Canal 100
Semana passada, o Jornal Nacional veiculou uma matéria sobre o antigo e saudoso Canal 100. Segundo ela, a Cinemateca Brasileira está realizando um projeto de digitalização de todas as filmagens do Canal 100, criado por Carlos Niemeyer, em 1957. E o trabalho será feito em cima de 21 mil rolos de cinema contidos em 8 mil latas de filmes, além de 4.500 documentos. Os técnicos demorarão dois anos para concluir tudo.
E o que vem a ser o Canal 100? O pessoal da minha geração, a do futebol, sabe bem e curtiu ele.
O Canal 100 era apresentado antes dos trailers dos filmes que seriam exibidos futuramente e da exibição do filme que o Cine Avenida de Tapera, do Gentil Batistella, nos dois endereços, iria passar. Nele, passavam os gols dos principais times de futebol e seleções naquela imensa tela. Parecia que estávamos dentro do estádio.
Impossível esquecer a música e a narração do Cid Moreira, que ainda apresentava o JN, na Globo.
Naquele tempo, como não tínhamos internet, celular nem nada, e tudo era acompanhado na televisão e nos jornais, a gente pregava o olho na tela vendo os gols dos principais campeonatos brasileiros e de Copas do Mundo. Uma loucura aquilo. Lembro, entre tantas coisas, do milésimo gol do Pelé e dos títulos do Inter de 1975 e 1976, entre outros.
O Canal 100 foi criado em 1957 e durou até 1986. Marcou época no Brasil.
Depois que este trabalho estiver pronto vai ser bem interessante voltar a ver os gols de jogos importantes de nossos times pelos gramados brasileiros e internacionais.
Sarico, tudo bem a globo-lixo falar bem da catástrofe do desgoverno luLES, afinal ela mama nas “cinco” tetas desses canalhas.
Tchê, chega de fazer textão da globo.
Ou ela te repassa alguma coisa da tetinha? jajajajajaj
Acho que não!!!
Bom são as emissoras cujos donos/apresentadores devem milhões em impostos e ganham beneficios para não falar mal do mito. Essas não são lixos.
Globo Lixo por que? Só por que uma pessoa falou, os papagaios vão atras? Esqueci que as outras emissoras são imparciais.