Blog do Sarico

8 anos de nada


Nesta quarta-feira (27), completou-se 8 anos do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que vitimou 242 pessoas, na sua maioria, jovens estudantes que saíram de suas casas para se divertir e se desligar da rotina de estudo e trabalho – um direito de todo jovem. E, infelizmente, naquele grupo estavam três taperenses, todos de famílias conhecidas e amigas.

8 anos e, até agora, nada aconteceu, do ponto de vista jurídico. Só conversa e enrolação, naquele jogo brasileiro nojento, que todos nós conhecemos, e que não leva a lugar nenhum.

Sobre Direito, neste País, eu penso o seguinte: nosso modelo está ultrapassado e não funciona. Por que teimar com ele, então? Será que nos outros países – nos sérios – a coisa funciona assim, com todo tipo de recurso e manobra? Eu duvido.

Se eu não entendo o que passa nesta questão, imagina os familiares das vítimas e os sobreviventes.

Se o sistema legislativo e processual não funciona, muda-se. Vamos adotar um modelo melhor e que funcione. Não seria feio copiar um modelo jurídico mais eficiente, de outro País. Feio é permanecer no erro e achar que se está fazendo a coisa certa, fazendo justiça. Aliás, a Justiça no Brasil, além de cega, não sabe para qual lado vai e poderá tomar qualquer caminho, favorecendo quem tem boa lábia, contatos e dinheiro.

Falam muito em proteção, mas proteger a quem? Quem não cumpre a lei? Quem não faz certo a sua parte?

Está tudo errado. Para mim, o Brasil tinha de começar de novo.



Comentários

Comente


*