Blog do Sarico

Brinquedo de infância


Essa coisa aí da foto foi um dos brinquedos da minha infância e juventude tal qual é o celular para os meninos de hoje. Claro, é um exagero fazer esta comparação pela importância e necessidade de cada um, mas essa taquara era o que se tinha para brincar nos idos dos anos 60 e 70, acreditem.

A imagem é de uma estuparol. O brinquedo era uma taquara oca. Numa das pontas se colocava uma bolinha de cinamomo e outra ia na outra extremidade. Depois, com um cabo de madeira da bitola do “canudo”, se empurrava uma bolinha contra a outra com força. O deslocamento fazia com que ela saísse como um tiro. Também é um exagero, mas a mecânica era a mesma. Saia com uma força incrível e ainda fazia um barulho bonito.

A gente se divertia atirando a esmo ou mesmo sacaneando a gurizada na escola e fora dela.

A estuparol, junto com o bodoque, carreto (carrinho de lomba), bola, caça, pesca e banho de rio, eram as diversões da minha geração.

Quanta diferença em mais de 40 anos. O meu tempo com o atual mostram dois mundos completamente diferentes.

Confesso que me surpreendo com certas coisas atualmente, mas será que os meninos de hoje sobreviveriam no meu tempo? A garotada de hoje se rola rindo da gente quando lhes contamos o que fazíamos e o que tínhamos para brincar na época.



Comentários

Comente


*