Blog do Sarico

Audiência do trânsito


Na noite desta terça-feira (30), eu estive na Câmara de Vereadores de Tapera, participando da audiência pública convocada pela administração municipal para apresentação do estudo que uma empresa contratada realizou na cidade sobre o trânsito.

Ela esteve na cidade e realizou levantamento da situação através de pesquisa, tendo ouvido 82 pessoas e outras 95 on line, num total de 177.

O estudo levantou alguns pontos interessantes: existe um horário para o excesso de veículos no centro, seja para estacionar ou apenas para passar por ele: o horário dos bancos e a saída das escolas; 63% dos carros não ficam mais de meia hora estacionados na Avenida. O aumento de automóveis em Tapera acontece 6% ao ano. Hoje, há um decréscimo na população. Aliás, desde que me conheço por gente Tapera não baixa de 10 mil habitantes e não chega a 11 mil. Hoje, somos 10.448, segundo o IBGE.

Após a explanação da empresa, foi aberto espaço para a comunidade dar sugestões e a maioria quer que a Avenida XV de Novembro permaneça como está, em mão dupla. Também, que o tráfego fique em mão única na Pedro Binni, descendo de sul a norte, e na Rui Barbosa, subindo de norte a sul, entre a Coronel Gervásio e a Duque de Caxias, devido ao estreitamento da via. Também foi solicitado semáforos nas esquinas do Cube Aliança, Café Diana e City Hotel, mas é desnecessário segundo o estudo, pelo tempo de espera e o alto custo de instalação dos equipamentos. Ainda, que tem muitas esquinas dificultando a visão dos motoristas com árvores e carros. Um recuo seria necessário em alguns pontos delas. E cadeirantes se queixam que não tem acesso às lojas.

O estudo da empresa apontou ainda que o canteiro do City Hotel não é uma rotatória e que precisa ser retirado de lá, pois confunde a todos.

As faixas de segurança e as lombadas estão todas em desacordo com a lei, segundo ele.

Da próxima vez que utilizarem a Câmara de Vereadores para um evento que façam uso do sistema de som para que a plateia tenha um melhor acompanhamento do que está sendo tratando no local.

Agora, a empresa montará o projeto e o remeterá à administração municipal para que faça as alterações solicitadas, algo que deverá ser feito aos poucos, para não causar um impacto muito grande na cidade.

E se você tiver uma opinião a dar que melhore o trânsito em Tapera, comunique a Prefeitura o mais rápido possível.

Aos poucos, Tapera vai ficando do jeito como a gente quer. De tijolo em tijolo uma casa se constrói e um sonho se realiza.



Comente


*