Blog do Sarico

Lixo


Lixo 1Nesta segunda-feira, cedo da manhã, vi uma porção de sacolas de lixo depositadas em lixeiras, nas calçadas e até nos canteiros centrais, acomodadas no sábado ou no domingo. O pessoal não está sabendo que nos finais de semana não tem mais recolhimento de lixo em Tapera. A comunidade precisa saber dos horários e dias certos do recolhimento.

O mais “bonito” foi ver as sacolas paradas sobre as bocas de lobo levadas pela água da chuvarada desta manhã.

A comunidade não está sabendo das novas regras do recolhimento de lixo em Tapera.

Socialismo


Socialismo 1Um continente inteiramente socialista é o sonho de consumo da maioria dos países sul-americanos, entre os quais o Brasil. Só que os países que possuem este sistema político e econômico estão numa pindaíba de dar dó. Veja nossos vizinhos como estão. Será que o socialismo é mesmo a saída? Pela história, nenhum País socialista deu certo. Nem em sonho.

Em tempo. Cuba está louca para sentar no colo dos EUA e começar a mexer com dinheiro forte. E de verdade, para desespero dos saudosistas que ainda teimam em achar que ele é a saída para a humanidade. Imagine…

Evolução


ÍndiceNesta semana estava escutando uma rádio FM de Minas Gerais, que toca músicas dos anos 70, 80 e 90 nas 24 horas, quando entrou uma do Peter Frampton (Breaking All The Rules) que tocava nos anos 80, nos belos comerciais dos cigarros Hollywood, da Souza Cruz, na tevê. E lembrei quando diziam, no fechamento: AO SUCESSO COM HOLLYWOOD, aparecendo homens sarados e mulheres de fazer o cara se afogar na frente da televisão por sua beleza – rosto e corpo. Era bonito de se ver aquilo, mas não era politicamente correto por que, antigamente, fumar era bonito e charmoso. Todo mundo queria fumar. Imagine… As pessoas se sentiam bem e se diferenciavam das demais fumando. Hoje, nos maços de cigarros, aparecem pessoas morrendo. O que era bonito há 30 anos, hoje é vergonhoso e quem fuma o faz escondido. Alguns até negam que fumam.

No dia 30 de agosto fará 30 anos que abandonei o cigarro e ainda hoje lembro dele quando como um doce, assisto um jogo na tevê, tomando uma cerveja; ou quando alguém acende um cigarro com fosforo e sai aquele aroma inconfundível dele. Mas, é só lembrança, felizmente. Aqui para nós. É um vício FDP, não é? E quem fuma não tem noção do que é o cheiro de cigarro, especialmente em lugares fechados. Quando se está num ambiente e alguém acende um cigarro, logo um outro alguém vai reclamar e o fumante, desatento e constrangido, se retira para curtir só seu vício.

Agora, se o Brasil conseguiu acabar com o cigarro, por que não consegue fazer o mesmo com a inflação, a corrupção e a violência? Se levamos 30 anos para terminar com o glamour do cigarro, que causa dezenas de doenças e ainda mata, por que não acabamos com o que tanto nos maltrata atualmente, nem que levássemos os mesmos 30 anos para isso? Seria falta de inteligência de nossa parte?

O Brasil tem, jeito, sim. E sua gente, também. Mas, não será essa geração que fará a diferença. Tenha isso em mente.

Cotrisoja


conselho cotrisoja 2015A cooperativa de Tapera, com atuação ainda em Selbach, Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff, completa hoje 49 anos. Estive lá pela manhã e conversei com a direção, o presidente Adriano Borghetti e o vice Hermes Pedersen, e alguns conselheiros e diretores, entre os quais o ex-presidente Cristiano Scher. O que esse pessoal fez na Cotrisoja é uma obra de arte. O grupo conseguiu pegar uma empresa falida e desacreditada e, com muito trabalho e coragem, tirou-a do fundo do rio e a catapultou para o alto e hoje a Cooperativa respira para alegria de seus associados.

