Blog do Sarico

Junto


222Na política, nada mais me surpreende. Mas, nada mesmo. Agora, o fato de alguns nomes do PP gaúcho aparecerem envolvidos na Lava-Jato, na Lista Janot, surpreendeu-me, afinal, até então, alguns eram pessoas ilibadas e com uma história considerável na vida pública. Esses nomes, que segundo a lista teriam se beneficiado do dinheiro da Petrobras, serão agora investigados. Muitos cairão fora por falta de provas, mas outros serão pegos. Alguns, que receberam, ficarão de fora por que fizeram a coisa bem feita, mas todo mal deixa rastro.

O PP gaúcho está em polvorosa por conta dessas denúncias na Lava-Jato. O partido, que já é pequeno, tendo sua força em São Paulo, Santa Catarina e RS, vai aos poucos desaparecer. Hoje, o PP é um apêndice dos grandes partidos no País.

E sobre essas denúncias quero ver só a participação política na abertura da Expodireto Cotrijal nesta segunda-feira. Quem virá e o que falará. Vou estar lá para conferir.

A gauchada presente na Lista Janot pode até ser inocente, mas só o fato de aparecer na mesma macula sua imagem que, por serem políticos, já são olhados de lado pela população.

Já ando desiludido com o futebol por conta de seus números (salários e negociações). Agora, apesar de saber que a política é importante para a nossa vida, já não a vejo com os mesmos olhos de antes. Até os próprios políticos já não tem mais aquela segurança do status de outrora.

Mulheres


Área de transferência01Hoje pela manhã, no programa Realidade, da Rádio Cultura de Tapera, apresentado pelo Marcelo Ricardo Haag, a professora Cati Simon abriu espaço para suas amigas falar sobre a mulher, cujo Dia Internacional será comemorado neste domingo (08). Estiveram no estúdio da emissora a advogada Oricy Brenner, a empresária Margarete Simon Barbosa, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tapera, Beti Castro; e a professora Taís Corazza, que por quase uma hora falaram sobre a mulher, situando-a no mundo neste anos todos. Todas, foram muitos felizes nas suas colocações. Quem não acompanhou perdeu um grande programa e grandes manifestações. Todas estão de parabéns, assim como o Marcelo por ter aberto o espaço.

E parabéns a todas as mulheres pelo seu dia.

América


AméricaO América/GF/Signor/Acople inicia na Série Ouro 2015 jogando em Tapera, no Poliesportivo, no dia 04 de abril. Será contra a Assoeva (Venâncio Aires), equipe da Liga.

E o time taperense estreia na 1ª Copa Alto Jacuí de Futsal na quarta-feira (11), jogando em Selbach, contra a SASE, às 21h, no Módulo Esportivo.

Fumo


Fumo é feio 1Você já percebeu como são poucas as pessoas que fumam? Olhe no seu grupo de amigos, de trabalho, do futebol, do clube ou de outros. Antigamente era bonito fumar, charmoso. Hoje, é feio e vergonhoso fazê-lo. E quem fuma o faz escondido. Comece a reparar.

Em tempo. Em agosto, fará 30 anos que larguei o cigarro. E eu fumava…

Aqui para nós. Que vício desgraçado.

Maquiando o cadáver


Maquiando o cadáver 1A vice-presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, faz um alerta. Ao abordar a “avalanche de processos” nos tribunais disse: “Muitas vezes, especialmente na parte administrativa, eu acho que estou maquiando cadáver. Esse Estado brasileiro, como está estruturado e como a Constituição previu há 25 anos, não atende mais a sociedade. O que era esperança, na década de 1980, pode se transformar em frustração. A tendência de uma frustração, o risco social é se transformar em fúria. E, quando a fúria ganha as ruas, nenhuma ideia de Justiça prevalece.”

Foi a ministra quem falou. E quem mudará isso? E como o fará?

Pecado


Pecado 1Na semana passada, em Selbach e em Tapera, assim como em muitos outros municípios gaúchos, produtores de leite tiveram de jogar fora o produto por ter estragado devido ao não recolhimento, ocasionado pela paralisação dos caminhoneiros, que bloqueou várias estradas no Estado. Jogar leite fora, um alimento de primeira grandeza, é um pecado, mas que não deve ser colocado na conta do produtor, por que ele é o que menos culpa tem. O culpado é outro.

