Blog do Sarico

Hospital Roque Gonzalez, 80 anos hoje


A Associação Hospital Roque Gonzalez de Tapera, que já foi Sociedade Hospitalar Roque Gonzalez, completa hoje 80 anos. Vamos relembrar um pouco da sua história que já foi contada em cartas e livros.

O HRG foi fundado em uma reunião na Casa Canônica, antiga residência do padre, por Afonso Hansen, Albino Mattei, Atílio Salami, Augusto Heck, Augusto Koehler, Carlos Koehler, Frederico Orth, Fernando Piovesan, Germano Dierings, Hilário Bervian, José Koehler, Júlio Durigon, Lourenço Roos, Osvaldo Hansen, Reinoldo Bervian, Urbano Durigon e padre Aloísio Kampmann, que teve a ideia da construção e comandou os trabalhos.

A primeira diretoria da AHRG foi a seguinte: Augusto Koehler (presidente), Reinoldo Bervian (secretário) e Afonso Hansen (tesoureiro).

Para sua administração foram convidadas as Irmãs da Congregação de Nossa Senhora, com atuação no Colégio Notre Dame de Passo Fundo, que aceitaram a missão.

O Hospital, já concluído, passou por uma grande provação na noite do dia 10 de março de 1943, quando um incêndio o destruiu completamente.

Era a última noite de Carnaval, com a comunidade reunida no Salão Junges, atual Clube Aliança, quando o baile foi interrompido pela notícia do sinistro. Todos correram para o Hospital para tentar salvar o que podia, mas não tiveram sucesso. Os quatro doentes que estavam internados foram retirados a tempo e levados para a praça central.

O fogo, pelo que se sabe, teria começado em uma casinha de madeira que havia atrás do Hospital e, com o vento forte, as chamas teriam ido em direção ao prédio. Como Tapera vivia uma divisão religiosa e política na época, logo acharam que o incêndio teria sido criminoso, o que nunca foi provado.

O Hospital Roque Gonzalez foi reconstruído com ajuda da comunidade e permanece atuante até os dias de hoje com nova razão social, e com muita luta.

Parabéns ao nosso nosocômio pelo seu trabalho e importância social.



Comentários

Comente


*