Blog do Sarico

Tente imaginar o Brasil sem a Lava Jato


A Operação Lava Jato começou em um posto de combustíveis em Curitiba (PR), em 2004, para apurar um esquema de lavagem de dinheiro. O pessoal do Judiciário e da Polícia Federal não tinha noção do que viria pela frente. Mas, nem em sonho imaginariam isso pelo volume de bilhões de reais movimentados em propina e das prisões que seriam feitas.

A força-tarefa recuperou mais de R$ 24 bilhões desviados dos cofres públicos. Todo esse dinheiro foi recuperado após 219 pessoas e 13 empresas terem confessado que cometeram crimes. Foram expedidos 351 mandados de prisão preventiva e 194 de prisão temporária, além de 1.700 ordens de busca e apreensão em todo o País, cujos resultados levaram mais de duas centenas de investigados ao banco dos réus. Somadas, as penas dos condenados, incluindo políticos poderosos, como um ex-presidente da República, e empresários bilionários nunca antes alcançados pela Justiça, chegam a 3.096 anos.

Fala sério. Você consegue fazer de conta que a Lava Jato não existiu? Pois é justamente isso que os inimigos dela querem: que façamos de conta que a operação anticorrupção não existiu. Nem os crimes por ela investigados.

Tem quem não acredita e acha que a operação é política. Mas, com tantas provas de crimes, isso pode ser visto como ato político? Vamos combinar, né?



Comente


*