Blog do Sarico

Cachorrada


Cachorrada 1Chego cedo à redação do JEAcontece, às 07h, pois é abrir a porta, ligar o computador e me preparar para atualizar o jornal para começar a festa da cachorrada aqui na Rua Rui Barbosa e adjacências. Os cachorros, em bando, perambulam pela cidade e por onde passam chamam a atenção dos demais cachorros que estão nas casas. O latido no centro da cidade, provocado por eles, é ensurdecedor. E todo dia é assim. O pessoal aqui da redondeza já não aguenta mais tanto latido. Um dia desses falei para a minha secretária que havia sonhado com cachorros e muito latido. Ela riu. Pensei para mim: não vou contar para ninguém, pois vão achar que estou ficando louco. Pois, nesta semana, conversando com um amigo, este me contou que vem sonhando com cachorro latindo. Ufa! Não estou ficando louco. Ou estamos começando.

O fato é que não dá mais para ver essa cachorrada perambulando para cima e para baixo no centro da cidade. Isso é feio. Aliás, é horrível para a imagem de nossa cidade.

E a cosia fica pior quando as cadelas estão no cio. Ai são os machos ficam loucos e os grandes levam vantagem sobre os pequenos que se desesperam de tanto latir por não “levar”. A coisa piora quando os cachorros se “engatam” na frente das pessoas. Já vi isso acontecer e na frente de pessoas, inclusive crianças. É constrangedor.

Afinal, até quando vai esse jogo de empurra? Isso precisa acabar, pois alguém tem de tomar uma atitude. E não venham dizer que é este jornalista quem deve resolver o problema, como algum esperto costuma escrever aqui quando se lança um alerta.

Gosto de cachorro, mas na casa dos outros e, de preferência, amarrado. Solto, é feio, anti-higiênico e perigoso.

Em tempo. Por que o pessoal não solta o seu cachorro, à noite ou cedo da manhã, na frente da sua casa para que façam suas necessidades? Precisa ser na frente da casa dos outros?

E se…


E se... 1Neste acidente de motos, em Ibirubá, que vitimou três pessoas. E se uma delas estivesse trafegando com velocidade moderada? E a outra tivesse mais cuidado? Hoje, todos estariam vivendo as suas vidas, normalmente. Não se está culpando ninguém, afinal a fatalidade, assim como a sorte, está ao nosso lado do nascimento a morte. A nossa vida é assim. Mas, e se… Sofre quem fica.

Os filhos são como as pipas


Os filhos são como as pipas 1Você ensinará a voar, mas não voarão o teu voo. Ensinará a sonhar, mas não sonharão teu sonho. Ensinará a viver, mas não viverão a tua vida. Porém, a cada voo, em cada sonho, e em cada período de suas vidas, permanecerá para sempre os rastros de teus ensinamentos.

Desconheço o autor

Ai está o porquê de se ensinar bem e corretamente.

Impunes


Impunes 1Os números são impressionantes. O Brasil tem cerca de 550 mil presos, a quarta maior população carcerária do mundo. Nesse G4 só ficamos atrás de Estados Unidos, China e Rússia. No entanto, a capacidade máxima das 1.312 unidades prisionais brasileiras é de aproximadamente 310 mil detentos, o que gera déficit de 240 mil vagas. Essa situação seria atenuada caso o Judiciário fosse mais ágil, pois quase 40% dos detentos são presos provisórios, com processos não julgados. Por outro lado, existem 500 mil mandados de prisão expedidos e não cumpridos. (Gil Castello Branco – Globo, 21)

Que tal?

Apagão


Apagão 1O Brasil vem vivendo os últimos anos com o fantasma do apagão. Entra ano e sai ano e o problema permanece. Será que a coisa vai “estourar” neste ano de Copa do Mundo?

O País não fez nada nos últimos anos para resolver a questão da energia elétrica. O consumo aumenta consideravelmente todo ano e não é investido um centavo no setor.

Enganação nacional


Enganação nacional 1Segundo pesquisa feita pela USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade de Campinas), ambas de São Paulo, a cerveja dos brasileiros não é feita de malte de cevada, mas de milho, tendo mais de 45% em sua composição. E para piorar as cervejeiras querem que o governo aumente o percentual para 50%, podendo ainda utilizar arroz. Pode uma coisa dessas?

Estamos pagando bem por um produto ruim, afinal o milho e o arroz são bem mais baratos do que a cevada. E isso ai não é enganação?

Ao invés de tomarmos uma boa cerveja estamos tomando refresco de milho com cevada. Isso nem de longe é cerveja. Talvez por isso o gosto ruim da nossa cerveja. E tem mais. A cerveja brasileira contem açúcar e por isso engorda.

As cervejeiras alegam que tal mistura é para controlar a quantidade de malte de cevada – que é importado – que é necessário para se obter cerveja com características adaptadas ao paladar do consumidor brasileiro: leve, refrescante e de corpo suave. Mentira. O brasileiro quer uma cerveja boa, com gosto bom, e bem gelada.

De cada R$ 100 vendidos pelas cervejarias, R$ 49,80 é lucro. E talvez por isso que a Ambev teve lucro de R$ 1,8 bilhão em 2012. É, no Brasil dá-se um jeito. Até na santa cerveja. Que coisa!

Cadê os craques?


downloadVem cá, falando sério. Onde estão os boleiros de Tapera? Nosso município foi um celeiro de bons jogadores, tanto no campo como no salão. Hoje, já não se vê craques nos campos e quadras. Têm gente esforçada por ai, mas nada que arranque aquela gargalhada gostosa num lance genial, típico de um craque. Afinal, o que está acontecendo com os nossos meninos?

Tem gente aqui em Tapera que acha que tem jogadores da terra que poderiam vestir a camisa do América na Série Ouro neste ano. Essa opinião precisa ser respeitada, mas teriam, mesmo?

E jamais esquecerei que no ano passado Tapera desistiu da Taça RBS, no meio do caminho. Imperdoável.

Rolezinho ou flash mob?


Área de transferência01Não vejo problema algum na realização dessas manifestações convocadas pelas redes sociais em shoppings centers, desde que realizadas de maneira pacífica. Depredação, agressão ou roubo, nem pensar.

Nos EUA isso é chamado de flash mob. Coisa chique. Aqui no Brasil, porque o pessoal passou da conta, chamaram de rolezinho. Se tivesse sido ordeiro, não teria havido tanta publicidade.

Só que assim. Tanto lá como aqui, houve excesso com gritos, empurrões, depredação e roubo. Não pode.

Salário no futebol


imagesO chileno Elias Ricardo Figueroa Brander, um dos maiores jogadores da história e considerado à sua época o melhor zagueiro central do mundo, jogou no Inter de 1971 a 1976. O seu salário na época: U$ 5 mil ou R$ 11.650,00. Rafael Moura, atacante (e reserva), ganha U$ 130 mil ou R$ 300 mil. É mole?

E os salários pagos e as transações feitas são certos? O futebol é uma ilha da fantasia.

Servidores corruptos e remunerados


images (1)Dados da Controladoria Geral da União apontam que 2.456 servidores federais acusados de participação em falcatruas e que tiveram o envolvimento comprovado continuaram recebendo salários até a conclusão da investigação e demissão, em processos que duraram até 10 anos. Outros até se aposentaram antes para não perder o benefício. (Estado de Minas)

Demissão de servidor corrupto leva até 10 anos

Funcionários flagrados em atos ilegais continuam a receber o salário até o fim do processo administrativo. No caso de alguns, polpudos vencimentos. O Executivo terminou 2013 com mais de 13 mil empregados investigados. (Correio Braziliense)