Blog do Sarico

América


download (2)Toda semana vejo as equipes da região contratando, se reforçando para as disputas do Estadual 2015, nas séries Ouro, Prata e Bronze. Só não vejo o América se mexendo e anunciando nomes. O time contratou apenas o ala Seco e renovou com a maioria do grupo do ano passado: Nuno (treinador), Ban, Daniel, Alisson, Ranieri, Marcelinho, Maico, Ismar, Bruno e Hepp. Márcio, Douglas, Vitor Jesus, Gabriel, Roxo e Sacolé deixaram o time.

Pelo grupo que tem a equipe base de 2015, do Nuno, deverá ser: Ban, Daniel, Alisson, Seco e Maico.

Dos patrocinadores, parece que a Marasca Cereais não colaborará com o clube neste ano, baixando o poder de fogo da equipe.

O América vai mais uma vez para a competição com dinheiro contado e equipe modesta. A ideia, como de costume, é permanecer entre os 08, evitando o rebaixamento. Neste ano, 02 serão rebaixados à Prata.

Nesta segunda-feira à noite, no Clube Aliança de Tapera, acontecerá reunião para definição da 1ª Copa Alto Jacuí de Futsal, que acontecerá no dia 25 de março, no Ginásio Poliesportivo, em homenagem aos 60 anos de Tapera, com a participação de América, ASIF, Guarany, Arsenal, Fortaleza dos Valos e SASE. Vamos ter uma temperatura de nossas equipes para o Estadual 2015 da Ouro, Prata e Bronze.

Perigo


Perigo 1Em Tapera, quem está no trânsito ou caminhando pela rua deve estar (bem) ligado e cuidar com três coisas: quebra-molas, faixa de segurança e carro à frente.

Nos quebra-molas, a maioria do pessoal não o respeita e passa por cima, em alta velocidade. Quem faz isso deve ser empregado ou filho do dono ou ter um bom caixa. Faixa de segurança raros são os que as respeitam. Quem caminha deve cuidar de si e do carro e, na dúvida, ficar parado onde está. E carro à frente a maioria dos motoristas não sabe para que serve o pisca e não costuma deixar espaço entre si e o veículo que anda à sua frente.

É bem complicada a coisa aqui.

Turno Único


Turno Único 1Por falta de recursos, as prefeituras gaúchas, assim como as brasileiras, andam mal das pernas e já faz um bom tempo, prejudicando sensivelmente serviços e ações seus. A União e o Estado estão retendo valores que são seus de direito. E para piorar, seus projetos estão sendo bancados pelos municípios o que piora ainda mais a situação. Pois, para tentar “remediar”, as prefeituras estão constantemente adotando o turno único, um horário de trabalho diferenciado e com menor tempo. Parece legal, mas não é. Segundo o Tribunal e Contas do Estado (TCE RS), em orientação enviada às prefeituras, existe diferença entre horário de trabalho e jornada de trabalho, que é de 40 horas semanais, mas que são trabalhadas, em média, 30 horas. E o TCE pede compensação da Prefeitura à comunidade. Como isso será feito o Tribunal não sugeriu no documento.

Ou os governos federal e estadual repassam o que deve ser repassado mensalmente aos municípios ou estes irão parar, literalmente. É questão de tempo. O relógio desta bomba está correndo, cada vez mais rápido.

Maioria


imagesSegundo o prefeito de Tapera, Ireneu Orth, 80% dos servidores da Prefeitura são mulheres. Os homens, com 20%, nem falam muito alto lá. Só o prefeito.

O mundo já é das mulheres. Só elas não sabem disso.

Banda podre


Banda podre 1Um policial civil, que trabalhou com o ex-secretário de Segurança do RS, Airton Michels, fazia também a segurança de um traficante de drogas da capital. Quer dizer. Servia a Deus e ao Diabo ao mesmo tempo. Bonito isso. Mas, para quem ficou mais feia a coisa? Para o mau policial ou para o Estado que perdeu um homem para o tráfico?