Tal qual o leite, já vi jogar fora, aos porcos, trigo com que se faz o nosso pão sagrado de cada dia, o que também é inconcebível. Sem falar o que nossa população joga diariamente na lata do lixo.

E jogar fora alimento, com tanta gente passando fome no mundo, é inaceitável e a ação criminosa é resultado de políticas erradas projetadas por parte do governo que insiste em não acertar.

Ouço sobre essas barbaridades desde os anos 70, na época dos generais, e passado todos estes anos a coisa continua igual. Por que esses governos que se sucederam não tentaram, pelo menos, resolver parte do problema? O que os impediu? Começo a achar que é inaptidão.

ACIT


ACIT 1Se continuar o rodízio na Associação Comercial e Industrial de Tapera (ACIT), que assumirá a direção da entidade será seu vice-presidente, Rogério Pinheiro (JP Materiais de Construções). A ACIT estará bem com o Pinha.

SUS


SUS 1O ex-presidente Lula dizia que o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil é um dos melhores do mundo. Será mesmo? Tenho um amigo taperenses que rompeu parcialmente o tendão de um dos pés, em dezembro, e até agora caminha com dificuldade. Parece que a cirurgia está marcada para abril, quase quatro meses depois. Pode uma coisa dessas?

Por outro lado, quando minha irmã adoeceu e foi tratada pelo SUS, o atendimento dispensado a ela foi muito bom. Não tenho queixas. Só elogios.

Mas, são coisas assim que deixam a gente de cabelo em pé e indignado. De um lado a coisa funciona e do outro não. Por que isso? Onde está o erro? E por que não acertam se falam tanto em social? Sim, por que até onde sei rico não utiliza o SUS. Então…

Frase do Dia


CONTRIBUINTE (OU PAGADOR DE IMPOSTOS) É AQUELE QUE TRABALHA PARA O GOVERNO SEM TER FEITO CONCURSO PÚBLICO. 1“Contribuinte (ou pagador de impostos) é aquele que trabalha para o governo sem ter feito concurso público”.

Ronald Reagan, ex-presidente dos EUA

América 2015


TAPERA – América se apresenta e apresenta projeto de sócios 1Nesta segunda-feira estive no Clube Aliança acompanhando a apresentação do América/GF/Signor/Acople que, a partir de agora, começa sua preparação para a disputa da Série Ouro. E nesta preparação já teve a Copa Rio Sul, em Rio do Sul (SC), e vem ai a 1ª Taça Alto Jacuí, tudo preparatória para a temporada 2015.

Na apresentação, como sempre, muitas frases motivacionais para o grupo tendo em vista que a competição principal é longa e complicada. Mas, sempre é bom palavras que elevam a moral da gurizada.

O treinador Nuno, em sua colocação, disse que o América brigará por coisa grande neste ano. Não falou em título, mas em vaga, citando que um dos quatro grandes gaúchos da Liga poderá perdê-la para o time taperense. Gostei disso. E já ouvi falar na possibilidade de o América disputar a Liga Futsal. Já pensou nisso? A Liga é muito complicada e não é para qualquer time, pois requer dinheiro, muito dinheiro, e isso o América não dispõe. Pelo menos hoje. Também ouvi falar na possibilidade de um patrocínio grande, de uma grande empresa, que colocaria seu carro chefe na camisa americana pagando boa quantia por isso todo mês. E por que não?

Além dessa empresa, o América poderia se manter com a ajuda de empresas locais, que teriam boa vitrine para mostra seu nome e produto e a torcida que poderia comprar essa ideia num projeto para ajudar a bancar o time na competição. Maneiras de o time faturar tem e bastante. O América já tem uma boa estrutura montada faltando-lhe apenas dinheiro. Se tiver um bom (e convincente) projeto, que convença, obterá sucesso, mas terá de ser muito bem planejado, indo muito além de palavras num papel.

Claro que, a possibilidade de vir a participar da Liga é um sonho, difícil, mas não impossível de ser concretizado. Por outro lado, a Série Ouro é outra realidade com grande dificuldade para se classificar entre os 8, não falando em título. Mas, o time terá que ter plantel, pois ao longo do campeonato haverá lesões e cartões, entre outras coisas que são do jogo.

O América contratou três bons jogadores para suprir as saídas que teve. O time está embalado e pretendendo fazer bonito na Copa Alto Jacuí e depois na Série Ouro. Vamos ver qual será o tamanho do tiro da equipe nesta temporada que muito promete.

TAPERA – América se apresenta e apresenta projeto de sócios 9