Blog do Sarico

O mais antigo


Nesta sexta-feira (15), o Zé Luiz Ortiz, apresentando o programa Realidade, da Rádio Cultura de Tapera (RS), falou sobre o programa Selbach em Destaque, que a emissora apresenta nas manhãs de sábado. Eu, que sou um ouvinte dela e tendo sido um dos seus primeiros funcionários, comecei a me lembrar do programa e fui pesquisar sobre ele no meu arquivo.

O Selbach em Destaque é o mais antigo programa da Cultura, estando no ar há 30 anos, ininterruptamente, desde 1991.

Lembro que uma tarde cheguei da rua, das cobranças, na antiga Rádio Gazeta, ali onde está a Laurindo Motos, e encontrei na sala da técnica o Arlei Zamboni, que apresentava o programa das tardes, grande comunicador e com muita audiência, tomando mate enquanto rodavam músicas solicitadas pelos seus ouvintes. Conversamos um pouco e ele me pediu o que poderia fazer para aumentar suas vendas, atividade que a maioria dos locutores realizava no rádio. Então, me pediu o que achava dele fazer um programa de jornalismo exclusivamente de Selbach, onde tínhamos boa audiência e onde havia um grande mercado. A ideia foi “arredondada” e algumas semanas depois iniciou o programa com muitas entrevistas via gravador, telefone convencional, pois celular não existia na época; e unidade móvel – radioamador a bateria acoplado no carro da emissora, com antena externa. O programa caiu no gosto dos selbachenses resultando no aumento do faturamento da empresa.

Lembro que nas sextas-feiras o Arlei pegava um dos carros da rádio, o Voyage ou o Escort, e rumava para Selbach em busca de entrevistas e de notícias. Às vezes, o locutor Jaques Moraes o ajudava nas entrevistas e o substituía na apresentação do programa.

E lá se vão 30 anos neste ano. Credo! Parece que foi ontem.

Um pouco da história do rádio taperense e parte da história de Tapera.



Comentários

Comente


*