Parabéns à Cotrisoja pelo seu aniversário e ao grupo que a colocou de volta na vitrine.

Segurança


Tapera-falou-sobre-segurança-pública-1Nesta terça-feira, estive na Câmara de Vereadores de Tapera, na audiência pública convocada pelos poderes Executivo e Legislativo para falar sobre segurança pública com a comunidade, uma vez que a violência vem aumentando no município e as invasões a residências, com seus moradores no seu interior, tem sido uma constante nos últimos tempos por aqui. Tapera tem medo e por isso foi à audiência.

Confesso que esperava mais da AP. As autoridades presentes falaram o que vem fazendo pela segurança em Tapera, mas apesar do seu belo trabalho, não estão conseguindo impedir o aumento da criminalidade no município. O trabalho das polícias civil e militar, assim como do Judiciário e do Ministério Publico, são reconhecidos pelos taperenses, mas eles não estão conseguindo dar a resposta que tanto quer quem paga em dia seus impostos e mantem todos em atividade.

A figura mais importante da noite, a juíza Marilene Parizotto Campagna, não esteve presente por estar em um compromisso no mesmo horário no município. Acho que a audiência poderia ter sido transferida, pois todos lá queriam ouvir a magistrada, apesar dela também ter de cumprir o que determina a lei. Mas, fez falta.

A audiência poderia ter sido mais rápida e objetiva. O pessoal se enrolou um pouco e teve gente que levou a coisa para um lado que não era o momento. E lá o momento era de falar do problema e encontrar soluções para ele. Para ontem.

Os taperenses desejam câmeras de monitoramento na cidade e isso ficou claro na AP e o prefeito Ireneu se desdobrou para explicar o que acontece com o projeto do Comaja, que esbarra na burocracia desde 2011. Citaram os exemplos de Marau, Ibirubá, Espumoso e até de Lagoa dos Três Cantos que instalaram câmeras por sua conta e deram uma freada na violência.

Na audiência estiveram presentes pessoas que foram vítimas de roubo nos últimos tempos, sendo visitadas por homens mascarados e armados e que as ameaçaram e ainda levaram seus bens, num verdadeiro quadro de horror. Assim está Tapera. Eu acho que esse pessoal poderia ter relatado o que passou para sensibilizar as autoridades para se empenhar mais para conseguir melhorias junto ao governo do Estado a quem cabe manter a segurança pública nos municípios, e que recebe deles para isso. Mas, respeita-se o seu silêncio pelo que passaram. É bastante compreensível.

Outra coisa que chamou atenção na AP foi a Operação Barão, que levou à prisão mais de 20 pessoas por tráfico de drogas e que uma semana depois todos foram liberados pela Justiça, o que causou indignação da população. Tanto a polícia como a promotora explicaram o que houve. A representante do MP disse que o Tribunal de Justiça liberou o grupo por achar o crime menor se comparado ao que acontece nos demais municípios gaúchos e que esse pessoal está solto, mas responderá pelo crime, podendo ser condenado por ele, posteriormente.

O poder público deve se desdobrar para aumentar o efetivo das polícias civil e militar e para instalar as câmeras na cidade. Câmera não termina com o crime, mas o inibe tendo em vista que bandido é como jogador esperto de cartas que só vai na boa. E policial nunca é demais. Eles não precisam fazer nada o ano todo, apenas passear pela cidade se mostrando. E o município bem que poderia colocar casas para que eles venham para Tapera. Todos os municípios fazem isso e conseguem dinheiro para isso, por que Tapera não conseguiria?

