoje ela está sólida e confiável novamente. Parabéns ao pessoal que a trouxe de volta com muito trabalho e coragem.
Na semana passada, a direção da Cotrisoja indicou o taperense Adriano Borghetti para ser seu novo presidente, em substituição a Cristiano Scher, que fez belíssimo trabalho nela. O Adriano é novo, mas é uma pessoa séria e bem relacionada e tem tudo para fazer bonito na cooperativa. Precisará do time que está lá para dar sequencia ao cronograma proposto para ser colocado em prática depois que a Cotrisoja saiu da UTI e do hospital.
Vida longa à Cotrisoja, um nome que se mistura à história do município de Tapera, que neste ano comemora 60 anos – 28/02.
Neste caso da cobra que veio pelo Correio, de Vitória (ES) para Passo Fundo e cujo destinatário final seria Tapera, alguém sabe quem é Jandir ou Jandira Lopes, que aparece na caixa de Sedex? Ai tem… Mas, a polícia já deve saber quem é.