Blog do Sarico

Cracão


Cracão 1Quem vai estourar na Copa do Mundo do Brasil? O argentino Messi, o português Cristiano Ronaldo, o brasileiro Neymar, o espanhol Iniesta, o inglês Rooney ou um outro?

E você sabe quais as datas dos jogos do Brasil na primeira fase e contra quem será?

Outra coisa. Quem ficará campeão? Eu arrisco que ficará entre Brasil, Argentina, Alemanha, Itália e Espanha.

Por fim. Está será a Copa de Neymar? E ele fará a diferença para o Brasil, sem amarelar? A conferir.

Fora


Fora 1O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, deixará este mês a Corte. Poderia fazê-lo em 2024, mas preferiu sair neste momento. Estaria sendo ameaçado devido ao mensalão. Agora, com sua saída, o Supremo ficará 100% atrelado ao Palácio do Planalto.

Quem assumirá o STF será o vice-presidente, Ricardo Lewandowski, indicado pela presidente Dilma.

Sem Joaquim Barbosa o Supremo não será mais o mesmo.

Compensador


Compensador 1O advogado aquele de Passo Fundo, acusado de dar um golpe de mais de R$ 100 milhões em milhares de gaúchos na questão das cotas telefônicas, da antiga CRT, teve sua prisão relaxada – habeas corpus – e poderá se apresentar à justiça sem ser preso, podendo responder pelo crime em liberdade. O crime compensa, sim. É só ter dinheiro e contratar um bom advogado. Os ladrões de galinha que se virem como puderem.

Agora, a Interpol não fez força alguma para prender o cara.

Mais uma coisa. Ele devolverá o que amealhou? Duvido!

Justiça


Justiça 1Uma juíza mandou soltar um homem acusado de estuprar nove mulheres, por correr risco de vida na cadeia. Quer dizer: o vagabundo pode fazer mal aos outros na rua, mas não pode sofrer violência alguma. E o colocaram de volta às ruas para voltar a aprontar. A Justiça, mesmo alicerçada em cima da lei, faz cada coisa que nos constrange – os bons.

Compensa, sim


Compensa 1O Judiciário concedeu liberdade ao ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, o “Lalau”, condenado a mais de 26 anos de prisão por ter desviado dinheiro público – mais de R$ 200 milhões – na construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em São Paulo, na década de 90.

O Judiciário não revelou se Lalau devolverá o dinheiro. O Brasil ACHAVA que sim.

O crime compensa, sim. Aqui no Brasil.

Paralisação


Paralisação  1Imagine as cidades sede da Copa do Mundo com greve de táxis e ônibus. Seria o caos. E isso não está longe de acontecer. As redes sociais, que são infinitamente maiores que as ruas, estão dizendo isso.

Educação


Educação 1Escuta. Uma palmada na bunda de uma criança que não se comporta adequadamente, dada por um pai ou mãe, é benéfica ou não? E onde estaria o crime nisso?

E o que seria uma agressão física? Parece que isso não está claro na lei recém aprovada.

Uma palmada, não uma agressão violenta, deixa marcas em uma criança? Se deixa, deixará uma positiva no caráter de um futuro cidadão de bem, criado com limites, algo que falta nas crianças de hoje.

Não quero me aprofundar na questão, apenas questionar o que as pessoas, principalmente os pais, a maioria deles, pensam do assunto.

Outro dia, estava no mercado, comprando umas coisinhas, quando uma mulher entrou no corredor em que eu estava, com um carrinho e o filho pequeno de arrasto. Ela ficou por ali uns 10 minutos, mas não pode fazer nada, pois passou o tempo todo encrencada com o pequenino que era uma praga. O piá aprontando, gritando e chorando e a mãe, toda pacienciosa, tentava acalmar o diabinho de todas as formas, sem sucesso. Aliás, era visível o constrangimento dela por não conseguir controlá-lo. Um menino de 3 ou 4 anos, que faz o que ele fez com sua mãe e disse o que disse a ela, precisa tomar uma palmada bem dada, para saber hoje, bem cedo, o que é respeito e limite. Uma criança que faz o que ela fez, com absoluta certeza será um adulto problemático, para si e para os outros. A palavra é: limite. Não esqueçamos nunca disso.

Não se bate em uma criança nunca, sabemos. Se dá uma palmada para ”desconcertar” um pequeno e mostrar a ele que está errado, que não é ele quem manda e nem é o centro do mundo. Isso precisa ficar claro desde muito cedo, para não se ter um futuro complicado. Outra coisa melhor é proibir a criança de fazer o que gosta, de ganhar o que gosta e de ir aonde gosta. Não existe educação melhor.

Mas, uma palmadinha dada no momento certo e no lugar certo, não é agressão. É educação e garantia de futuro.

Na escrita e na conversa


Tapera é boa de redação e de oratória 1Nesta sexta-feira (30/05), no Clube União Espumosense, às 14h, aconteceu a final do Concurso de Oratória e Redação nas Escolas, promovido pela JCI Espumoso. Para minha surpresa, quando recebo as fotos e a relação dos escolhidos, percebi que, das seis premiações escolhidas nas duas categorias, quatro eram de estudantes taperenses.

Tapera levou um 1º lugar em Redação com Gabriel Leite Pertile (Escola Estadual Dionísio Lothário Chassot), um 2º lugar em Oratória com Maria Vitória Colleraus (Escola Municipal João Batista Mocelin) e dois 3º lugar com Milena Maldaner (Instituto Nossa Senhora Imaculada) em Oratória, e Letícia Dutra Partichelli (Escola Municipal Francisca Cerutti) em Redação.

Parabéns aos alunos vencedores e também aos seus professores e escolas pelo belo trabalho que vem realizando em dois campos muito importantes da comunicação e que farão grande diferença no futuro desse pessoal. É maravilhoso ver Tapera sendo destaque em eventos variados.

Copa do Mundo


Copa do Mundo 1Vem cá. O Brasil está em clima de Copa do Mundo, faltando pouco mais de uma semana para o seu início? Ninguém, mas ninguém mesmo fala no assunto. Nas rodas de conversa, fala-se sobre tudo, menos de Copa do Mundo. Por que será? Só a Rede Globo e a RBS falam em Copa do Mundo.

O jornal Correio do Povo, em sua página na internet, realizou pesquisa sobre o tema. Pergunta: Você já está no clima da Copa do Mundo? As respostas: Sim. Não vejo a hora dos jogos começarem (20,38%), Não. Ainda falta muito. (19,70%) e Copa? Que Copa? (59,93%). E ai?

E falando em Globo, mas o que é a puxação de saco do seu pessoal com os jogadores e comissão técnica e os familiares destes? Parece que se criaram junto. Por favor!

Há! Eu ia esquecendo. A 20ª Copa do Mundo é no Brasil.

Proteção


Área de transferência01No Nordeste, onde milhares de pessoas passam fome e sede, não existe nenhuma ONG para ajudar aquele povo sofrido. No entanto, na Amazônia, onde os índios vivem bem, sem fome, nem sede, existe mais de 350 ONGs atuando na região. O que será que a Amazônia tem que o Nordeste não tem? Vou além. O que existe no subsolo das duas regiões? Ou acima dele?