Blog do Sarico

A temperatura real


Sempre tive dúvida quanto a temperatura registrada nos termômetros instalados nas praças das cidades. Cedo da manhã eu via um número na tevê, outro no celular e outro ainda nestes equipamentos. E todas as vezes os números eram diferentes entre si.

Pois, na última quinta-feira (14), o jornal Hora Um, da Globo, falou sobre isso. E confirmou minha suspeita: tem diferença nos números, sim.

Segundo a reportagem, enquanto nas instalações meteorológicas o termômetro está instalado dentro de uma armação de madeira pintada com cor clara para não captar o sol internamente e a metro e meio do solo, o das praças está dentro de uma proteção plástica, escura, em pleno sol e ligada diretamente ao solo. No final das contas ele mede a temperatura do solo. E a diferença entre os dois pode ser de até 5 graus. Enquanto uma repele o calor a outra o absorve.

Já no celular, se existir um aplicativo específico, este dará a temperatura real no ambiente em que você se encontra, mas o aparelho deverá ficar parado por uns 10 minutos, no mínimo, e longe de fontes de calor ou de frio. Normalmente, os telefones medem a temperatura média de uma determinada região, da estação meteorológica mais próxima, podendo também haver diferença de até 2 graus.



Comente


*