Blog do Sarico

Canal 100


Semana passada, o Jornal Nacional veiculou uma matéria sobre o antigo e saudoso Canal 100. Segundo ela, a Cinemateca Brasileira está realizando um projeto de digitalização de todas as filmagens do Canal 100, criado por Carlos Niemeyer, em 1957. E o trabalho será feito em cima de 21 mil rolos de cinema contidos em 8 mil latas de filmes, além de 4.500 documentos. Os técnicos demorarão dois anos para concluir tudo.

E o que vem a ser o Canal 100? O pessoal da minha geração, a do futebol, sabe bem e curtiu ele.

O Canal 100 era apresentado antes dos trailers dos filmes que seriam exibidos futuramente e da exibição do filme que o Cine Avenida de Tapera, do Gentil Batistella, nos dois endereços, iria passar. Nele, passavam os gols dos principais times de futebol e seleções naquela imensa tela. Parecia que estávamos dentro do estádio.

Impossível esquecer a música e a narração do Cid Moreira, que ainda apresentava o JN, na Globo.

Naquele tempo, como não tínhamos internet, celular nem nada, e tudo era acompanhado na televisão e nos jornais, a gente pregava o olho na tela vendo os gols dos principais campeonatos brasileiros e de Copas do Mundo. Uma loucura aquilo. Lembro, entre tantas coisas, do milésimo gol do Pelé e dos títulos do Inter de 1975 e 1976, entre outros.

O Canal 100 foi criado em 1957 e durou até 1986. Marcou época no Brasil.

Depois que este trabalho estiver pronto vai ser bem interessante voltar a ver os gols de jogos importantes de nossos times pelos gramados brasileiros e internacionais.



Comentários

Comente


*