Blog do Sarico

Imaculada lançará livro dos seus 50 anos


A direção do Instituto Imaculada de Tapera (RS), que neste ano completa 50 anos de escola pública, para marcar a data, resolveu escrever um livro contando a história deste cinquentenário, só que ela será contada pelos seus personagens, seus ex-diretores e ex-professores que, com certeza, terão muita coisa para contar.

Pois, para dar o pontapé inicial no projeto, a direção convidou os ex-diretores e ex-professores para um chá para expor a eles o projeto do livro que será contado por eles.

E eles terão até 31 de maio para contar a sua história ou histórias, e o livro será lançado no final do ano, certamente em algum evento promovido pelo educandário.

Estou ansioso para ler as histórias do Imaculada.

Como Escola, o Imaculada tem 91 anos, tendo sido criado pelas freiras da congregação do Sagrado Coração de Jesus, em 1933. Em 1974, se transformou em escola estadual.

Eu estudei no Imaculada no prédio novo, mas lembro do velho casarão de dois pisos. Lembro também que fiz a minha catequese nele, numa sala que ficava à esquerda, nos fundos. E quem entrava pela porta da frente via o jardim e atrás dele uma sala onde ficava o piano grande, e lembro que tinha uma senhora que sentava nele e tocava uma bela música, diferente das demais. Naquele tempo eu não sabia que era música clássica, “Jesus Alegria dos Homens”, de Bach. Não lembro quem era a mulher, mas me falaram que poderia ser a dona Rosinha Erpen.

Outra coisa. Na frente da Escola ficava o Cemitério Municipal, que anos mais tarde passou para seu atual endereço. Eu tenho fotos do Imaculada antigo e mais tarde publicarei a sua história quase centenária.



Comentários

Comente


*