Blog do Sarico

Ela está de volta


E a Covid, infelizmente, está de volta tendo em vista as mutações sofridas pelo vírus – o que já era esperado. As medidas preventivas já estão sendo requisitadas, como a exigência do uso de máscara em aviões e no transporte público.

Além disso, a Anvisa aprovou na terça-feira (22), o uso das chamadas “vacinas bivalentes” contra a Covid-19 produzidas pela Pfizer. Os imunizantes foram elaborados para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes.

Não se pode deixar de evidenciar que, de acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, 70 milhões de brasileiros não tomaram, sequer, a primeira dose do imunizante, e fez um apelo para que todos se vacinem.

Eu tomei as minhas quatro doses e, se vier mais uma ou duas, vou em busca delas sem medo, porque confio na ciência, sem medo da ocorrência de qualquer tipo de efeito colateral. Ou mutação genética.

Assim como as vacinas contra a gripe, provavelmente, teremos que tomar o reforço anual da vacina contra a Covid, pois é normal que os vírus sofram mutações e que, em razão disso, as vacinas sejam atualizadas para englobar as variantes mais recentes.

É importante destacar que a imunização consiste em um pacto coletivo de saúde pública: não nos vacinamos apenas para nos proteger, mas, principalmente, para proteger àqueles que estão à nossa volta.



Comentários

Comente


*