A violência continuará em nosso município. Não vai terminar. Mas, poderá diminuir com algumas ações de nossa gente, em conjunto, como um time de futebol. Pelo que se viu e ouviu, a ideia agora é cada um de nós nos fecharmos em casa e abrirmos porta e portão só quando for necessário e quando vermos ou sentirmos algo estranho vamos nos comunicar uns com os outros e em seguida com a policia. Nós não temos como competir com os bandidos, que agem armados, com tempo e no vacilo das pessoas, mas podemos nos antecipar a eles. É preciso sermos mais inteligentes do que eles. E que Deus nos ajude.

Recado dado


GettyImages_187945460O número menor na manifestação deste domingo contra o governo federal e pelo fim da corrupção, numa comparação com a anterior, não quer dizer nada. Não muda nada. O importante é que o recado foi dado no último dia 15 de março. O governo petista pode respirar aliviado, mas sabe que precisa mudar e fazer mudanças.

O governo deve ficar mais preocupado é com sua popularidade, segundo apontou o Datafolha. Apenas 13% acham bom o governo Dilma.

Que não esqueçam de 15 de março, por que, ao que tudo indica, o brasileiro está perdendo a paciência e deixando de ser bobo. Está sabendo que pode mais e quer mais.

Segurança


Segurança 1Nesta terça-feira (14), às 19h30min, na Câmara de Vereadores de Tapera, haverá audiência pública para se falar sobre segurança pública, visto o que vem ocorrendo no município nos últimos tempos. Na oportunidade, as autoridades locais discutirão com a comunidade o que acontece e o que poderá ser feito em Tapera para melhorar sua segurança. É importante que a comunidade compareça para discutir. Será uma boa oportunidade de os taperenses conversar, tirar dúvidas e ainda dar sugestões às quatro maiores autoridades do município: o prefeito, o presidente do Legislativo, a juíza e a promotora.

A propósito de audiência pública. Está na hora de a comunidade participar quando chamada, pois tudo que é pensado e realizado é feito em seu nome e para ela. Quem participa pode ser ouvido, tirar dúvidas e ainda cobrar das autoridades. Mas, quem não comparece não pode cobrar depois. Não tem este direito.

Está na hora dos taperenses se envolver de fato com o seu município, afinal tudo que fazemos é para nós e para os que virão depois de nós.

Reaproximação


Reaproximação 1Cuba e EUA vão se reaproximar depois de mais de meio século de relações rompidas. Cuba, leia-se los hermanos Raul e Fidel Castro, cansaram do socialismo e de ficar à margem do planeta com o final da guerra fria. Os cubanos vão começar a ganhar dinheiro e a gostar de gastá-lo. Aos poucos o socialismo vai desaparecendo do mundo. Não tem mais lugar para ele na Terra.

Vai ter muita gente torcendo o bico por conta desta aproximação. Inclusive aqui.

Octógono


Octógono 1O programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, virou um palco de lutas. O pessoal perdeu a estribeira por conta do futebol. O estresse do dia a dia está sendo levado para o estúdio. Os caras estão constantemente se ofendendo e quase indo às vias de fato.

O primeiro embate ocorreu entre Paulo Santana e Kenny Braga, depois Cacalo e Fernando Carvalho e agora Cacalo e Wianey Carlet, mediador do programa.

Está feio aquilo. Um fiasco.

América


GEA 1A América/GF/Signor/Acople não estreou bem na Série Ouro. Jogando ontem no início da tarde – 12h30min, em Santa Cruz do Sul, contra a Assaf, perdeu por 1 a 0. Não vi o jogo, mas pelo que acompanhei pela Rádio Cultura de Tapera, com o Buxa e o Marcelo, o time se portou bem em quadra, fazendo bela partida. Pecou na finalização. A equipe carece de um “matador” na frente da área. Criar oportunidades e não aproveitá-las não leva a lugar algum.

Agora, o time de Nuno volta à quadra nesta quinta-feira (16), no Poliesportivo de Tapera, contra a Assoeva (Venâncio Aires). Vamos ver como se sairá o time contra um grande, depois de duas boas apresentações contra ASIF e Assaf.

O América precisa reforçar o grupo.