Blog do Sarico

Saber cuidar do dinheiro é preciso


Nesta semana, estive no Sicredi, aqui em Tapera e, na frente do prédio, havia uma equipe sua falando sobre educação financeira aos clientes, tema muito importante que a grande maioria dos brasileiros precisa saber (e fazer).

A ideia da campanha nacional é organizar a vida financeira das pessoas dando a elas cinco dicas:
1 – Ter prioridades nas compras, comprando o que de fato se necessita.
2 – Planejar o orçamento, gastando o que se pode (ou tem).
3 – Usar crédito eficientemente, somente se necessário.
4 – Definir metas e alternativas, programando as compras.
5 – Começar a poupar e investir, pensando no futuro.

A campanha “Cooperação na Ponta do Lápis” produziu uma revista em quadrinho para a criançada, “De onde vem o dinheiro”, com os personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, com o objetivo de ensiná-las desde cedo a usar bem o dinheiro que tem.

Tomara que essa campanha seja levada às escolas, para que as crianças aprendam desde cedo o valor do dinheiro, de onde ele vem e o custo para obtê-lo e, principalmente, saber usá-lo ao longo da vida.

Eu escrevi aqui outro dia sobre isso, sobre um economista que falou sobre educação financeira em um canal de televisão fechado.

Segundo ele, nós não sabemos lidar com o nosso dinheiro, pois levamos mais em conta o valor da prestação a ser paga do que o total a ser pago no final não considerando o juro, e que na maioria das vezes compromete o orçamento da pessoa. Também disse que, a maioria delas toma empréstimo sem necessidade. Disse ainda que as pessoas compram sem ter necessidade, comprando por comprar, preferindo consumir a poupar.

Enfim, cada pessoa pode levar uma vida tranquila, desde que saiba usar o seu dinheiro, sem fazer loucuras nos gastos. E padrão de vida se tem conforme a renda, pois chegará um momento que a pessoa não conseguirá pagar suas contas e estará insolvente e, por tabela, com o nome sujo na praça.



Comente


*