Blog do Sarico

Atualização da política em Tapera


A eleição de 06 de outubro aqui em Tapera (RS) está alicerçada em cima de duas questões: se a coligação PP-MDB continua ou não, e quem será o candidato do PP, já que é a vez dele de indicar o nome, mesmo que o partido esteja no poder com a renúncia do prefeito emedebista, fato histórico em Tapera.

Os partidos já começaram a conversar internamente e também a sondar os demais para possíveis acordos. E, nas ruas, as pessoas imaginam nomes e coligações. Está todo mundo agitado e querendo definição, pois a coisa toda começa a afunilar.

Tem uma ala no PP que não quer mais a coligação com o MDB, assim como tem uma no MDB que não quer mais o PP, e aí a coisa toda deverá ser definida em convenção. Antes disso, os dois partidos deverão fazer uma avaliação do que foram estes quase 16 anos de governo e ver se continuam ou não, afinal existe desgaste pelo tempo o que é natural em se tratando de política, entre outras coisas. E se aceitarem as propostas um do outro a coisa continua. Senão, vida que segue.

E se a coligação não continuar o MDB deverá colocar candidato ou ainda buscar aliança com um ou mais partido. Soube que já tem tratativas neste sentido.

Para manter a coligação, o MDB abre mão do vice ao PP, que faria dobradinha na majoritária. Claro, dependendo de quem for o nome escolhido. O MDB tem preferência neste sentido.

Por outro lado, o PP tem pelo menos quatro nomes para concorrer a prefeito e a vice, podendo haver o desdobramento destes. Existem duas configurações no momento, que poderá ser decidida antes da convenção. Uma pesquisa daria a direção a ser tomada e evitaria algum estresse.

Eu arrisco a dizer que a eleição de outubro em Tapera passa pelo PP e que os demais partidos somente se posicionarão após ele indicar o seu candidato. E, dependendo de quem for, PDT, PT e União Brasil farão o próximo movimento de anunciar nomes e possíveis acordos. O PL, pelo que se sabe, tem pré-candidato lançado.

Essa é a leitura que se faz do momento atual político em Tapera.

A propósito. Isso que escrevi aqui é o que eu ouço aí fora. Porém, a decisão final caberá única e exclusivamente aos partidos políticos, levando em conta o desejo das ruas.



Comentários

Comente


*