A polícia está ai para proteger a comunidade e não para proteger os bandidos que sobrevivem às suas custas, como parasitas. Uma atua no policiamento ostensivo e a outra na investigação. E as duas são importantes e seus profissionais precisam trabalhar com tranquilidade e segurança.

Boa ideia


Aproveitamento 1Seguidamente passo pela Avenida Brasília, no Bairro do mesmo nome, aqui em Tapera, quando preciso ir ou vir da ERS 223, e cada vez que passo por aquela via asfaltada, chama minha atenção a área que fica entre ela e a lavoura ali existente, que deveria ter uma calçada para embelezar mais o lugar e dar segurança ao pessoal que lá transita. Mas, ao longo daquele trecho de mais de 1,5 quilômetro, se vê de tudo, divididos em vários “lotes”. Enquanto uns não tem nada em cima, outros tem (muito) lixo e sujeira, já outros ainda possuem uma beleza de encher os olhos, com flores, gramado bem aparado e até horta, tudo muito bonito e limpo e a maioria cercado. Cada um daqueles locais deve refletir a imagem da casa de quem cuida daqueles pequenos espaços carregados de beleza e de vida. Que tal se toda aquela área fosse ajeitada pelos moradores? Daria outro visual ao bairro, que há muito deixou de ser uma vila. Que se pense nisso.

Petrobras


PETROBRÁS 1Segundo o Estadão, em defesa apresentada ao Tribunal de Contas da União, o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, pede para ser excluído, junto com outros 10 ex-integrantes da diretoria-executiva da estatal, do processo que determinou o bloqueio de bens dos executivos responsáveis pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.

Caso o pedido não seja aceito, Gabrielli solicita que o Conselho de Administração, que autorizou o negócio, em 2006, seja responsabilizado pelo prejuízo da compra e tenha o mesmo tratamento dos ex-diretores: todos precisam ser ouvidos no processo e ter o patrimônio congelado.

O caso da Petrobras está longe de acabar. Mas, como deixaram acontecer isso com a empresa? E não me surpreenderia se mais nomes aparecerem. De repente, até de quem nunca sabia de nada e que enriqueceu depois que saiu.

Como?


Como 1O preço do barril do petróleo está caindo no mundo – de U$ 100 para U$ 50 – e os combustíveis aumentando no Brasil. O mercado anuncia uma coisa e o governo brasileiro faz outra. O certo não seria baixar os preços dos combustíveis aqui? Seria o certo e o justo, não tivesse o governo tantos “buracos” para cobrir, sim por que tudo que ele gasta tem um custo que precisa ser pago para alguém. O governo faz dinheiro, mas precisa ter garantias para isso. O seu forte é arrecadar. E gastar (bem), também.

Paga, não bufa e não estufa


Paga, não bufa e não estufa 1Os aumentos de impostos anunciados pelo governo federal devem resultar em R$ 20 bilhões a mais nos cofres públicos. Ou R$ 20 bi a menos nos bolsos dos pagadores de tributos.

E esse dinheiro já tem destino: cobrir os rombos provocados pelos gastos excessivos e descontrolados de Brasília. E, certamente, boa parte dele irá parar em contas físicas no decorrer do ano.

Herói ou bandido?


Herói ou bandido 1O brasileiro que foi executado no sábado na Indonésia, é um herói ou um bandido? Ele entrou no País com droga em seu equipamento e foi pego, preso, julgado e condenado à morte, por fuzilamento. O governo brasileiro, que tentou um pedido de clemência em seu favor, não foi ouvido, por que o governo indonésio cumpre sua lei. E a política externa brasileira não conseguiu virar o “jogo”.

A deputada Maria do Rosário, ex-ministra de Direitos Humanos, acha que o cara era traficante e não herói. Tenho de concordar com ela neste caso.

Se você quiser ingressar em um País com algo ilícito para consumo ou para faturar em cima, o risco é todo seu. Se te pegarem… No aeroporto da Indonésia, na chegada, em letras garrafais está escrito (em inglês) que é proibido o tráfico de drogas no País e que a pena para este crime é a morte. O cara pagou para ver.