Blog do Sarico

Rodeios e Os Serranos


Neste ano não haverá rodeio aqui em Tapera (RS). As duas entidades tradicionalistas do município, por problemas de falta de pessoal e financeiro, optaram por não realizar seu evento mesmo Tapera tendo um dos melhores parque para rodeio de toda a região.

E nesta sexta-feira (01), no aniversário de 69 anos do município, cuja data é 28 de fevereiro, estarão se apresentando na praça central “Os Serranos”, um dos maiores conjuntos tradicionalistas do Estado, e que não é novidade em Tapera. O grupo do Edson Dutra esteve aqui no dia 08 de março de 2002, conforme me disse o Dionísio Seibel, que fez parte da patronagem do CTG Guido Mombelli, como seu patrão.

Mas, falando de rodeio e de “Os Serranos”, o Dionísio me relatou três Rodeios Nacionais aqui realizados: o 15º (2002), 16º (2003) e o 17º (2004).

Segundo ele, no baile com “Os Serranos”, realizado em 08 de março de 2002, uma sexta-feira, no pavilhão do Parque, inaugurado em 2000, o mesmo teve 1.471 pagantes e foram vendidas mais de 3.800 latas de cerveja. Também, que passaram pelo Parque nos três dias mais de 5 mil pessoas. E participaram dele 105 equipes de laçadores, 40 invernadas artísticas de todo o Estado e ainda de Santa Catarina, em diversas categorias e modalidades, e mais 78 artistas individuais. E no sábado (09), o baile foi com “Os Garotos do Rio Grande”.

E teve mais famosos em Tapera nos anos seguintes. Na 16ª edição, em 2003, quem esteve no município, numa sexta-feira, foram “Os Monarcas” e no sábado o baile foi com o “Guri Nativo”. Já na 17ª edição, em 2004, também numa sexta-feira, quem esteve aqui foi o “Porca Véia & Grupo Cordiona” e no sábado animou o baile o “Fandangaço”. Tanto na sexta como no sábado os bailes foram concorridos, segundo ele.

Veja o nível das promoções que foram realizadas em Tapera no passado e a coragem do pessoal de assumir o risco e fazer acontecer. E eles fizeram acontecer, segundo o Dionísio.

A propósito. A patronagem do CTG Guido Mombelli à época tinha o Dionísio Seibel como patrão, Volmar Kuhn vice-patrão, Euclésio Seibel sota capataz e Silvio Fernandes agregado das chelpas.



Comente


*