Blog do Sarico

Trump-show


Essa guerra de tarifas de Trump com o mundo, sob alegação de proteção ao seu país, está dando o que falar no planeta todo e assustando a todos pelo que se vislumbra logo ali na frente.

Quem defende as ações de Trump, por pura ideologia política, deve ver a coisa toda com outros olhos.

Não sou economista, mas pelo que ouço de agentes financeiros, pessoal das bolsas de valores, de investidores, de bancos, de empresários e de outros a coisa é bem complicada e pode piorar para todo mundo, especialmente países emergentes como o Brasil.

Até defensores de Trump começam a questionar suas medidas, inclusive o seu braço forte, Elon Musk, que disse que o presidente está sendo mal orientado e que a sua empresa, a Tesla, está perdendo milhões de dólares em vendas de carros e em valores nas bolsas. E não é só isso. As Big Techs também estão perdendo um absurdo diariamente. Falam em mais de 8 trilhões de dólares, sem falar que as empresas norte-americanas desvalorizaram 40 trilhões de reais neste período todo. Que tal?

Devido as tais decisões malucas para o comércio mundial, o pessoal especializado prevê, a curto e médio prazo, recessão (crise), aumento da inflação, queda nas vendas e no consumo, desemprego e o pior, o aumento absurdo de preços, principalmente dos alimentos que estão caros em todo o planeta. É o tal do efeito cascata, preveem.

Por outro lado, o Brasil faz bem em ter calma neste momento de indefinições porque ele poderá colher bons frutos com sua produção industrial e agrícola e também nos acordos do Mercosul com o mundo, especialmente Europa e Ásia.

Outra coisa importante. A China não vai recuar e se preparou para isso estando pronta para bancar a coisa toda até o fim. Pode perder, mas não vai recuar, se bem que ela sabe que o mundo todo depende dela de uma ou de outra forma.

Enfim, vamos ver o que vem aí, pois o cenário que se vislumbra não é colorido porque nesta guerra comercial ninguém ganha e todos perdem. Por outro lado, e se tudo não passar de cena, para pressionar? É do jogo.



Comentários

Comente


*