Blog do Sarico

Vai ter torneio de bodoque em Tapera


Será realizado aqui em Tapera o 1º Torneiro Municipal de Bodoque. Vai ser no dia 05 de agosto, no Parque de Exposições José e Rosalina Koehler.

O evento é beneficente e a inscrição será 2kg de alimentos não perecíveis.

E que vontade de fazer um bodoque e participar da competição. Eu brinquei muito com eles nos tempos de piá e, modéstia à parte, era bom com um nas mãos.

No meu tempo, bodoque era feito com uma boa forquilha natural, de preferência de pitangueira, borracha que não fosse “cansada” e couro duro para acomodar bem a pedra, bolinha de barro ou bolita e tiras fortes para prender a borracha à forquilha.

Mais tarde, descobri as borrachas dos vidros de soro nos hospitais. E aí as coisas melhoraram consideravelmente, pois espichavam bem mais que a borracha de pneus.

Minha mãe não gostava de bodoque pelas “artes” que eu aprontava com eles. E deu sumiço em muitos deles. Assim, eu os escondia fora de casa, junto com a sacolinha de pano em que levava a “munição”.

Hoje em dia, os bodoques ou estilingues são completamente diferentes, feitos com ferro, carbono e até com materiais que parecem ter vindo do futuro. Certo dia peguei um que nem sei que material era, muito leve, e tinha até suporte para o braço e, acredite, mira. Bodoque com mira…

Eu sou pelo tradicional e nem sei quando foi a última vez que peguei um bodoque e também nem sei se conseguiria ter a mesma mira de antes.

Aposto que vai ter muito marmanjo se inscrevendo ou apenas acompanhando o evento no Parque, junto com seus filhos e netos e, certamente, se lembrará de alguma “arte” feita no passado.



Comentários

Comente


*